como lançar um produto

Saber como lançar um produto com sucesso no mercado é a melhor alternativa para evitar que erros comuns de iniciantes atrapalhem as suas vendas.

Pensando nisso, esse post vai lhe ensinar um passo a passo simples, com dicas inclusive, para chegar a um bom resultado antes mesmo de começar a vender.

Lembre-se que a Elmo é uma empresa especializada em lançamentos. Ou seja, disso nós entendemos bem!

Vamos lá?

Importante

Antes de começar, vale a pena pensar que esse post tem como foco ensinar aqueles que já possuem um produto em mente ou mesmo produzido, seja ele digital ou não.

Caso você ainda não tenha, você pode aproveitar esse nosso post com 8 dicas para tirar o seu plano do papel. 🙂

Público alvo e posicionamento

Para saber como lançar um produto com sucesso no mercado, é preciso entender sobre quem é o seu público alvo. Assim, conseguirá definir um posicionamento estratégico.

De maneira simples, conhecer bem o seu público faz com que você saiba exatamente qual a melhor forma de abordagem com essas pessoas. Ou seja, onde fazer a divulgação, qual a linguagem, faixa etária, possibilidade de preços e muito mais.

Com essas informações, você é capaz de definir o seu posicionamento, a sua atuação no mercado.

Neste cenário, o posicionar-se pode ser entendido como a maneira como você quer que o seu produto seja lembrado pelo público. Geralmente, é aquele tipo de imagem que o produto evoca, através de uma frase/palavras ou mesmo imagem/som.

A ideia aqui é definir qual é a sensação, emoção ou lembrança que você quer que o seu produto cause no seu público, tendo um posicionamento limpo e claro.

Por exemplo, se o seu produto é voltado para a alimentação, o seu posicionamento pode estar ligado ao sabor, a sensação de prazer ou mesmo na facilidade em comer em qualquer lugar.

Como lançar um produto envolve a criação de uma identidade

A identidade visual pode ser definida como uma junção de elementos capaz de representar algo, nesse caso o seu produto.

Dessa maneira, vai muito além de definir um nome para o item que será vendido. Sendo preciso, também, se ater a escolha de cores, fontes ou mesmo no impacto das palavras.

E como fazer isso?

Bom, o básico para a criação dessa identidade consiste em nome, logo e slogan.

Ou seja, o nome do seu produto, que deve ser claro, o logo, que garante uma perspectiva do item, e o slogan, que resumo o produto ou mesmo traz uma sensação.

Para tudo isso, será preciso escolher uma paleta de cores, fontes das letras e até testar o conceito.

Por exemplo, você pode criar essa identidade e mostrar para um determinado número de pessoas, como um tipo de teste, para saber qual a sensação que a identidade escolhida é capaz de provocar.

Depois disso, você pode ir fazendo os ajustes necessários, sempre antes de realmente fazer o lançamento.

Pense em uma boa embalagem

Se o seu produto é físico, a embalagem é um item que vai garantir a qualidade bem como uma entrega sem nenhum tipo de problema.

Ao mesmo tempo, a embalagem precisa conter também a sua identidade visual, garantindo que todos os seus produtos sejam facilmente reconhecidos.

Para criar a embalagem, pode ser interessante pensar não apenas na questão do meio ambiente, evitando alguns materiais, como o excesso de plástico, mas também no cuidado e facilidade.

Em outras palavras, pense se o cliente vai conseguir abrir com facilidade ou não, se será preciso descartar rapidamente, se pode ser reutilizada e assim por diante.

Nunca se esqueça também de garantir que a embalagem tenha um bom lacre, evitando problemas.

E no caso dos produtos digitais?

Bom, se o seu produto é digital, não se faz necessária uma embalagem, mas você deverá pensar em algum tipo de imagem ou capa de introdução.

Nesse caso, essa primeira capa serve como um tipo de embalagem, guardando o produto que será apresentada em seguida, e até podendo ser utilizado no marketing.

Exemplo disso são as capas de e-books, cursos, etc. Lembrando que deverá ter relação com a identidade visual que vimos anteriormente.

Campanha de antecipação

Agora é chegado o momento de discutir uma estratégia importante para os negócios, já utilizada por milhares de empresas consolidadas no mercado: a campanha de antecipação.

Basicamente, pense em alguma marca que conhece que, em algum momento, começou a falar de um produto meses antes de chegar no mercado.

É provável que, durante o período antes do lançamento, você tenha sentido algum nível de ansiedade e até tenha buscado maiores informações sobre o item.

Pois é para isso que essa campanha serve.

Então, uma das melhores dicas de como lançar um produto é fazer uma campanha antes do lançamento, para aumentar a curiosidade.

Sempre que existe esse tipo campanha, o possível cliente tem o interesse despertado, levando-o a esperar por aquilo que você tem a oferecer.

Dessa maneira, as chances de gastar com o seu produto aumentam! Porque ele já está curioso, geralmente aumenta o valor do seu item e ainda aumenta as buscas orgânicas na internet.

Portanto, é interessante começar a preparar um esquema de campanha antecipada, mostrando apenas alguma parte do produto. Como por exemplo, uma parte da imagem ou texto, apresentar possíveis vantagens do item ou até falar o tipo de produto que será resolvido.

Para ter resultados, essa campanha deve ser mais envolvente e, para isso, você pode fazer uso de sons, imagens, textos e muito marketing nas redes sociais.

Se você deseja saber mais sobre como lançar um produto no mercado digital, conte com a Elmo. Você pode, inclusive, baixar o nosso checklist Como fazer um lançamento de produto.

Importante

Nesse momento da campanha, foque em agregar valor ao seu produto, deixando de lado o preço que será pago.

Afinal, neste instante, o interessante não é que o cliente saiba o que ele vai pagar, mas o que pode ganhar, a novidade que pode ter.

Aposte no marketing para divulgação

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, ainda que o marketing comece antes do produto ser lançado, é essencial fazer campanhas após o lançamento.

Isso porque, muitas pessoas, ainda não conhecem o seu item e vão começar a conhecer após ele já estar disponível.

Dessa forma, você consegue um resultado de curto e longo prazo, o que significa mais vendas.

O marketing então, deve ser visualizado não como um gasto, mas sim como um investimento, onde você dedica tempo, criatividade e, algumas vezes, dinheiro.

Por exemplo, uma das principais formas de como lançar um produto é fazer marketing nas redes sociais, divulgando o seu produto, as vantagens daquele item, como ele pode mudar a vida do cliente, imagens e muito mais.

Mas não é só isso

Você também pode investir em parcerias, em lojas/sites para que eles divulguem o seu produto através de posts, imagens ou textos.

Outra opção, são os anúncios, como as campanhas do Facebook, que são pagas, mas tem um bom retorno de curto prazo e aumentam a divulgação em massa

Seguindo essa linha, todos os tipos de marketing, quando feitos corretamente, trazem vantagens para o seu negócio.

Pensando nisso, em uma ação de marketing, você não pode esquecer de apresentar:

  • As vantagens ou benefícios do produto;
  • Uma imagem ou ilustração, algo que seja visual;
  • O nome do produto e marca;
  • Um logo ou slogan do item, entre outros.

Questões como o valor, método de pagamento e onde encontrar devem ser pensadas de modo a convencer e direcionar o público.

Assim, você pode incentivar o cliente a visitar a página oficial de vendas, para saber mais.

Avaliar os resultados faz parte da ideia de como lançar um produto

Para finalizar, depois do produto lançado, é essencial que você avalie os resultados, sabendo exatamente o que foi que aconteceu.

Dentro dessa perspectiva, é preciso ser paciente, entendendo que um resultado excelente pode demorar um pouco mais para surgir.

Suponha que você lançou um produto digital e tenha esperado três meses para fazer a primeira análise.

Então, veja quanto foi vendido a cada mês, reconheça os picos de venda, busque saber como o público chegou até o produto e o que estão dizendo.

Com essas informações, você já está pronto para fazer possíveis alterações de marketing, como deixar de lado os anúncios pagos e focar mais nas estratégias gratuitas.

Saber como lançar um produto, seguindo as dicas e passos acima, é tão importante quando entender como o seu produto está sendo vendido e visto.

Por isso, sempre observe os comentários e avaliações e incentive o público a dizer mais.

Através desse feedback, você pode ter uma ideia melhor do que está funcionando, quais erros está cometendo, como poderia melhorar e, assim, como tornar as suas vendas mais constantes.

Dica de ouro

Ao conversar e incentivar o seu público a falar mais, busque observar pontos positivos e negativos.

Neste cenário, os pontos positivos podem ser melhorados? Os negativos podem ser mudados ou existe apenas a possibilidade de uma adequação?

Essas perguntas devem ser respondidas para que você entenda melhor o mercado, atue melhor, venda mais e realmente seja considerado uma referência.

Entretanto, não se prenda apenas ao negativo e veja o que é bom. Focando na questão de que é possível sim aprender com cada comentário, avaliação, deslize e acerto.

Ficou na dúvida de como lançar um produto ou de outro tema?

Comenta aqui embaixo para que eu possa lhe ajudar e aproveite para deixar a sua dica de conteúdo para a página.

Grande abraço e até o próximo post!