copywriting

O copywriting está entre as estratégias mais utilizadas na internet para alavancar os resultados e garantir a renda extra que você precisa.

Pensando nisso, conheça agora as melhores dicas de como criar textos que vendem mais e conquistar a audiência que a sua página precisa.

Vamos lá?

Entenda o conceito

Para começar, copywriting se refere a uma estratégia focada nos profissionais que dependem da escrita para gerar e nutrir os leads, garantindo conversão de público.

Dessa maneira, o principal foco da técnica é garantir que esse público seja direcionado, de maneira natural e não agressiva, a uma determinada ação.

Mais importante que isso, a estratégia é uma das possibilidades para todos os tipos de tráfego, garantindo que você tenha maiores chances de aproveitar cada espaço de texto.

Inclusive, quer descobrir porque você deveria investir no tráfego pago? Descubra agora.

Já em relação ao espaço de atuação da técnica ou mesmo de quem a utiliza, é vasto, mesmo que seja focado na escrita.

Como resultado, você pode encontrar esse tipo de técnica em:

  • Roteiros de vídeos;
  • Vídeos de vendas e/ou divulgação;
  • Cartas;
  • Artigos e conteúdos em geral;
  • Anúncios;
  • Peças publicitárias;
  • Dentro do e-mail marketing, entre outras.

O copywriting é considerado uma arte e, muitos iniciantesainda tem dificuldade em entender exatamente como incorporar isso dentro da rotina.

Pensando nisso, esse post vai funcionar como o seu guia de cabeceira.

Porque você deveria utilizar o copywriting?

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Ao contrário do que muitas pessoas podem pensar, o copywriting não se trata de uma estratégia que visa expor o seu negócio de forma demasiada e ainda evita que o público se sinta cansado durante a leitura.

Assim, a técnica deveria ser utilizada porque é capaz de impulsionar uma série de ações de forma mais natural.

Em outras palavras, é possível conseguir os resultados que você busca em que o cliente fique saturado ou pensando que você não se importa realmente com ele.

Além de impulsionar as vendas, a técnica garante o aumento de cliques e visualizações e ainda contribui para o posicionamento da sua página.

Ou seja, só traz benefícios sempre que bem utilizado.

5 dicas de como criar textos que vendem com o copywriting

Tudo começa com a inspiração

Pensando que o foco do copywriting é garantir que o leitor realize uma determinada ação, faz sentido pensar que o mesmo deve ser inspirado por você.

Neste aspecto, o ideal é que você seja capaz de gerar tanto emoções positivas como uma conexão com a sua persona.

Essa conexão, permite que o leitor se identifique com você, em diferentes níveis, e o veja como exemplo ou referência.

Tudo isso pode ser potencializado quando você aponta os desafios que encontrou pelo caminho. Mas também como a perseverança e mudança de direção foram essenciais para os seus resultados.

Como fazer isso?

Uma das formas mais conhecidas de se tornar uma inspiração para o leitor é criando uma boa história.

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Neste caso, o ideal é contar mais sobre a sua história de vida capaz de vender não apenas você mesmo, mas o seu negócio.

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Dica: a sua história deve ficar em um local fácil de visualizar e ter caráter de superação.

O copywriting depende de uma relação

Ao começar qualquer tipo de negócio, é possível que você tenha passado por diversos conteúdos que falam sobre a relação entre criador/produtor e cliente.

Em síntese, o copywriting depende da criação de uma relação porque tudo fica mais fácil quando existe um relacionamento entre o cliente e a marca ou empresa.

Por exemplo, as chances de você comprar de uma loja que já comprou e gostou de uma marca famosa são maiores que comparadas a comprar de uma nova loja.

Geralmente, esse relacionamento é baseado em diversos pilares, como experiências anteriores e qualidade de atendimento.

Portanto, se o seu foco é realmente criar textos que vendem, faça com que os seus conteúdos estejam mais próximos do público.

Como fazer isso?

Em primeiro lugar, utilize uma comunicação mais direta, como se estivesse conversando com alguém que está ao seu lado. Mas sempre com atenção em relação ao tipo de linguagem.

Já em segundo lugar, deixe os textos fluidos e fáceis de serem entendidos, evitando que o leitor tenha que ler novamente.

A dica é também utilizar os chamados bullet points e dividir o texto em subtítulos menores, que formam um tipo de divisão e amostragem.

Em terceiro lugar, ofereça mais que o conteúdo escrito.

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A dica é ter um conteúdo que também seja didático e visual, com imagens ou vídeos, ilustrações e com exemplos simples de rotina do leitor comum.

Isso aproxima o seu negócio da realidade na qual ele está inserido.

Incentive o leitor a sair da zona de conforto

Você já parou para pensar que praticamente todo leitor que busca o seu conteúdo quer algo diferente para a sua vida?

Essa algo pode ser uma renda extra, alavancagem de resultados, maior conversão, atração ou retenção de público ou mesmo, quem sabe, descobrir uma nova profissão.

Pois bem, para que qualquer uma dessas coisas aconteça, o leitor precisa sair da zona de conforto na qual está.

O que não é tão simples, já que se trata de um lugar, teoricamente, seguro bem como estável.

Assim, para usar do copywriting e criar texto que vendem mais, você precisa ser o incentivo que estava faltando.

Por outro lado, para ser um incentivo real, você deve apontar motivos pelos quais o público deve se mexer ou procurar o algo a mais que falta na rotina.

Suponha que você esteja falando sobre formas de ganhar renda extra.

Os leads sabem que será necessário fazer algo para ter mais dinheiro, mas isso exige trabalho, pesquisa, talvez umas noites com menos horas de sono e assim por diante.

Neste exemplo, o incentivo é garantir que a renda extra pode acontecer sem todo o esforço que ele acha que será necessário. Apresentando um passo a passo, dando dicas de como reduzir o tempo e aumentar os lucros ou mesmo apontando vantagens e desvantagens.

Inclusive, uma das dicas matadoras de incentivo são as campanhas de marketing digital, que você pode conferir neste conteúdo.

Copywriting também envolve gatilhos mentais

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Os gatilhos mentais ganharam destaque nos últimos anos. No entanto, ainda existe uma série de marqueteiros, afiliados e outros profissionais que não fazem ideia de como utilizar essa estratégia.

Caso esse seja o seu caso, ou mesmo se estiver com uma leve dúvida, respira fundo e vamos lá.

Em geral, os gatilhos servem para gerar emoções nos seres humanos. Sejam elas boas ou ruins, a fim de que o público atingido pela mensagem faça alguma coisa.

Por exemplo, um dos gatilhos mentais mais utilizados na venda é o da escassez.

Basicamente consiste em dizer que aquele produto fantástico está acabando, tem poucas unidades ou mesmo é um produto limitado.

Ou seja, o cliente precisa correr para aproveitar essa oportunidade de compra.

Todos os gatilhos podem ser utilizados na estratégia de copy sem que fique cansativo ou mesmo de maneira leve! Para que dê apenas a ideia para o leitor, como que plantando uma semente.

Em alguns casos, os gatilhos também podem ser utilizados como método de saúde mental. Inclusive, podem ser utilizados para tratar algumas fobias e casos de dificuldade na aprendizagem.

Outros muito conhecidos e utilizados incluem:

  • Prova social;
  • Autoridade;
  • Compromisso;
  • Reciprocidade;
  • Afeição, entre outros.

Tenha calma e apresente os dados

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Outra dica de como apostar no copywriting como estratégia, é manter a calma ao transferir o conhecimento.

Isso porque algumas pessoas podem ter maior dificuldade que outras. O que faz com que seja preciso explicar mais termos ou apontar outros tipos de informações.

Como é quase impossível escrever um texto para cada leitor, a calma deve ser apresentada através de um conteúdo simples de entender. Com a definição dos conceitos básicos e seguida por um esquema crescente.

Em outras palavras, comece pelo mais simples e vá aumentando a dificuldade.

Já a apresentação dos dados é a ideia de que tudo o que você puder provar para o leitor, terá um impacto maior.

Justamente por isso, sempre que colocar algum dado ou pesquisa, aponte os links onde aquilo está escrito ou mesmo coloque um pedaço da notícia.

Outra forma de agregar mais valor com dados é através dos depoimentos ou comentário de outras pessoas. Principalmente se você está vendendo um produto.

Existem outras dicas de copywriting?

Sim! Por ser um campo da escrita, as dicas são quase infinitas, ainda que as apresentadas sejam os principais pilares que você precisa ter em mente.

No mais, sempre considere a otimização de conteúdo, a problemática do seu público, responda os comentários e foque no engajamento.

Tudo isso contribui para que os seus textos vendam mais, em maior proporção, em menor tempo e com menos esforço.

Então, ficou com alguma dúvida?

Comenta aqui embaixo para que eu possa lhe ajudar ou aproveite para compartilhar com a sua equipe.

Até o próximo post!

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