algoritmos redes sociais

Com o sucesso das redes sociais, e um aumento cada vez maior do número de usuários e criadores de conteúdo, surge a necessidade de colocar ordem na casa: e é exatamente isso que o algoritmo faz.

Os algoritmos das redes sociais estão em constante  mudança, tornando difícil nos mantermos sempre atualizados. Não há como saber todo e qualquer detalhe sobre cada uma dessas mudanças, e muitas vezes não sabemos nem se elas aconteceram de fato.

As plataformas não divulgam essas informações justamente para fazer com que esse algoritmo funcione – afinal se todo mundo sabe otimizar perfeitamente, o algoritmo para de fazer sentido, não é mesmo?

O alcance dos seus conteúdos e o grau de engajamento são diretamente afetados pelo algoritmo e também pela plataforma utilizada. Cada rede social tem suas particularidades.

Por esse motivo, é importante saber quais são as regras gerais desses algoritmos e otimizar o seu conteúdo para elas, mas sempre tendo em mente que os resultados não são garantidos.

O que são os Algoritmos nas Redes Sociais?

o que sao algoritmos

Um algoritmo é um conjunto de regras matemáticas que especificam como um grupo de dados irá se comportar. Nas redes sociais, essas regras ajudam a manter a ordem e auxiliam no rankeamento dos resultados de busca e anúncios.

No Facebook, por exemplo, existe um algoritmo que determina quais páginas e conteúdos serão distribuídos no feed de cada usuário, e em qual ordem.

Não existe um conjunto claro e preciso sobre o funcionamento desses algoritmos, porém sabemos que o objetivo final das plataformas é melhorar a experiência do usuário para que eles consumam o conteúdo e fiquem na plataforma – portanto, começar com essa ideia em mente é essencial para criar qualquer estratégia.

O ponto inicial sempre será publicar conteúdos relevantes para o seu público.

Tipos de Algoritmos nas  Redes Sociais

tipos de algoritmos

Os algoritmos variam conforme a plataforma. Portanto, para entender como eles funcionam, ,você deve analisar cada uma delas de maneira individual.

As maiores plataformas são o Facebook, Instagram, LinkedIn , Twitter e Pinterest (apesar que eu não considero Pinterest uma rede social, como você pode entender melhor neste artigo).

Facebook

algoritmo facebook

O foco do Facebook é o engajamento dos usuários com a plataforma. O algoritmo é criado para intensificar a importância e aumentar as visualizações de conteúdos gerados por amigos e familiares, ao invés de marcas e negócios.

O conteúdo pago no Facebook é ranqueado separadamente, mas também tem como foco principal o engajamento e a relevância para a audiência.

Instagram

algoritmo instagram

O Instagram foca em todos os aspectos que envolvem uma  rede social: relevância, conexão, engajamento e popularidade.

A plataforma encoraja conteúdos que recebem o maior número de compartilhamentos, comentários e likes, e isso tudo influenciará no número de seguidores (e não o contrário!).

O engajamento é rei.

Pinterest

algoritmo pinterest

O Pinterest funciona de maneira completamente diferente.

A plataforma foi construída para ser uma fonte de inspiração , ideias e soluções para seus usuários. Portanto, o foco do Pinterest é gerar resultados relevantes para as buscas que os usuários fazem em seu banco de dados. Não há tanto foco em engajamento nem em seguidores. O conteúdo é rei e a otimização para buscas é fundamental.

A plataforma distribui o conteúdo priorizando resultados de busca relevantes e interesses recentemente buscados e salvos pelos seus usuários.

LinkedIn

algoritmo linkedin

O LinkedIn foi reconhecido  como a plataforma líder para o marketing B2B. A plataforma é dedicada para facilitar o networking profissional, não necessariamente aumentar número de seguidores.

O algoritmo é baseado em conexão e engajamento, e portanto o conteúdo relevante é uma peça chave na estratégia.

Twitter

algoritmo twitter

O algoritmo do Twitter ranqueia seus posts baseado não somente baseado em seguidores, mas também na data e horário da postagem .

É uma plataforma rápida, em que conteúdos frescos, únicos e atualizados são mais distribuídos. O número de comentários e compartilhamentos também influencia drasticamente no alcance dos posts.

Como otimizar seus conteúdos para os Algoritmos Redes Sociais

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Não há uma regra clara e rígida para otimizar conteúdos para cada algoritmo. Porém, você pode utilizar estratégias de marketing de conteúdo tendo as redes sociais em mente e criar conteúdos que naturalmente gerem mais engajamento.

  1. Crie vídeos curtos

Vídeos curtos, em geral, atraem muito engajamento. São fáceis de serem consumidos e prendem a atenção da audiência até o final.

Além de serem mais fáceis e rápidos de produzir e permitirão que você produza mais conteúdo em menos tempo e mantenha suas redes sempre atualizadas.

2. Crie conteúdos que incentivem a interação

As redes sociais, em geral, priorizam a interação dos usuários. Quanto mais curtidas, compartilhamentos e comentários, maior será a distribuição do seu conteúdo pelo algoritmo.

Para tirar vantagem dessa característica inerente à maioria das redes sociais, foque em produzir conteúdos que incentivem o engajamento, como por exemplo:

  • Campanhas de perguntas e respostas;
  • Entrevistas ao vivo;
  • Enquetes e testes;
  • Posts com perguntas fáceis de responder;
  • Posts que peçam dicas e opiniões da audiência.

3. Adicione Humor e Emoção aos seus posts

Memes e vídeos que evocam emoções são maneiras fantásticas de humanizar a sua marca. Tenha em mente que ninguém entra no Facebook ou Instagram para ver propagandas ou um catálogo da sua marca.

Conecte-se com seus seguidores em níveis mais profundos, seja através do humor ou da emoção.

4. Faça seus Usuários gerarem conteúdo para a sua marca

O conteúdo gerado pelos seus usuários são uma maneira fantástica de gerar mais engajamento para suas redes sociais. Compartilhe posts, crie destaques nos stories e convide seus clientes a participarem das suas redes sociais.

Além de ganhar popularidade, você também estará gerando prova social e estabelecendo seu conteúdo como  autoridade e referência para outras pessoas.

5. Responda comentários e mensagens

Preste muita atenção nos comentários e mensagens privadas que a sua audiência envia. A rede social faz parte do funil de vendas, e é extremamente importante solucionar dúvidas e ouvir sugestões. As pessoas se sentirão muito mais próximas de você e da sua marca se receberem uma resposta a um comentário ou mensagem.

As plataformas também entendem isso, e os algoritmos favorecem a distribuição de conteúdos de contas que participam mais ativamente nas plataformas.

6. Mostre bastidores

As pessoas adoram ver a vida e as pessoas por trás das câmeras. Não existe em mostrar as pessoas por trás do negócio e o dia-a-dia da empresa. Isso ajuda a humanizar a sua marca e cria mais aproximação com o seu público.

7. Faça perguntas

Parece bobo, mas muita gente não usa o poder das redes sociais como um canal de contato direto com seus clientes. 

Interaja com a sua audiência, e pergunte o que eles gostam, quem eles são, quais são suas dúvidas e problemas. Isso incentivará o engajamento da sua conta e fará com que o algoritmo trabalhe a seu favor, além de gerar insights valiosos para criar mapas da empatia e otimizar os seus funis de vendas.

Conclusão

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Se você esperava uma lista de dicas rápidas, aqui não é o lugar. Esse tipo de informação é rasa e superficial, e não funciona a longo prazo.

Entenda como as plataformas funcionam e os objetivos de cada uma antes de criar qualquer estratégia para redes sociais. Dessa forma, você conseguirá agradar a cada algoritmo de maneira mais fácil e intuitiva, e usar o poder das redes sociais a seu favor.