O marketing é responsável por fazer a “ponte” entre as organizações e o seu público, o que o torna um dos pilares mais importantes para o sucesso de uma marca. Atualmente, com os avanços da tecnologia e os meios de comunicação, não existem fronteiras para estratégias de marketing bem elaboradas. E não é necessário ser uma grande empresa ou investir milhões para alcançar excelentes resultados.
Tudo é uma questão de aprendizado e muita dedicação. Afinal, por meio de ferramentas bastante simples é possível reinventar a imagem do seu empreendimento diante do seu público-alvo e destacar-se entre qualquer concorrente. Confira!
1 – Invista nos blogs
Os blogs são ferramentas muito eficientes quando o objetivo é expor ou debater algum assunto, oferecer dicas e todo tipo de informação. Hoje, temos exemplos de blogueiros que se tornaram verdadeiras celebridades graças à influência de seus blogs pessoais. Mas não são apenas as pessoas físicas que podem se beneficiar ao participar da blogosfera.
Além do site oficial da empresa – que deverá conter uma descrição da marca e sua área de atuação, exemplos do trabalho desenvolvido, o histórico, a visão, a missão e os valores, a localização e os dados para contato -, vale a pena investir em um blog para tratar de forma menos direta sobre os produtos em questão.
Criar um blog para o seu empreendimento é uma forma de disponibilizar conteúdos interessantes e atrativos para o seu público-alvo, além de educar o cliente sobre os produtos ou serviços oferecidos antes de encaminhá-lo para a compra, de fato.
2 – E-mail marketing
Muitos empreendedores acham que o e-mail marketing é uma ferramenta ultrapassada. Isso é um engano recorrente, talvez, dos exemplos errados com os quais nos deparamos toda vez que abrimos nossa caixa de entrada. Spam e propagandas sem fim, que parecem sempre iguais, não podem ser consideradas estratégias de marketing inteligentes.
O e-mail marketing deve nutrir os leads e servir como um meio de comunicação entre a empresa e o cliente. Os e-mails podem anunciar ofertas, novos produtos disponíveis, ou simplesmente, oferecer acesso a um novo conteúdo, como um e-book ou um vídeo. O mais importante, entretanto, é que essa ferramenta respeite o espaço e a privacidade dos consumidores. Afinal, a interrupção e os excessos acabam tendo o efeito contrário, irritando, entediando e afastando os clientes.
3 – Redes sociais são suas aliadas
Indispensáveis para as estratégias de marketing modernas, as redes sociais são uma ótima maneira de aproximar o seu empreendimento dos seus consumidores. Além de permitir que o seu público-alvo encontre você, é possível desenvolver um relacionamento mais direto e escutar as principais dúvidas, elogios e críticas que os seus clientes têm a fazer.
Também é uma maneira fácil e econômica de fazer pesquisas e enquetes, divulgar produtos, serviços e os conteúdos publicados no blog da empresa e permitir que os seus consumidores se tornem fãs da marca através de postagens interessantes ou mesmo divertidas, com o objetivo de entreter.
Contudo, para construir uma presença online significativa nas redes sociais, é preciso decidir em que plataformas investir – ou seja, verificar se o seu público-alvo está mais presente no Facebook, Twitter, Instagram ou alguma outra rede.
5 – Utilize técnicas de SEO a seu favor
No marketing digital, as técnicas de Search Engine Optimization, ou simplesmente SEO, são o principal combustível. Afinal, é graças a elas que é possível que os seus consumidores encontrem mais facilmente o site da sua empresa através dos mecanismos de busca, como o Google.
Utilizar as palavras-chaves corretas de maneira adequada faz toda a diferença na hora em que os consumidores fazem uma pesquisa relacionada aos produtos ou ao ramo de atuação da sua empresa. Outra alternativa para melhorar o tráfego do seu site ou blog é a inclusão de links externos e internos nos textos, que permitam ao visitante saber mais sobre os assuntos que lhe interessam.
Mas é importante ressaltar que os resultados das técnicas de SEO não aparecerão da noite para o dia, e pode levar algum tempo para que as mesmas obtenham um volume significativo dentro da sua página e passem a ganhar destaque nos mecanismos de busca.
6 – Aposte no marketing de conteúdo
Se antes as estratégias de marketing digital se baseavam em bombardear os usuários com propagandas e anúncios, hoje é possível utilizar alternativas que já se provaram muito mais eficientes para atrair o consumidor ao invés de afastá-lo.
É disso que se trata o marketing de conteúdo. Investindo em conteúdos de qualidade que ajudam os consumidores a identificar seus problemas e esclarecer dúvidas, para só então guiá-lo na jornada de compra.
Por meio das etapas do funil de vendas (da descoberta e aprendizado até a decisão de compra), o marketing de conteúdo busca informar o consumidor sobre o assunto, identificar as dores do cliente e apresentar possíveis soluções. Somente após essas etapas serão oferecidos os produtos ou os serviços da empresa de maneira mais direta. Dessa forma, o consumidor passa a confiar muito mais na marca e estará devidamente preparado para fechar negócio ou efetuar a compra.
7 – Links patrocinados
Investir em links patrocinados também pode trazer um excelente retorno. É comum nos depararmos com a venda de anúncios em grandes sites como o Google ou o Facebook, ou até mesmo o Linkedin.
Talvez a ferramenta mais conhecida entre as estratégias de marketing digital, o Google Adwords, seja um bom exemplo do quanto um bom posicionamento em um grande site de busca pode fazer toda a diferença. Por meio dela, os anúncios de links patrocinados são exibidos logo acima dos resultados orgânicos de pesquisas relacionadas à palavra-chave.
Essa estratégia oferece uma garantia muito interessante, pois os anúncios só são cobrados quando o usuário realmente clica no link e acessa o seu site. Além de facilitar o controle das finanças, os links patrocinados, principalmente nas redes sociais, possuem um grande alcance de público.
7 – Atenção com o planejamento
O planejamento é a fase mais importante de qualquer ação ou campanha de marketing. É nessa etapa que os objetivos da empresa deverão ser estudados com atenção para que se possa estabelecer quais os melhores caminhos para atingir os resultados propostos.
Todos esses detalhes exigem foco e muita concentração. Por isso, o mais indicado é procurar o auxílio de profissionais capazes de orientar os próximos passos que a sua empresa deverá dar para atingir as metas estabelecidas.
Gostou das dicas sobre as melhores estratégias de marketing? Deixe um comentário! E não hesite em nos consultar caso tenha alguma dúvida.
Abraços,
Guilherme Fellet