Se você está no mercado online, tem uma ideia ou produto/serviço genial, mas não sabe como fazer um lançamento de sucesso, esse é o seu post.
Aqui, vou lhe contar as melhores dicas para ter um guia simples e prático de como começar a pensar e colocar em ação, sem dores de cabeça ou desespero.
Vamos lá?
Você já sabe o que vai lançar?
A base do lançamento de sucesso é saber exatamente o que será lançado no mercado, sendo que existem duas possibilidades: você já saber ou ainda não.
Caso você já saiba, basta seguir as dicas que serão apresentadas logo abaixo.
Por outro lado, caso ainda esteja na dúvida ou mesmo nem tenha começado a escolher, uma dica é avaliar a concorrência.
Essa pesquisa serve para que você tenha uma ideia do que está em alta e do que outras pessoas estão fazendo, além de evitar que você aposte em um mercado que já está saturado.
Por exemplo, se você notar que existem milhares de campanhas e produtos sobre receitas fitness, será que vale a pena produzir mais um?
Ou, talvez, você poderia criar um conteúdo voltado para receitar gourmet ou receitas com produtos baratos.
Muitas vezes, a própria concorrência permite que você identifique os buracos do mercado, para apostar em novos produtos e serviços.
Além do mais, fique atento ao ROI do seu negócio.
Não sabe exatamente porque o ROI é importante? Clique aqui e descubra mais!
Fica a dica!
Como fazer um lançamento de sucesso com 8 dicas
Planejamento e organização para um lançamento de sucesso
A primeira dica de como fazer um lançamento de sucesso é garantir que tudo esteja realmente planejado e organizado dentro do seu negócio.
Sem esses dois pilares, é possível que todo o seu histórico de negócios não seja o bastante para que você consiga ter um crescimento linear.
A organização permite que você saiba o que deve ser feito a cada instante, evitando picos de estresse, trabalhando com prazos e entendendo melhor cada parte do seu produto.
Juntamente, o planejamento faz com que você seja capaz de lidar com imprevistos, fazer os acertos necessários ou ampliar as possibilidades.
Seguindo essa ideia, a dica é separar o tempo necessário para se dedicar a esse novo projeto, fazer anotações e dar os primeiros passos em direção a criação.
Saiba exatamente quem é a sua persona
Muitas vezes, um dos principais erros cometidos por iniciantes e até mesmo por aqueles que já estão há algum tempo no mercado, é não saber exatamente quem é público.
Isso porque, é possível que você saiba quem é o seu público alvo, de maneira geral, mas o seu lançamento não vai ser direcionado para todo esse público.
Logo, se faz necessário conhecer exatamente quem será o público atingido em maior escala.
Suponha que o seu público seja mulheres, acima dos 40 anos, que moram próximo ao mar.
Entretanto, o seu lançamento, um novo creme para o inverno, é voltado para mulheres acima dos 40 anos que moram ou não próximo ao mar, mas sofrem com o impacto do vento frio.
Notou a diferença?
É possível que uma parte do seu público, aquelas que moram em uma região que não faz frio, não demonstram nenhum tipo de interesse no seu lançamento de sucesso.
Conhecer exatamente a persona, garante que você saiba a melhor maneira de se comunicar e aumentar os lucros.
Um lançamento de sucesso depende de uma série de informações
Ao mesmo tempo que você precisa ter em mente que organizar a sua rotina evita problemas, ter o máximo de informações garante um alcance maior.
Neste caso, o lançamento de sucesso depende de tudo o que você já reuniu, incluindo a persona, o preço e demais características do que será lançado.
Vale ressaltar que produtos online e físicos podem ter informações bastante específicas e distintas umas das outras.
Se o seu produto é inteiramente digital, clique aqui para conferir um post sobre como garantir uma opção que seja realmente lucrativa.
Pense em uma pré-campanha
Antes de investir na sua campanha de marketing, repleta de ações de marketing que realmente funcionam, a dica é pensar em uma pré-campanha.
De maneira simples, a campanha tem dois objetivos principais:
- Aumentar a expectativa e curiosidade do público;
- Colher dados sobre o público que está acessando o seu conteúdo.
Desse modo, além de ter uma ideia de o público vai receber o seu lançamento de sucesso, a pré-campanha é uma verdadeira e completa ação de marketing.
Para isso, você pode fazer anúncios, folders, teasers ou mesmo conteúdos.
A dica é não falar completamente sobre o item, mas deixar informações ou mesmo algumas características na imaginação.
Quer um exemplo fácil de pré-campanha que deu resultados, no mínimo absurdo?
Praticamente todos os anos ou sempre que tem um novo produto, a Apple começa a lançar campanhas nas redes sociais. Geralmente são vídeos curtos que não mostram exatamente o que está por vir. Apenas que algo está chegando.
Sem informar preço ou mais informações, a marca atrai o público.
Inclusive, uma das últimas campanhas, deita para o aparelho Apple Watch, durou quase um ano antes de ser lançado oficialmente.
Isso tudo chama preparar o mercado.
Não perca tempo e faça a sua!
Lançamento de sucesso é no e-mail marketing
Vai me dizer que ainda não sabe o que é e-mail marketing ou mesmo que se trata de uma estratégia tendência?
Bom, nesse caso, clique aqui para entender melhor antes de seguir com essa ideia.
Em síntese, o e-mail marketing permite tanto que você prepare o público, na pré-campanha, como que você dê continuidade nas ações de marketing no dia do lançamento e depois.
Ou seja, funciona como um tipo de lembrete contínuo.
Então, não se esqueça dessa estratégia e comece realmente a investir tempo e dedicação para criar e-mails incríveis.
Faça uso de gatilhos
Os gatilhos podem ser uma alternativa para alavancar os resultados do seu lançamento de sucesso.
Isso porque, são capazes de gerar sensações que impulsionam o público.
Por exemplo, você pode dizer que o produto estará disponível por tempo limitado; que existem poucas unidades; que o cliente que comprar outro item o recebe de graça e assim por diante.
Seja qual for o gatilho mental escolhido, é possível impulsionar as suas vendas e pode ser utilizado durante todo o processo: antes, durante e após o lançamento.
Um lançamento de sucesso depende das redes sociais
Atualmente, nenhuma campanha realmente funciona sem que esteja disponível nas redes sociais, já que é onde se encontrar um fluxo maior e contínuo de indivíduos.
Portanto, é essencial que você invista no marketing dentro de todas as redes sociais que possui, indo além do e-mail, dos sites e blogs ou mesmo do uso do WhatsApp.
Através dessas mídias, você consegue preparar o público para o lançamento, colher informações, tirar dúvidas e aumentar a curiosidade e espera do público.
Faça uma análise de resultados
Valendo tanto na pré-campanha como no dia de lançamento de sucesso, a análise de resultados permite que você saiba exatamente qual foi o impacto do seu negócio.
Por isso, é importante pegar esses dados e colocar em perspectiva. Assim, consegue ter uma ideia do que esperar, do que melhorar, pontos fortes e fracos, e assim por diante.
Essa análise, quando feita na pré-campanha, serve para ajustar para o lançamento oficial.
Já os dados recolhidos após o lançamento, servem para os novos projetos que estão por vir.
Apostou em todas essas dicas e, ainda assim o seu lançamento de sucesso não foi lucrativo?
É possível que você esteja cometendo algum erro de processo.
O que não te contam sobre os lançamentos?
Como nem todo lançamento de sucesso sai como os produtores esperam, é preciso ressaltar alguns fatores que não te contam sobre o tema.
Afinal, todos realmente esperar alavancar os lucros e garantir um bom diferencial na retenção de público. Mas nem sempre isso ocorre.
Além dos possíveis erros, é preciso dizer que existem percalços que podem influenciar nesses resultados.
Exemplo disso é o lançamento de outros concorrentes. Que têm a marca mais consolidada no mercado, oscilações comerciais, sites que saem do ar e outras várias possibilidades.
Ainda assim, é importante que você tenha uma mente aberta e maior perspectiva para os possíveis erros e problemas.
Em outras palavras, não desista.
Mesmo que algo não tenha saído como o planejado, a dica é colher o máximo de informações possíveis! Fazer as correções necessárias e, em seguida, começar um novo projeto.
Dessa forma, você pode finalmente garantir um lançamento de sucesso.
Importante: muitas vezes, você pode demorar várias semanas e meses para chegar ao resultado que espera.
Portanto, defina ou redefina os seus objetivos e metas. Encare a realidade do mercado daquele instante e se prepare ou se reinvente.
Bom, depois de todo esse post, ainda tem alguma dúvida?
Comenta aqui embaixo para que eu possa lhe ajudar ou aproveite esse espaço e compartilhe a sua dica de sucesso.
Até o próximo post!
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