Com o sucesso das redes sociais, e um aumento cada vez maior do número de usuários e criadores de conteúdo, surge a necessidade de colocar ordem na casa: e é exatamente isso que o algoritmo faz.
Os algoritmos das redes sociais estão em constante mudança, tornando difícil nos mantermos sempre atualizados. Não há como saber todo e qualquer detalhe sobre cada uma dessas mudanças, e muitas vezes não sabemos nem se elas aconteceram de fato.
As plataformas não divulgam essas informações justamente para fazer com que esse algoritmo funcione – afinal se todo mundo sabe otimizar perfeitamente, o algoritmo para de fazer sentido, não é mesmo?
O alcance dos seus conteúdos e o grau de engajamento são diretamente afetados pelo algoritmo e também pela plataforma utilizada. Cada rede social tem suas particularidades.
Por esse motivo, é importante saber quais são as regras gerais desses algoritmos e otimizar o seu conteúdo para elas, mas sempre tendo em mente que os resultados não são garantidos.
O que são os Algoritmos nas Redes Sociais?
Um algoritmo é um conjunto de regras matemáticas que especificam como um grupo de dados irá se comportar. Nas redes sociais, essas regras ajudam a manter a ordem e auxiliam no rankeamento dos resultados de busca e anúncios.
No Facebook, por exemplo, existe um algoritmo que determina quais páginas e conteúdos serão distribuídos no feed de cada usuário, e em qual ordem.
Não existe um conjunto claro e preciso sobre o funcionamento desses algoritmos, porém sabemos que o objetivo final das plataformas é melhorar a experiência do usuário para que eles consumam o conteúdo e fiquem na plataforma – portanto, começar com essa ideia em mente é essencial para criar qualquer estratégia.
O ponto inicial sempre será publicar conteúdos relevantes para o seu público.
Tipos de Algoritmos nas Redes Sociais
Os algoritmos variam conforme a plataforma. Portanto, para entender como eles funcionam, ,você deve analisar cada uma delas de maneira individual.
As maiores plataformas são o Facebook, Instagram, LinkedIn , Twitter e Pinterest (apesar que eu não considero Pinterest uma rede social, como você pode entender melhor neste artigo).
O foco do Facebook é o engajamento dos usuários com a plataforma. O algoritmo é criado para intensificar a importância e aumentar as visualizações de conteúdos gerados por amigos e familiares, ao invés de marcas e negócios.
O conteúdo pago no Facebook é ranqueado separadamente, mas também tem como foco principal o engajamento e a relevância para a audiência.
O Instagram foca em todos os aspectos que envolvem uma rede social: relevância, conexão, engajamento e popularidade.
A plataforma encoraja conteúdos que recebem o maior número de compartilhamentos, comentários e likes, e isso tudo influenciará no número de seguidores (e não o contrário!).
O engajamento é rei.
O Pinterest funciona de maneira completamente diferente.
A plataforma foi construída para ser uma fonte de inspiração , ideias e soluções para seus usuários. Portanto, o foco do Pinterest é gerar resultados relevantes para as buscas que os usuários fazem em seu banco de dados. Não há tanto foco em engajamento nem em seguidores. O conteúdo é rei e a otimização para buscas é fundamental.
A plataforma distribui o conteúdo priorizando resultados de busca relevantes e interesses recentemente buscados e salvos pelos seus usuários.
O LinkedIn foi reconhecido como a plataforma líder para o marketing B2B. A plataforma é dedicada para facilitar o networking profissional, não necessariamente aumentar número de seguidores.
O algoritmo é baseado em conexão e engajamento, e portanto o conteúdo relevante é uma peça chave na estratégia.
O algoritmo do Twitter ranqueia seus posts baseado não somente baseado em seguidores, mas também na data e horário da postagem .
É uma plataforma rápida, em que conteúdos frescos, únicos e atualizados são mais distribuídos. O número de comentários e compartilhamentos também influencia drasticamente no alcance dos posts.
Como otimizar seus conteúdos para os Algoritmos Redes Sociais
Não há uma regra clara e rígida para otimizar conteúdos para cada algoritmo. Porém, você pode utilizar estratégias de marketing de conteúdo tendo as redes sociais em mente e criar conteúdos que naturalmente gerem mais engajamento.
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Crie vídeos curtos
Vídeos curtos, em geral, atraem muito engajamento. São fáceis de serem consumidos e prendem a atenção da audiência até o final.
Além de serem mais fáceis e rápidos de produzir e permitirão que você produza mais conteúdo em menos tempo e mantenha suas redes sempre atualizadas.
2. Crie conteúdos que incentivem a interação
As redes sociais, em geral, priorizam a interação dos usuários. Quanto mais curtidas, compartilhamentos e comentários, maior será a distribuição do seu conteúdo pelo algoritmo.
Para tirar vantagem dessa característica inerente à maioria das redes sociais, foque em produzir conteúdos que incentivem o engajamento, como por exemplo:
- Campanhas de perguntas e respostas;
- Entrevistas ao vivo;
- Enquetes e testes;
- Posts com perguntas fáceis de responder;
- Posts que peçam dicas e opiniões da audiência.
3. Adicione Humor e Emoção aos seus posts
Memes e vídeos que evocam emoções são maneiras fantásticas de humanizar a sua marca. Tenha em mente que ninguém entra no Facebook ou Instagram para ver propagandas ou um catálogo da sua marca.
Conecte-se com seus seguidores em níveis mais profundos, seja através do humor ou da emoção.
4. Faça seus Usuários gerarem conteúdo para a sua marca
O conteúdo gerado pelos seus usuários são uma maneira fantástica de gerar mais engajamento para suas redes sociais. Compartilhe posts, crie destaques nos stories e convide seus clientes a participarem das suas redes sociais.
Além de ganhar popularidade, você também estará gerando prova social e estabelecendo seu conteúdo como autoridade e referência para outras pessoas.
5. Responda comentários e mensagens
Preste muita atenção nos comentários e mensagens privadas que a sua audiência envia. A rede social faz parte do funil de vendas, e é extremamente importante solucionar dúvidas e ouvir sugestões. As pessoas se sentirão muito mais próximas de você e da sua marca se receberem uma resposta a um comentário ou mensagem.
As plataformas também entendem isso, e os algoritmos favorecem a distribuição de conteúdos de contas que participam mais ativamente nas plataformas.
6. Mostre bastidores
As pessoas adoram ver a vida e as pessoas por trás das câmeras. Não existe em mostrar as pessoas por trás do negócio e o dia-a-dia da empresa. Isso ajuda a humanizar a sua marca e cria mais aproximação com o seu público.
7. Faça perguntas
Parece bobo, mas muita gente não usa o poder das redes sociais como um canal de contato direto com seus clientes.
Interaja com a sua audiência, e pergunte o que eles gostam, quem eles são, quais são suas dúvidas e problemas. Isso incentivará o engajamento da sua conta e fará com que o algoritmo trabalhe a seu favor, além de gerar insights valiosos para criar mapas da empatia e otimizar os seus funis de vendas.
Conclusão
Se você esperava uma lista de dicas rápidas, aqui não é o lugar. Esse tipo de informação é rasa e superficial, e não funciona a longo prazo.
Entenda como as plataformas funcionam e os objetivos de cada uma antes de criar qualquer estratégia para redes sociais. Dessa forma, você conseguirá agradar a cada algoritmo de maneira mais fácil e intuitiva, e usar o poder das redes sociais a seu favor.