Criar e lançar um produto ou serviço de sucesso está no quadro de metas de muitas empresas. É possível antecipar os resultados, visualizar o bom desempenho das vendas, o reconhecimento, retorno financeiro e os bons resultados do lançamento. Construir um checklist de sucesso é simples, mas exige atenção e uma boa estratégia.
Todo esse processo gera não apenas satisfação como traz muitas expectativas, dúvidas, ansiedades e algumas preocupações.
Como qualquer grande passo no mundo dos negócios, lançar um produto é algo que demanda tempo e um bom planejamento de todas as etapas.
Não realizar esse plano de ação detalhado e tentar enviar um serviço ou produto para o mercado sem seguir os passos necessários pode ser uma verdadeira receita para o fracasso.
Para ajudar a tornar o lançamento de produto uma realidade tirando-o do papel confira a checklist de sucesso que criamos, com tópicos importantes para deslanchar o projeto.
- Conhecer a história da marca e definir um objetivo claro;
- Criar plano de ação;
- Definir público alvo e personas;
- Conhecer os meios de alcançar o público alvo;
- Conhecer as dores da persona. Os problemas e necessidades que o produto ou serviço vai resolver;
- Avaliar concorrência e oferecer diferencial;
- Entender o processo de decisão de compra do público;
- Proteger a identidade;
- Certificar-se da autenticidade e exclusividade;
- Criar um modelo para validação;
- Fazer testes;
- Criar divulgação para o produto;
- Construir autoridade para a marca;
- Criar expectativas;
- Planejar próxima versão.
Confira agora como construir e executar um checklist de sucesso cada ação antes de lançar um serviço ou produto.
Conhecer a história da marca e definir um objetivo claro
Todo bom projeto e estratégia tem por base a história da empresa. Começa por aqui o Checklist de Sucesso. Conhecer bem os objetivos, metas é muito importante para desenvolver estratégias bem focadas no que a empresa espera.
Esse conhecimento também é preciso para saber explicar claramente a todos__ mídias, novos clientes e colaboradores, quem é a marca, o que a empresa faz, o que inspirou a criação do produto, o que se espera alcançar com o lançamento do produto.
Para que os detalhes relevantes sejam informados corretamente e de modo interessante nos canais de divulgação, é preciso um departamento de relações públicas bem informado.
Criar um Checklist de Sucesso
Após traçar claramente as metas é necessário desenvolver um plano de ação completo antes do lançamento.
Esse planejamento deve ser bem estruturado. Seja um Road Map, um plano 5W2H, ou outro que atenda bem as necessidades.
O plano deve conter informações abrangentes, por exemplo:
- Concorrência;
- Análise SWOT (FOFA);
- Meios de comunicação;
- ROI;
- Responsáveis por cada tarefa;
- Outras informações importantes para o projeto e processo até o lançamento.
Definir público alvo e personas
Definir e entender o público alvo é outro passo importante no processo de criação e lançamento de um produto ou serviço. A linguagem, as informações e os canais usados para um grupo de pessoas pode não funcionar para outro grupo.
Quando o público é definido ajuda o setor de marketing nas criação de ações personalizadas, na formação de personas, conteúdos consistentes e abordagem bem direcionada.
Conhecer os meios de alcançar o publico alvo
Tente entender a mente do público e saber onde encontrá-los para divulgação eficaz antes do lançamento do produto. O seu público pode ser encontrado em vários locais;
- Facebook;
- YouTube;
- Instagram;
- Whatsapp;
- Email;
- Nas ruas (outdoors) e outros.
Conhecer as dores da persona e os problemas que o produto vai resolver
Conhecer as problemas do público permite uma compreensão mais profunda do desafio__ para quem serve o produto e como resolverá o problema da persona. Foque em “porquê” e “quem”.
Fazer pesquisas com as personas pode ser um passo interessante. Faça perguntas, teste o produto se possível.
Avaliar a concorrência, oferecer um produto com diferencial
Após conhecer o público alvo, definir personas, entende-las, é hora de avaliar a concorrência. Muitas marcas aproveitam para seguir a tendência e lucrar com sucessos lançados por outras empresas.
Use a concorrência para entender seu público e oferecer um produto com diferencial ao invés de “plagiar”. Lance um produto que atenda as necessidades do público, gere lucro, e ofereça o que a concorrência não ofertou ainda.
Entender o processo de compra
O processo de compra constitui a base de todas as ações de vendas e marketing. É importante compreender as expectativas dos clientes e desenvolver eventos específicos para o lançamento de produto.
Proteger a identidade
Antes de iniciar o processo de lançamento é de vital importância proteger tudo relacionado ao produto. Pessoas más intencionadas podem se aproveitar da vulnerabilidade ou pouca segurança de domínios e outros veículos.
Certificar-se da autenticidade
Certificar-se de que o produto nunca foi lançado antes. Pode parecer um princípio básico, mas é importante fazer uma pesquisa de mercado para ver se já existem produtos parecidos e com as mesmas funções.
Crie modelo para validação
Crie um modelo e teste uma venda. Uma boa maneira de saber se o produto fará sucesso é tentar uma venda. Execute anúncios, desenvolva páginas de destino com o item a ser lançado, se o produto não for comprado durante essa validação, provavelmente não comprará quando existir.
Fazer testes
Após a validação, faça testes no produto. Testar o produto até quebrar, ou parar de funcionar, e continuar testando todas as funções.
Testes são a melhor forma de garantir o lançamento de um produto de qualidade e durabilidade.
Todas as informações referentes aos testes devem ser usadas para aprimorar o produto e se aproximar o máximo possível da experiência desejada. Compreenda as limitações do produto e providencie os reparos necessárias para melhorar.
Não procure sucesso rápido, antes trabalhe para lançar um produto de qualidade que continuará gerando renda a longo prazo.
Criar divulgação para o produto
Reunir equipe de marketing e vendas é fundamental nessa fase. Estratégias de vandarketing (vendas+marketing) funcionam melhor. Use os canais de divulgação que alcançarão o público alvo, e as estratégias que chamarão atenção das personas.
Aproveite o máximo dos mais variados canais de divulgação com bons conteúdos, aproveite todos os estágios do funil de vendas.
Tornar conhecida a autoridade da marca
Crie diretrizes, dê voz e autoridade para a marca. Saiba exatamente quem é a empresa e qual é o foco e faça transparecer a confiança nos produtos. Não é bom entrar no mercado sem esse autoconhecimento e confiança por parte de toda a equipe.
Quando todos conhecem bem essas diretrizes, todos terão autoconfiança na marca. Todas as equipes se beneficiaram do secesso alcançado.
Criar expectativas antes do lançamento do produto
Ofereça descontos pré-vendas, brindes ou recompensas de participação beta para induzir a compra no dia do lançamento do produto. Criar chamadas com gatilhos mentais específicos é forma eficiente de criar expectativa e despertar curiosidade sobre o produto.
Planejar próxima versão.
Lançar um produto leva tempo, mas aperfeiçoar e torná-lo melhor é que fará a diferença entre o progresso ou a falha. Faça o lançamento e comece a trabalhar no próximo modelo ou atualização.
Fique atento aos feedbacks dos consumidores. Se houver falhas, trabalhe na correção. Dar atenção ao feedback fideliza os clientes e cria uma boa imagem para a empresa.
O lançamento de um produto envolve gastar tempo e dedicação por parte de todas as equipes envolvidas. Criar e seguir os passos de um planejamento bem elaborado prevenirá eventuais falhas e garantirá o sucesso nas vendas.
Parabéns! Você chegou até aqui e já sabe o como realizar um lançamento de serviço ou produto, desejamos sucesso em sua empreitada com um checklist de sucesso básico.
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