Lançamento digital: 5 motivos por que o seu não converte
Ter lucro é o objetivo de todo negócio, e a tecnologia colabora para isso. A chance de negociar produtos digitais pela internet é uma possibilidade de melhorar a renda de muitas pessoas. E, além disso, tem propiciado bons resultados para os empreendedores que se dedicam nesse mercado.
São muitos os benefícios de trabalhar com o lançamento de infoprodutos pela internet, isso devido ao pouco investimento e a facilidade em se manter próximo aos clientes.
As vendas online vêm subindo ano após ano e com a possibilidade de se adquirir qualquer produto a partir do conforto de sua casa, muitos consumidores optaram pela internet.
E seu negócio pode até mesmo participar desse crescimento. Contudo para isso, é necessário se capacitar para dar início no mercado digital. Descubra quais são os 5 motivos porque seu lançamento não converte.
1 – Presença insuficiente de possíveis clientes
A principal vantagem em trabalhar com infoprodutos é o potencial de visibilidade que ele permite, portanto é considerada uma presença online eficiente quando você, sua empresa e seus produtos são encontrados pelo público-alvo ao realizarem buscas na internet.
Seguindo algumas exigências bem básicas, você pode melhorar a presença digital da sua empresa e assim expandir as possibilidades de vender pela internet.
2 – Não ter um site ou blog para divulgar seu produto
O próximo passo para vender pela internet de forma eficiente, é através da influência digital de um blog. Ele é uma das ferramentas que aumentará a visibilidade, confiança e confiabilidade da sua marca com o público alvo.
O blog será usado para publicar artigos com objetivo de informar, elucidar e ajudar as pessoas que estão em busca de conhecimento sobre o produto ou serviço. Um blog sobre produtos de segurança, por exemplo, deve informar sobre a vantagem e desvantagem de cercas, alarmes e outros tipos de produtos.
Quanto mais conhecimento útil e de valor você fornecer ao público, maior será a confiança na sua marca. E consequentemente maior a possibilidade de venda.
Lembre-se: Para vender é preciso confiar na pessoa por trás do Produto.
3 – Não estar presente constantemente nas redes sociais
Outra maneira de estar mais perto do público é através das redes sociais seja Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, Linkedin e até mesmo no WhatsApp. Contudo é importante lembrar que, nem todas as mídias são apropriadas para seu negócio.
Invista na plataforma em que seu público esteja presente.
Busque a cada dia adaptar a informação de acordo com o que ele procura.
Sendo assim, cabe a você entender ao máximo os produtos e o perfil do público que o adquiri, para que as vendas online sejam otimizadas. Com tais informações fica muito mais fácil vender pela internet, dado que você consegue chegar mais perto de seu consumidor.
4 – Não fazer uso de plataformas de divulgação bem ranqueadas
Seu negócio deve estar onde seu consumidor procura, sendo assim, é fundamental que sua empresa esteja sempre à vista do público-alvo. Os mais relevantes motores de busca proporcionam isso por meio de suas ferramentas.
Ao passo que você cadastra seu negócio apropriadamente nos instrumentos de busca, quando as pessoas pesquisam por um produto ou serviço, eles apresentam nos resultados da busca as instituições e ou negócios que estão mais ligados ao assunto procurado.
Tal recurso possibilita não apenas expandir as possibilidades de vendas online, mas também, na loja física, se assim tiver.
5 – Não trabalhar a credibilidade do seu trabalho
Você pode relacionar uma empresa física de sucesso com o êxito de um negócio digital. E você vai notar que tudo que dá certo no mercado tradicional também funciona no digital, se o lançamento for feito da maneira correta.
Uma das maiores razões pelos quais os produtores não estão conseguindo vender pela internet é que não se preocupam em se tornar especialista no seu segmento de mercado.
Realizar o lançamento de um produto sem total conhecimento das informações que nele consta é uma grande chance de fracasso.
No mercado tradicional as pessoas tendem a comprar em lojas que já estão acostumadas, que já conhecem o dono ou funcionários. E no mercado digital não é diferente. Por isso, quanto mais segurança você demonstrar ao seu público, através do blog e das redes sociais, mais confiança as pessoas vão ter em você e no lançamento de seus infoprodutos.
Conheça outros detalhes para entender o porquê que o lançamento de seu infoproduto não converte.
Crie algo para solucionar a “demanda” de seus clientes
Se ainda está se questionando “como realizar mais vendas online?”, saiba que uma das principais maneiras de vender pela internet cada vez é sendo autoridade. E para poder ser um especialista no seu mercado você deve fornecer muito valor para seu público de interesse.
Gerar valor significa você gerar algo de positivo e que auxiliará as pessoas a poderem alcançar um objetivo ou solucionar um problema específico.
Quando você gera valor para as pessoas, essas ficam gratas a você e logo tendem a procurar outros infoprodutos de sua autoria, começam a te considerar um especialista naquele assunto.
Você pode oferecer esse valor às pessoas através de artigos no seu blog, por meio de vídeos, postagens nas redes sociais, e-book dentre outros. Focando sempre em auxiliar as pessoas a resolverem um problema ou alcançar um objetivo.
Não trabalhar as estratégias de vendas adequadas
Imagina que ao colocar seu blog no ar algumas vendas online são realizadas, mas você não consegue identificar de onde são.
Uma das grandes vantagens de um negócio digital é ter conhecimento sobre o caminho que o consumidor percorre.
E você deve fazer esse caminho para ter o máximo de dados sobre seu público e saber onde e como obter mais pessoas com o mesmo perfil.
Ao vender pela internet você tem diversas fontes de entrada no site, pode ser pelos mecanismos de busca, pelas redes socias ou através do blog. E cada uma destas mídias tem um objetivo.
Você precisa então, compreender qual o objetivo do seu negócio em cada fase e como trabalhará nessas fontes para captar ainda mais clientes. O lançamento do seu produto só terá sucesso se você souber onde e para quem oferecer.
Se a plataforma que mais atrai clientes para seus produtos é o Facebook, comece a construir uma tática para conquistar ainda mais público através dessa rede social.
Cuidado com o atendimento desestruturado
Uma das principais causas que levam uma pessoa a realizar compras pela internet é justamente a facilidade e rapidez na efetivação da compra. É um processo que não exige esforço para ir até a loja, e possibilita ter acesso unicamente ao item de seu interesse.
Olhando por esse lado, o que os clientes buscam é exatamente um sistema rápido e eficiente. Por isso é muito importante estar bem estruturado para sanar as dúvidas dos clientes. Mesmo em se tratando de um infoproduto, algumas questões podem ser levantadas.
Portanto, disponibilize aos clientes vários meios de comunicação para sanar essas dúvidas, além de um sistema de compra rápido e fácil, garantindo assim credibilidade para seu sistema de vendas online e consequentemente seu produto.
Outra possibilidade é reunir as dúvidas mais relevantes e disponibilizar o acesso a elas em um site, como uma espécie de FAQ. Contudo contar com pelo menos um canal de comunicação ainda sim é importante.
Não se preocupar com a fidelidade de seus clientes
Se você está se perguntando como conseguir vender mais pela internet, considere que isso custa tempo e dinheiro.
Porque para conquistar um cliente você precisa produzir conteúdo, imagens, vídeos, entre outros.
A forma mais fácil e menos discutida atualmente, é a recorrência, ou seja, o cliente realizar uma nova compra.
Portanto, mantenha-se próximo aos clientes através das mídias digitais, e-mails, ofereça dicas de uso dos produtos, descontos, conteúdo direcionado.
Seja ativo nas redes sociais e faça parte dos contatos de seus clientes.
Demonstre o quão importante ele é para seu negócio. Foque em tudo que fará com que o seu cliente volte a sua plataforma de venda.
Outro ponto importante é também saber o que vender pela internet antes de fazer o lançamento de um infoproduto.
Conheça o que se pode vender pela internet
As vendas online aumentam diariamente devido a facilidade de acesso as informações e comodidade. No caso dos infoprodutos funciona da mesma maneira.
O mercado está repleto de formas e soluções para se comercializar.
Os infoprodutos são produtos de informação que podem ser visualizados por meio do computador, tablet ou smartphone.
Atualmente existe várias formas de disponibilizar esse conteúdo, tais como: e-book, vídeo, podcast, entre outros. E o poder de venda desses produtos só vem aumentando. O crescimento das plataformas em que os infoprodutos são vendidos ajudou em 12% o aumento de vendas no e-commerce, de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico.
Porque trabalhar com infoprodutos?
Os infoprodutos oferecem diversas vantagens se comparando com os produtos convencionais. Primeiramente podemos destacar o baixo custo de produção.
Sua produção se deve basicamente a organização das informações em um formato de apresentação. Ou seja, a produção não demanda altos custos.
Além disso, é mais facilmente entregue, podendo ser enviado por e-mail ou disponibilizado na internet por meio de downloads. Outra vantagem em destaque é que não precisa de gastos com armazenamento.
Outros detalhes sobre porque seu lançamento não converte
Primeiramente você precisa escolher um tema adequado.
Seu curso, vídeo, ou e-book tem que ter um propósito, ou seja, precisa ajudar o cliente a solucionar um problema. Para isso você precisa ser especialista sobre o tema escolhido.
O segundo passo é definir quais as formas de conteúdo serão entregues aos clientes.
Para que as vendas online sejam efetivas, é preciso que o produto esteja adequado ao conteúdo.
Após definido tema e formato, agora todo o foco deve estar em se produzir o melhor material possível.
A produção do material é o diferencial para que o lançamento seja um sucesso ou um fracasso de vendas. Portanto pesquise muito sobre o assunto. Defina bem sua abordagem, a linguagem escolhida e onde será feita a produção.
Depois de produzido é fundamental que o material seja revisto para evitar qualquer erro.
Faça todas as alterações necessárias para se ter um produto de excelência.
Com o produto finalizado é a hora de definir a melhor forma de apresenta-lo. A forma de lançamento é muito importante e dirá se seu produto chamará a atenção do público ou não.
Dedique atenção e cuidado para que os possíveis clientes sintam a necessidade de comprar seu produto. Mostre ao público toda sua expertise no assunto e todo o potencial que o produto tem.
Lembre-se: “O Marketing é mais importante que o produto em si.” – Érico Rocha
Concluindo
Para o lançamento do seu infoproduto existem ferramentas especializadas em vender esse tipo de produtos na internet. As plataformas automatizam todo o processo de comercialização desde a venda até a entrega do produto ao cliente.
Possuem uma área especializada na comercialização, com toda a praticidade para quem está à procura de determinado material e também para quem está oferecendo.
O lançamento é uma enorme oportunidade para se adentrar no universo digital. Os custos são reduzidos, a entrega é prática e o melhor de tudo é que você pode colaborar para a melhora da vida de muitas pessoas através do seu conhecimento.
Estando atento a todos os processos de criação, produção e distribuição, o lançamento do seu infoproduto tem tudo para ser um sucesso.
Se você está para lançar um infoproduto ou deseja produzir um através de seus conhecimentos deixe seu comentário. E caso, você queira criar o seu Produto ou melhorar a sua performance, entre em contato com a gente. Nossa missão é ajudar empreendedores que querem atingir o topo, ajudar mais pessoas e porque não? Ganhar mais dinheiro!
Abraços e até a próxima,
Guilherme Fellet – CEO Elmo Marketing Digital