Quer descobrir agora mesmo como criar títulos irresistíveis para o seu negócio online e garantir a atração orgânica do público?
Então, não perca mais tempo e comece agora mesmo a ter mais ideias criativas ou mesmo saber qual caminho escolher durante a produção.
Vamos lá?
Por que criar títulos é importante?
Caso você esteja se perguntando sobre a importância do título, em comparação com todo o conteúdo que você tem a oferecer, tenha calma e vem comigo.
O título pode ser considerado como de clique.
Ou seja, é através dessa primeira informação que você pode ou não atrair o leitor para o que está na sua página.
Assim, se o seu título não for interessante o bastante para um click ou mesmo se seguir apenas o que outros milhares oferecem, o sucesso fica mais difícil.
É importante criar títulos irresistíveis porque, dessa forma, você atrai a atenção do público, gerando um estimulo ou mesmo um pensamento automático que vai levá-lo a uma ação.
Vale dizer ainda que o título se faz importante em qualquer tipo de meio digital, seja um e-mail, em anúncios, posts de redes sociais e web ou qualquer outro.
8 passos para criar títulos irresistíveis
1) Faça uma pré-seleção das informações que serão transmitidas:
O primeiro passo para começar a pensar em um título, é ter em mente qual será o foco daquele conteúdo.
Em outras palavras, você precisa definir o tema geral.
O tema tem como foco ser capaz de direcionar melhor você durante a produção ou mesmo para escolher as palavras mais adequadas.
Afinal, existem diferentes termos que podem se referir a uma mesma ideia.
Então, comece essa seleção anotando as ideias que são interessantes ou mesmo o que é o seu foco.
Por exemplo: se o seu site é voltado para trabalhos online, sendo esse o tema, a seleção tem como objetivo garantir que você mantenha a ideia principal, mas seja capaz de articular melhor o que será falado naquele momento.
2) Criar títulos interessantes significa pesquisar melhor as palavras:
Um os grandes erros de quem busca criar títulos irresistíveis é focar apenas nos termos já conhecidos no mercado.
Isso porque, mesmo que sejam conhecidos, existem outros milhares de indivíduos, também chamados de concorrentes, fazendo uso dessas palavras.
Ou seja, gerar impacto será ainda mais difícil.
Pensando nessa questão, uma dica simples é começar um check list de tudo o que você quer dizer, temas ou ideais diferentes.
Além do mais, não deixe a sua criatividade de lado e busque conhecer sinônimos.
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Enfim, ao pesquisar melhor as palavras, você consegue fazer uso de gatilhos mentais ou mesmo de termos novos, que causem maior impacto no leitor.
3) Não se esqueça do impacto dos números:
Você já parou para pensar como as chances de clicar em um post com números são maiores do que aqueles que possuem apenas escritos?
Isso ocorre porque os seres humanos aprendem desde muito cedo que o conceito de números é bastante interessante.
Dessa maneira, você passa a gostar de listagens e números, considerando essas como opções mais verdadeiras e bacanas.
Logo, uma das dicas de como criar títulos irresistíveis é, sempre que possível, adicionar números, fazendo com que o leitor identifique aquele conteúdo como uma lista.
Por exemplo:
- 5 passos para aprender inglês agora;
- 10 dicas para melhorar a sua performance online;
- 7 maneiras de aumentar a sua popularidade;
- 8 segredos para descobrir a sua vocação;
- 20 erros que você precisa parar de cometer para emagrecer, etc.
Como você pode notar, os números causam um tipo de interesse repentino, o que aumenta as chances de cliques e desperta a curiosidade necessária para que você possa fazer uso de outras técnicas de conversão.
4) Mostre para o lead o erro que ele pode estar cometendo:
Apontar os erros dos leads é uma das maneiras de conseguir atrair a atenção.
Afinal, todos querem saber o que estão fazendo de errado para conseguir melhorar os resultados ou começar uma nova ideia.
Justamente por isso, criar títulos onde você diz para o leitor que vai contar os erros que ele pode estar cometendo ou mesmo os mais comuns em um determinado mercado, gera uma sensação de desespero.
Entretanto, para que isso tenha o impacto esperado, prefira artigos ou conteúdos com erros bastante específicos e fáceis de entender.
Da mesma maneira, aponte erros que possam causar alguma identificação com o lead, como:
- O fato de querer resultados imediatos;
- Não conhecer as ferramentas com as quais trabalha;
- Não conhecer a dinâmica da sua persona, etc.
5) Para criar títulos, aposte em tutoriais, passos e dicas:
A verdade é que a maior parte do pública não tem interesse apenas na informação, mas sim em como colocar aquilo em prática.
Como resultado, é possível criar títulos interessantes e irresistíveis mostrando o como que o leitor deve agir, falar, fazer ou mesmo investir.
Por exemplo, você pode ensinar o seu lead como começar um negócio online em 10 passos ou mesmo o guia definitivo com dicas para arrasar no look.
Esse método em estilo tutorial gera uma ideia de aproximação com o leitor, mostrando que você está preocupado e quer ensinar a melhor maneira de fazer algo para resultados incríveis.
Aposte nessa ideia.
6) Criar títulos interessantes envolve trabalhar com as emoções do lead:
As emoções do lead têm um impacto direto não apenas na maneira como ele se comporta, mas também no que faz logo em seguida.
Dessa maneira, para criar títulos irresistíveis, é ideal que você trabalhe em cima dessas emoções, despertando aquelas que podem favorecer o seu negócio.
Portanto, você consegue ligar-se a algo mais íntimo e que, quase sempre, gera bons resultados através da escrita, mesmo a mais simples.
Por exemplo, ao fazer uso do gatilho mental da escassez, você gera uma emoção de urgência, o que pode levar o seu cliente em potencial a comprar mais rapidamente e pensar sobre isso depois.
Isso porque, ele vê aquela oportunidade que você está apresentando como algo único.
Frequentemente, quando se fala em emoções durante um processo de atração de público, falamos sobre o funil de vendas.
Neste cenário, o funil é o que mensura exatamente o caminho da sua persona na sua página, para entender melhor o que ele faz, como pensa ou como processa o conteúdo que você oferece.
Em outras palavras, vale a pena pensar em métodos de desencadear essas emoções e também mensurar os resultados.
7) Incentive o seu público a fazer algo:
Despertar o desejo do leitor está entre as dicas de como criar títulos irresistíveis porque consegue aumentar a taxa de conversão e ainda mostra que você é uma autoridade naquilo que faz.
Incentivar o público é ideal para criar um tipo de laço de confiança e criar um cenário que seja possível.
Suponha, por exemplo, que o seu site seja voltado para formas de ganhar dinheiro online.
Então, as dicas de títulos que incentivam o público incluem:
- Comece agora mesmo a encontrar formas de realizar os seus sonhos;
- Formas de conseguir alcançar a independência financeira;
- Abandone o emprego que você não ama com essa dica, etc.
Ou seja, você está incentivado o seu público a fazer algo, mostrando o como, ou seja, a solução para um possível problema que ela tenha.
8) Fique atento as questões de otimização de conteúdo:
Para finalizar essa lista de como criar títulos irresistíveis, você precisa estar atento ao SEO, ou otimização de conteúdo.
Mesmo que não atue de maneira direta no leitor, otimizar um título garante que ele esteja entre os principais resultados na internet, localizado nas primeiras páginas.
Logo, a chances de o seu conteúdo aparecer para o público e receber um clique são maiores.
Neste cenário, a otimização se refere principalmente ao tamanho bem como o uso de palavras-chaves.
As palavras chaves são o termo principal, o tema do seu conteúdo, blog, anúncio, campanhas e assim por diante.
Já em relação ao tamanho, o ideal sempre foi títulos com um total de até 70 caracteres.
No entanto, o Google acabou aumentando o tamanho da fonte, o que fez com que os títulos possam vir a ser um pouco menores, em torno de 55 caracteres.
Atualmente, o Google faz diversas atualizações em relação a mudança de visualização, tamanho de fonte, espaçamento e quebra de palavras.
Outra dica para criar títulos é sempre utilizar as keywords no início da frase. Isso melhora o posicionamento, bem como tentar inserir a sua marca ou algo do tipo.
Neste caso, ressaltar a marca ou empresa pode ser bastante interessante para negócios que já estão em alta ou possuem algum reconhecimento.
Pensando nisso, sempre avalie se o título está como ok quando passar em algum otimizador, como o Yoast.
Agora que você já conhece os melhores passos/dicas de como criar títulos irresistíveis, ficou com alguma dúvida?
Comenta aqui embaixo para que eu possa lhe ajudar! Também aproveite para guardar esse post nos favoritos e conferir sempre que precisar.
Grande abraço e até o próximo conteúdo!