Um lançamento de sementes é uma maneira efetiva de lançar um novo produto ou serviço e gerar vendas para testar uma nova oferta.
O lançamento da semente é uma estratégia de inteligência de mercado que descobre as necessidades de seu cliente em potencial e oferece a ele um produto ou serviço que eles mesmos ajudam a criar por meio de resposta e engajamento.
E isso porque um Lançamento de semente permite criar um produto que você sabe ter demanda comprovada antes de criá-lo, além de desenvolver o que chamamos de produto mínimo viável para testar o mercado de maneira rápida e barata.
Ao usar o Lançamento de Semente para pedir ideias e comentários sobre o que realmente querem comprar, você pode receber o pagamento antes mesmo de criar um produto e incluir tudo o que seus clientes desejam para que o produto final seja feito sob medida apenas para eles.
Se você já possui uma lista de assinantes, nenhuma lista ou uma nova ideia de produto que gostaria de testar, continue lendo.
Embora este artigo se concentre em produtos de treinamento on-line, ele pode ser adaptado a praticamente qualquer produto ou serviço em qualquer setor.
Aqui estão os principais pilares do lançamento de sementes e como você pode usá-lo em seus negócios:
Peça inputs ao seu público-alvo
É aqui que você envia um conteúdo para sua lista ou publicação nas redes sociais para avaliar quem estaria interessado em seu tópico.
Envie um e-mail pessoal a todos que você conhece, informando que está iniciando um boletim informativo sobre ______ tópico e perguntando se eles gostariam de recebê-lo.
Publique ou poste ideias relacionadas ao seu tópico nos canais de mídia social, incluindo grupos relacionados ao seu nicho de mercado.
A chave aqui é validar sua ideia o mais rápido possível, obter feedback do seu mercado-alvo e criar relacionamento com seu cliente em potencial.
Você pode usar uma ferramenta gratuita, como a Surveymonkey.com, para perguntar às pessoas qual o maior desejo, o que já tentaram que não funcionou e qual o produto ideal para incluir e deixá-las realmente impressionadas.
Crie sua nova lista de lançamento
Mesmo se você ainda não desenvolveu um produto, seu objetivo é testar primeiro a sua viabilidade.
Comece criando uma pequena lista de pelo menos 100 pessoas interessadas. Faça isso por meio do canal em que seu público está mais ativo e engajado. Depois de atingir esse limite, passe para a próxima etapa.
Reúna usuários com conteúdo pré-lançamento
Faça uma série de treinamentos usando um meio de sua escolha. Pode ser uma série de seminários on-line, podcasts, stories de redes social ou e-mails.
Como orientação geral, você deve dividir seu conteúdo em três a sete módulos, com um forte foco em interagir com seu público.
Divida sua área de tópicos em uma série de subtópicos e ensine um para cada chamada.
Antes da primeira chamada, envie uma pesquisa curta para descobrir as principais perguntas sobre esse subtópico, para que você saiba o que seus alunos mais querem saber.
Use as respostas da pesquisa para planejar o que você precisa cobrir na primeira chamada.
Repita as pesquisas após cada chamada, fazendo perguntas adicionais sobre o próximo subtópico. Use as perguntas para planejar a chamada.
Grave tudo, transcreva-o e empacote suas gravações e transcrições em um produto.
Então você está pronto para fazer um lançamento interno para as pessoas em seu banco de dados de e-mail que não participaram do treinamento de lançamento de sementes.
Dê à sua lista uma oferta irresistível
Crie uma oferta, analisando respostas do seu público. É aqui que você fará sua oferta livremente com base no seu tópico principal.
Comece a enviar seus clientes em potencial para uma página de inscrição por e-mail que descreve o treinamento com um evento muito específico e relevante.
Convide sua lista para o pré-lançamento
Convide pessoalmente essas pessoas interessadas para uma série de treinamentos, demonstrações ou programas, dependendo do ramo dos seus negócios.
Em vez de uma carta de vendas longa, os clientes em potencial são convertidos com partes mais curtas de conteúdo atraente ao longo do tempo.
Receba feedback
É aqui que a interação real começa. Lembre-se de que seu objetivo com o Lançamento de Semente é obter as perspectivas ideais para lhe ajudar a criar seu produto através de ciclos de feedback.
Antes da transmissão, você fará uma pergunta mais ou menos assim:
“Se você pudesse se sentar e tomar um café comigo agora para discutir [tópico], quais seriam as duas principais perguntas que você faria?”
Isso fornecerá informações do seu público que pode ajudá-lo a ajustar e adaptar sua oferta ao gosto dos potenciais clientes.
Compile as respostas e procure tendências
Você desejará criar uma lista dos 10 principais tópicos sobre os quais seus possíveis clientes estariam mais interessados em aprender, com base nos comentários deles durante o pré-lançamento.
Lembre-se de que todo o processo de lançamento de sementes se baseia em um diálogo entre você e seu possível cliente.
Essas perguntas se tornarão a base para o seu conteúdo nas chamadas – e você saberá que ele combina com as necessidades de seus clientes em potencial.
O que você está realmente procurando são respostas detalhadas que lhe orientem nos desafios que seus clientes potenciais estão enfrentando atualmente.
Entregue seu primeiro treinamento à sua nova lista
Entregue o conteúdo que você preparou ou o Módulo 1 por 40 a 90 minutos e, em seguida, responda a todas as perguntas que seus alunos tiverem.
No dia seguinte à entrega do seu conteúdo, envie aos alunos o webinar para repetir, juntamente com uma pesquisa e pergunte se eles têm alguma pergunta sem resposta, diga a eles o que o Módulo 2 cobrirá e faça suas perguntas sobre esse tópico.
Para as próximas semanas, você repetirá o procedimento a seguir:
- 60 a 90 minutos para responder a qualquer pergunta da semana anterior,
- forneça o conteúdo da segunda semana com base no que seus alunos disseram que eles gostariam de saber (junto com suas próprias ideias)
- responda a todas as perguntas que puder.
- No dia seguinte à entrega do conteúdo, envie novamente aos alunos o webinar para que sejam reproduzidos juntamente com uma pesquisa
- pergunte se eles têm alguma pergunta sem resposta,
- diga a eles o que você abordará no Módulo 3
- faça as perguntas sobre o tópico da semana.
Você seguirá o mesmo processo para o seu terceiro, quarto, quinto treinamento e assim por diante.
Transcreva suas gravações de chamadas por um profissional.
Agora você terá mais de 50 a 70 páginas de transcrições e 3-4 horas de gravações de áudio / vídeo.
Mais uma vez, os dois benefícios poderosos de um lançamento inicial são que você está criando conteúdo com base no interesse de seu público e obtendo uma experiência valiosa ao aprender como ensinar esse material.
Sempre que você entra em um novo mercado sem nenhum produto ou lista, o “Lançamento de Sementes” pode ser seu maior aliado e um processo repetível que o posiciona para criar um produto fantástico que seu mercado deseja.
Conclusão
Nesse ponto, você já deve ter criado reciprocidade com seus clientes em potencial, que agora estão prontos para comprar de você.
Em outras palavras, quanto mais valor você der ao seu público, maior a probabilidade de ele corresponder ao comprar de você.
O lançamento da semente pode ser uma poderosa estratégia de marketing que ajuda a criar as condições para o lançamento bem-sucedido de um produto/serviço.
Guilherme Fellet