Campanhas de marketing digital: dicas incríveis para você ter mais resultados
A internet se tornou o meio de comunicação mais eficiente da atualidade. Se você tem uma empresa ou negócio próprio, o mundo digital deve fazer parte do seu cotidiano. Afinal, uma das maneiras mais eficientes (e baratas) de alcançar o seu público é com as campanhas de marketing digital.
Contudo, isso não significa que criar um site ou compartilhar uma foto por dia no Facebook seja o suficiente para trazer algum retorno para o seu empreendimento. O marketing digital é bem mais complexo do que parece e exige muito estudo e planejamento para que as campanhas realmente funcionem e tragam os resultados esperados. Confira:
Conheça melhor o seu público
Uma boa campanha de marketing precisa ter o seu público-alvo muito bem definido. Apenas enxergando com clareza quem são os seus clientes, quais suas expectativas e dúvidas, onde eles estão, o que procuram, que redes sociais utilizam e outras características será possível direcionar sua campanha para o caminho certo.
No ambiente online, é possível encontrar inúmeras ferramentas para auxiliá-lo na coleta dessas informações. Para simplificar ainda mais esses dados, você deverá criar uma buyer persona. Apesar de ser um perfil fictício, ela será um exemplo de “cliente ideal” da sua empresa, facilitando a criação das ações de marketing. Afinal, é mais fácil direcionar os esforços da campanha para um perfil específico do que para um grupo generalizado – nesse caso, todo o seu público-alvo.
Cuide da presença online da sua marca
Atualmente, se a sua empresa não está presente na internet, ela não existe para os consumidores. Essa invisibilidade não é boa para os negócios, e as campanhas de marketing digital visam, principalmente, reverter esse quadro.
É muito importante construir uma identidade online para a sua marca. Um site com todas as informações importantes, blogs com conteúdos relevantes e perfis em redes sociais não só ajudam o consumidor a encontrá-lo, como também passa uma imagem mais confiável para os usuários se construídos da maneira correta.
No e-commerce, por exemplo, muitas pessoas deixariam de efetuar a compra de um produto caso observassem que não há SAC, telefones ou e-mail para contato, bem como outras informações importantes. O mesmo vale para uma empresa cujo site apresenta vários erros de escrita ou um layout pouco apresentável.
É absolutamente indispensável que a sua empresa possua um site, blog e páginas nas principais redes sociais, mas apenas construir esses perfis não é o suficiente – é preciso mantê-los atualizados e garantir que eles transmitam a maior seriedade e profissionalismo possível.
Invista em marketing de conteúdo
De maneira resumida, o marketing de conteúdo é uma estratégia dentro do marketing digital que visa a criação de conteúdos que sejam do interesse do seu público-alvo. Pode se tratar de um texto, vídeo ou mesmo um arquivo PDF – o importante é atrair o consumidor oferecendo as informações que ele procura.
Dentre as estratégias de marketing digital, o marketing de conteúdo é uma das mais recomendadas atualmente. Diferentemente das propagandas as quais estamos acostumados a ver na internet, o marketing de conteúdo tem um enorme diferencial: ele busca atrair no lugar de interromper o consumidor.
Os conteúdos não apenas atraem o seu público, mas também os prepara para a jornada de compra. Ao esclarecer todas as dúvidas, identificar suas dores e apresentar uma solução, você estará informando e educando um possível consumidor.
Prestar esse auxílio às pessoas também acaba fazendo com que elas vejam sua empresa como uma verdadeira especialista, aumentando a credibilidade e confiança transmitidas pelo empreendimento.
Dentre os principais objetivos do marketing de conteúdo, podemos citar:
- Melhoria da visibilidade da empresa, marca ou loja virtual nos meios de comunicação.
- Permite que haja mais interação e troca de informações entre a marca e os consumidores.
- Nutre sua base de leads para educá-los e informá-los a fim de torná-los consumidores.
- O marketing de conteúdo é uma das campanhas de marketing digital que mais contribui para a redução dos custos de aquisição de clientes.
- Os conteúdos disponibilizados em redes sociais e outras mídias oferecem a oportunidade de gerar engajamento por meio do compartilhamento dos seus seguidores, tornando-os divulgadores gratuitos da empresa.
- Melhora do relacionamento com o consumidor, inclusive na pós-venda.
Mais algumas dicas simples que fazem toda a diferença:
- Não deixe de estudar e agregar novos conhecimentos, seja sobre marketing ou qualquer outra área dos negócios. Também é importante para o consumidor ver que a empresa realmente domina o assunto com o qual trabalha.
- As campanhas de marketing digital sempre devem ser planejadas com clareza, e os resultados devem ser acompanhados de perto. É claro que nem todas as estratégias terão um retorno imediato, mas apenas pela mensuração dos resultados será possível compreender quais campanhas tiveram o melhor desempenho e quais não funcionaram tão bem quanto o esperado.
- Busque inovação e invista na criação de diferenciais para a sua marca. Dessa forma, você irá se destacar entre os seus concorrentes e terá mais chances de obter o interesse do seu público-alvo.
- Jamais perca uma oportunidade de se aproximar ou conhecer melhor as preferências, queixas e necessidades do seu consumidor. Afinal, o sucesso do seu empreendimento depende da satisfação dos clientes.
- Nas redes sociais, procure unificar as mensagens e a comunicação, mesmo que sua empresa possua perfis ou páginas em vários canais. É importante que suas campanhas tenham uma unidade para não confundir o público.
- Não adianta elaborar uma excelente campanha de marketing se seus produtos e serviços não atingirem os resultados prometidos. Isso apenas prejudicará a confiança do consumidor na sua empresa, prejudicando a imagem dos negócios. Seja transparente e preze pela qualidade máxima.
- Sempre que possível, realize pesquisas de satisfação. Os esforços para estabelecer um bom relacionamento com o consumidor não devem cessar após a venda. Pergunte a opinião do seu cliente e escute-o. Talvez ele possa acabar sugerindo ótimas ideias ou, ao menos, apontar detalhes que podem ser melhorados.
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Guilherme Fellet