Criar e lançar um produto ou serviço de sucesso está no quadro de metas de muitas empresas. É possível antecipar os resultados, visualizar o bom desempenho das vendas, o reconhecimento, retorno financeiro e os bons resultados do lançamento. Construir um checklist de sucesso é simples, mas exige atenção e uma boa estratégia.

Todo esse processo gera não apenas satisfação como traz muitas expectativas, dúvidas, ansiedades e algumas preocupações.

Como qualquer grande passo no mundo dos negócios, lançar um produto é algo que demanda tempo e um bom planejamento de todas as etapas.

 

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Não realizar esse plano de ação detalhado e tentar enviar um serviço ou produto para o mercado sem seguir os passos necessários pode ser uma verdadeira receita para o fracasso.

Para ajudar a tornar o lançamento de produto uma realidade tirando-o do papel confira a checklist de sucesso que criamos, com tópicos importantes para deslanchar o projeto.

  1. Conhecer a história da marca e definir um objetivo claro;
  2. Criar plano de ação;
  3. Definir público alvo e personas;
  4. Conhecer os meios de alcançar o público alvo;
  5. Conhecer as dores da persona. Os problemas e necessidades que o produto ou serviço vai resolver;
  6. Avaliar concorrência e oferecer diferencial;
  7. Entender o processo de decisão de compra do público;
  8. Proteger a identidade;
  9. Certificar-se da autenticidade e exclusividade;
  10. Criar um modelo para validação;
  11. Fazer testes;
  12. Criar divulgação para o produto;
  13. Construir autoridade para a marca;
  14. Criar expectativas;
  15. Planejar próxima versão.

Confira agora como construir e  executar um checklist de sucesso cada ação antes de lançar um serviço ou produto.

 

Conhecer a história da marca e definir um objetivo claro

Todo bom projeto e estratégia tem por base a história da empresa. Começa por aqui o Checklist de Sucesso. Conhecer bem os objetivos, metas é muito importante para desenvolver estratégias bem focadas no que a empresa espera.

Esse conhecimento também é preciso para saber explicar claramente a todos__ mídias, novos clientes e colaboradores, quem é a marca, o que a empresa faz, o que inspirou a criação do produto, o que se espera alcançar com o lançamento do produto.

Para que os detalhes relevantes sejam informados corretamente e de modo interessante nos canais de divulgação, é preciso um departamento de relações públicas bem informado.

 

Criar um Checklist de Sucesso

 

 

Após traçar claramente as metas é necessário desenvolver um plano de ação completo antes do lançamento.

Esse planejamento deve ser bem estruturado. Seja um Road Map,  um plano 5W2H, ou outro que atenda bem as necessidades.

O plano deve conter informações abrangentes, por exemplo:

  • Concorrência;
  • Análise SWOT (FOFA);
  • Meios de comunicação;
  • ROI;
  • Responsáveis por cada tarefa;
  • Outras informações importantes para o projeto e processo até o lançamento.

 

Definir público alvo e personas

Definir e entender o público alvo é outro passo importante no processo de criação e lançamento de um produto ou serviço. A linguagem, as informações e os canais usados para um grupo de pessoas pode não funcionar para outro grupo.

Quando  o público é definido ajuda o setor de marketing nas criação de ações personalizadas, na formação de personas, conteúdos consistentes e abordagem bem direcionada.

 

Conhecer os meios de alcançar o publico alvo

Tente entender a mente do público e saber onde encontrá-los para divulgação eficaz antes do lançamento do produto. O seu público pode ser encontrado em vários locais;

  • Facebook;
  • YouTube;
  • Instagram;
  • Whatsapp;
  • Email;
  • Nas ruas (outdoors) e outros.

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Conhecer as dores da persona e os problemas que o produto vai resolver

Conhecer as problemas do público permite uma compreensão mais profunda do desafio__ para quem serve o produto e como resolverá o problema da persona. Foque em “porquê” e “quem”.

Fazer pesquisas com as personas pode ser um passo interessante. Faça perguntas, teste o produto se possível.

Avaliar a concorrência, oferecer um produto com diferencial

Após conhecer o público alvo, definir personas, entende-las, é hora de avaliar a concorrência. Muitas marcas aproveitam para seguir a tendência e lucrar com sucessos lançados por outras empresas.

Use a concorrência para entender seu público e oferecer um produto com diferencial ao invés de “plagiar”. Lance um produto que atenda as necessidades do público, gere lucro, e ofereça o que a concorrência não ofertou ainda.

 

Entender o processo de compra

O processo de compra constitui a base de todas as ações de vendas e marketing. É importante compreender as expectativas dos clientes e desenvolver eventos específicos para o lançamento de produto.

 

 

Proteger a identidade

Antes de iniciar o processo de lançamento é de vital importância proteger tudo relacionado ao produto. Pessoas más intencionadas podem se aproveitar da vulnerabilidade ou pouca segurança de domínios e outros veículos.

 

Certificar-se da autenticidade

Certificar-se de que o produto nunca foi lançado antes. Pode parecer um princípio básico, mas é importante fazer uma pesquisa de mercado para ver se já existem produtos parecidos e com as mesmas funções.

 

Crie modelo para validação

Crie um modelo e teste uma venda. Uma boa maneira de saber se o produto fará sucesso é tentar uma venda. Execute anúncios, desenvolva páginas de destino com o item a ser lançado, se o produto não for comprado durante essa validação, provavelmente não comprará quando existir.

 

Fazer testes

Após a validação, faça testes no produto. Testar o produto até quebrar, ou parar de funcionar, e continuar testando todas as funções.

Testes são a melhor forma de garantir o lançamento de um produto de qualidade e durabilidade.

Todas as informações referentes aos testes devem ser usadas para aprimorar o produto e se aproximar o máximo possível da experiência desejada. Compreenda as limitações do produto e providencie os reparos necessárias para melhorar.

Não procure sucesso rápido, antes trabalhe para lançar um produto de qualidade que continuará gerando renda a longo prazo.

 

Criar divulgação para o produto

Reunir equipe de marketing e vendas é fundamental nessa fase. Estratégias de vandarketing (vendas+marketing) funcionam melhor. Use os canais de divulgação que alcançarão o público alvo, e as estratégias que chamarão atenção das personas.

Aproveite o máximo dos mais variados canais de divulgação com bons conteúdos, aproveite todos os estágios do funil de vendas.

 

Tornar conhecida a autoridade da marca

Crie diretrizes, dê voz e autoridade para a marca. Saiba exatamente quem é a empresa e qual é o foco e faça transparecer a confiança nos produtos. Não é bom entrar no mercado sem esse autoconhecimento e confiança por parte de toda a equipe.

Quando todos conhecem bem essas diretrizes, todos terão autoconfiança na marca. Todas as equipes se beneficiaram do secesso alcançado.

 

Criar expectativas antes do lançamento do produto

Ofereça descontos pré-vendas, brindes ou recompensas de participação beta para induzir a compra no dia do lançamento do produto. Criar chamadas com gatilhos mentais específicos é forma eficiente de criar expectativa e despertar curiosidade sobre o produto.

 

Planejar próxima versão.

Lançar um produto leva tempo, mas aperfeiçoar e torná-lo melhor é que fará a diferença entre o progresso ou a falha. Faça o lançamento e comece a trabalhar no próximo modelo ou atualização.

Fique atento aos feedbacks dos consumidores. Se houver falhas, trabalhe na correção. Dar atenção ao feedback fideliza os clientes e cria uma boa imagem para a empresa.

O lançamento de um produto envolve gastar tempo e dedicação por parte de todas as equipes envolvidas. Criar e seguir os passos de um planejamento bem elaborado prevenirá eventuais falhas e garantirá o sucesso nas vendas.

Parabéns! Você chegou até aqui e já sabe o como realizar um lançamento de serviço ou produto, desejamos sucesso em sua empreitada com um checklist de sucesso básico.

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Tem uma ideia de produto para lançar no mercado e não sabe como fazer? Pode ser mais fácil do que você imagina. Confira 5 passos que pode ajudar a alcançar esse objetivo.

 

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