benchmarking

 

Se você está abrindo a sua empresa, ou se já possui uma empresa consolidada, com certeza alguém te inspirou, não é mesmo? Alguma empresa que você viu o produto ou serviço e gostou, algum tipo de atendimento que você se identificou, ou até mesmo uma iniciativa que te inspirou, e que você tem como referência. Esses padrões encontrados em outras empresas é o que nos faz analisar o que seria bom (ou não) adotarmos para o nosso negócio, e é muito normal que isso ocorra, afinal, nada melhor do que seguir os passos de uma empresa que já está fazendo sucesso no mercado e se inspirar para o crescimento da sua.

Então, você criou sua empresa, inspirado em alguém, a consolidou, e os negócios estão indo bem. Mas agora você está percebendo que a concorrência está grande, afinal, no mercado, há muito de tudo, e há concorrência em todas as áreas. Então, como se destacar? Como saber se o seu produto ou serviço é melhor que o da concorrência, e como mostra isso ao público?

Eu respondo! Através do benchmarking!

 

Você sabe o que é Benchmarking?

Talvez você já tenha ouvido falar em benchmarking em algumas conversas, mas você sabe o que é?

Benchmarking é um processo de comparação de produtos, serviços e práticas empresariais, realizado através de pesquisas com o fim de comparar as ações de cada empresa. Através dele, você conhecerá estratégias e ações utilizadas por outras empresas no mesmo ramo que a sua. Esta comparação é feita com as maiores e melhores empresas, tendo os melhores referenciais, e ocorre através de comparativos indicadores, práticas, ferramenta de gestão, ciclos permanente de pesquisas. Ou seja, você vai seguir o líder do seu ramo de negócios.

Mas saiba que benchmarking não é o fim do processo, ele é o meio, é o caminho da busca por novas ideias; não é cópia, é inspiração!

Seu objetivo é comparar as suas ações com as ações de seus concorrentes, visando gerar ideia novas para melhorar processos, fortalecer e fidelizar clientes, aumentar lucros, abordagens e tecnologias para reduzir custos, enfim, ver o que está dando certo no seu concorrente, e ver a possibilidade de trazer isso pra sua empresa.

 

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Tipos de Benchmarking

Há diferentes tipos de benchmarking. Segue abaixo alguns tipos para que você possa identificar o que melhor se encaixa em sua empresa:

  1. Benchmarking Externo: É a análise de organizações externas conhecidas por serem as melhores em seu ramo, fornecendo a oportunidade de aprender com quem lidera o mercado. Seu uso é ideal quando é notado problemas de desenvolvimento interno, e técnicas de bom desempenho são facilmente encontradas em outras empresas.
  2. Benchmarking Estratégico: Utilizado para realinhar estratégias que acabaram se tornando inapropriadas com o tempo, quando a empresa precisa melhorar seu desempenho geral. Considera aspectos de alto nível, como as competências principais, desenvolvimento de novos produtos e serviços, etc. Suas mudanças são de longo prazo, podendo ser difícil implementá-las.
  3. Benchmarking Interno: Esta análise se dá dento da própria empresa, analisando suas filiais ou departamentos. Suas práticas são fáceis de serem implementadas, porém, pode ser difícil encontrar soluções reais. Suas vantagens são:
  • Acesso fácil a informações sensíveis e particulares de cada departamento ou filial;
  • Encontrar rapidamente dados padronizados, e;
  • Demanda, normalmente, menos tempo e recursos.
  1. Benchmarking Competitivo: Este tipo de benchmarking é utilizado quando a empresa quer que sua posição seja considerada pelo desempenho de seus produtos ou serviços principais. É indicado para reduzir os erros de desempenho estre a sua empresa e a concorrência, para que a sua seja capaz de oferecer um produto superior. Não é fácil de colocar em prática, pois envolve tentar descobrir processos sigilosos da concorrência através de seu produto final;
  2. Benchmarking Funcional: Aqui, as empresas a serem comparadas podem ser de ramos diferentes do seu, pois seu objetivo é melhorar a performance de trabalho e operações específicas, produzindo mapas de processo, levando à inovação e resultados de curto prazo.

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Como fazer?

Para se fazer um benchmarking eficaz, é necessário que você siga algumas etapas, assim, de forma organizada, o sucesso desse processo é garantido. Confira essas etapas a seguir.

É importante definir quais são as empresas que são suas concorrentes no mercado, e selecionar ao menos 3 delas para o processo. Assim, você deve verificar as ações que são bem sucedidas implantadas nestas empresas. Não deixe de colocar na lista empresas grandes, pois você pode achar que estão distantes de você, porém não deixam de ser concorrência, e você pode sim competir com elas!

Você deve definir também qual referência que busca, com quem quer comparar a sua empresa, e qual metodologia será utilizada para o benchmarking. Você deve preparar muito bem o seu planejamento, para que o processo responda de forma eficaz.

Faça uma planilha para organizar o seu benchmarking, afinal, organização é fundamental! Coloque nelas os dados mais importantes e específicos de cada uma, e escolha as métricas mais relevantes para a sua empresa, facilitando a interpretação dos dados, identificando alternativas que você poderá utilizar em sua empresa.

Utilize a tecnologia a seu favor! Abuse da internet! Através dela, colete dados das empresas concorrentes, utilize, além de sites de busca, as redes sociais e blogs, e analise as informações dadas por eles. Esta análise deve ser feita criteriosamente, de forma minuciosa e comparativa, e não tenha medo de comparar esses dados com os da sua empresa, pois é pra isso mesmo que serve este processo. Assim, você poderá ver de perto o que como algumas medidas são mais eficazes que outras, o que as empresas que você têm como referência estão fazendo melhor do que você, e olhar para sua empresa para ver o que pode ser aprimorado.

 

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É imprescindível que você saiba diferenciar as boas ações das más. Parece coisa fácil, simples, mas é muito importante. Além disso, é importante conhecer bem a sua empresa, e perceber que nem todas as ações que surtiram efeito para os concorrentes poderão surtir efeito na sua empresa. Por isso é importante a análise dos dados, e conhecimento profundo de sua empresa, de seus produtos e serviços.

Depois de toda pesquisa, é hora de colocar os planos em ação! Você deve mostrar para sua empresa, para seus colaboradores, os dados coletados, e as novas ideias que serão implementadas, e meça o desempenho de cada uma delas para saber o que está dando certo e o que não está, para que melhorias e modificações sejam feitas para uma adequação real ao seu negócio.

 

Porque fazer ?

Como você pôde notar, é importante manter os concorrentes sempre em vista. Para tanto, uma estratégia de benchmarking é fundamental para comprar a sua empresa com as demais do mesmo segmento, para que, assim, você possa concertar os seus erros e implementar soluções que estão dando certo na concorrência. Mas não se esqueça de analisar o que cabe à sua empresa, não se desviando de seu foco, de seus valores e missão. É importante que toda a empresa esteja envolvida nas modificações propostas, para que realmente o processo seja eficaz.

Este processo é uma ferramenta de uso contínuo, pois a concorrência é constante, e novas ideias devem ser sempre implementadas.

 

Guilherme Fellet

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