Criar uma Landing Page de sucesso não é difícil – porém é preciso seguir algumas regras básicas.
Com tantos canais disponíveis para criar conteúdo, é fácil esquecer que Instagram e Facebook não são as únicas ferramentas de marketing disponíveis. Inclusive, não recomendamos depender somente destas plataformas. Com as mudanças de algoritmo, você ficará sempre à mercê de mudanças que podem prejudicar e até mesmo eliminar o seu negócio.
Por este motivo, é essencial possuir um site para o seu negócio, por mais simples que ele for, desta forma você terá controle sobre a sua audiência.
A melhor maneira de manter um relacionamento duradouro com o seu público sem depender das mídias sociais é criando uma lista de e-mails. E a principal ferramenta para capturar estes emails são as Landing Pages.
O que é uma Landing Page?
Uma Landing Page nada mais é do que uma página de “aterrissagem” voltada para um objetivo único, como realizar uma compra, inscrição para um serviço, oferta ou evento, ou ainda preencher um formulário de contato.
O objetivo principal de uma Landing page é converter visitas em informações de contato, através de uma oferta de conteúdo.
Essas informações de contato, como e-mails e telefones, podem ser usadas para construir estratégias futuras de marketing e vendas.
Por esse motivo, a página principal do seu site (ou seja, a “Home”) não deve ser uma landing page e vice-versa.
A página inicial do seu site é extremamente importante, mas não deve ser focada em uma única ação. Ela deve mostrar quem você é, uma visão geral do seu negócio, o tipo de conteúdo que você está produzindo, além de ser um guia para seus produtos e serviços.
Já a Landing Page é construída sempre com um único objetivo, para o usuário realizar uma única ação.
Como Criar a Estrutura de uma Landing Page de Sucesso
A estrutura básica de uma Landing Page não é segredo para ninguém. Inclusive, existem muitas plataformas para a criação de Landing Pages que já possuem modelos prontos, com altas taxas de conversão comprovadas.
Para criar a Landing Page Perfeita, você deve seguir 7 passos básicos:
1. Estruture seu Conteúdo
É preciso criar uma estrutura básica de conteúdo, que deve conter:
- Nome da página
- Headline (título) chamando a atenção do visitante para a oferta de conteúdo
- Descrição da oferta: para quem o conteúdo será relevante
- Razões pelas quais o visitante precisa desse conteúdo
- Problemas que a oferta irá resolver
- Benefícios que essa solução irá gerar para o visitante
- Vídeos e Fotos relacionadas à oferta
- Estudos de Caso e depoimentos
- Chamada clara para a ação
Esse é o checklist básico para uma landing page de sucesso. Parece muita informação, mas não é. Você deve resumir todas estas informações em listas, gráficos e imagens, pois a página deve ser simples e direta.
Veja por exemplo a landing page da Lyft.
Logo de cara já nos deparamos com uma Headline chamativa, a descrição da oferta (cadastre-se para dirigir) e a ação desejada (cadastro do telefone celular).
Logo abaixo da seção principal o visitante tem acesso às informações da empresa e motivos pelos quais a Lyft irá beneficiá-lo e como a oferta funciona:
A Landing Page da Lyft é um ótimo exemplo de página de alta conversão com design clean que cumpre um objetivo único. Neste caso, como o objetivo é um cadastro para entrar para o time de motoristas do aplicativo, é preciso uma página mais completa.
Se você está fazendo uma oferta de conteúdo simples, como um e-book ou cadastro para um webinário, a página pode conter menos informações. Tudo deve ser testado e avaliado conforme o tipo de negócio e oferta.
2. Crie um Layout simples e claro
Tenha sempre em mente o objetivo único da Landing Page: encorajar o visitante a realizar uma ação específica, e somente ela. Então quando um visitante chega na sua página, você deve fazer com que ele fique nela até realizar esta ação.
Por isso ao construir uma Landing Page, você deve eliminar menus, barras de navegação e links para outras partes do site.
A estrutura da informação da sua landing page deve ser simples e concisa, de preferência inclusa na Headline.
Veja por exemplo a landing page do nosso E-book “5 Motivos para Fazer o Lançamento do seu Produto Digital”:
Na página não existem menus de navegação. As duas únicas ações que o visitante pode fazer são realizar o cadastro ou sair. Não há meio termo.
Além disso, a página tem uma headline clara que mostra qual é a oferta de conteúdo, para quem é dirigida, benefícios, prova social, uma imagem ilustrativa do conteúdo e as ações que o usuário precisa desempenhar para receber a informação. Além disso, o botão da chamada para ação é destacado e claro.
3. Escreva o conteúdo de forma persuasiva, curta e clara
Após estruturar o conteúdo e o layout, organize o conteúdo escrito de maneira persuasiva e fácil de digerir.
Sempre que for possível, use listas, números, palavras simples e no imperativo (“compre”, “receba”, “cadastre-se”). Evite vender sua empresa ou marca nesse momento, pois o foco aqui é a ação do usuário.
A Landing page é construída com base em uma ação rápida: o visitante deve bater o olho no conteúdo e já entender de cara do que se trata.
Você pode construir landing pages mais extensas, mas trabalhe muito bem o design e estruture o conteúdo priorizando a clareza.
O foco é sempre a oferta e a ação, e não o conteúdo em si. Deixe assuntos mais complexos e textos extensos para artigos em seu blog, ou para o conteúdo que o visitante irá receber após o cadastro na página de captura.
4. Mantenha a coesão entre o anúncio e a landing page
Landing pages são ótimas para a criação de anúncios. Porém, independente da fonte do tráfego (anúncios, posts em redes sociais ou banners em seu site), é importante manter a coesão entre a fonte e a página de destino.
Isso significa que o seu anúncio, ou banner, deve ser coerente com a oferta de conteúdo e o design da página. Não faça falsas promessas: o anúncio deve prometer aquilo que a landing page irá oferecer. Assim você manterá a harmonia cognitiva do processo de comunicação como um todo, aumentando a taxa de conversão e também a confiabilidade da sua marca.
Criar um anúncio levando a uma página que não “conversa” com esse anúncio pode prejudicar a taxa de conversão e a visão que as pessoas tem sobre a sua marca. Isso fará o visitante ter a sensação de que clicou no local errado, ou que sua página é SPAM.
Veja também: Campanhas de marketing digital: dicas incríveis para você ter mais resultados
5. Defina quais informações você deseja coletar
O formulário de cadastro é uma parte fundamental da sua landing page, afinal ele é responsável pelo objetivo principal da página.
É importante definir com cuidado quais informações você deve coletar da sua audiência, como nome, e-mail, cargo, telefone, entre outros.
Defina suas prioridades e colete somente informações que sejam necessárias para a sua estratégia de marketing. Evite coletar informações confidenciais e sensíveis, que invadam a privacidade das pessoas.
É preciso ter equilíbrio: campos demais reduzem a taxa de conversão, e campos de menos não filtram a sua audiência.
6. Configure o seu funil
É preciso criar também as páginas de redirecionamento, ou seja, o que irá acontecer após o lead se cadastrar na landing page. Você deve construir páginas de obrigado, páginas de download direto e e-mails de agradecimento e confirmação de cadastro.
Uma dica interessante para as páginas de obrigado é incluir um pequeno vídeo de agradecimento e mostrando uma pequena amostra da oferta de conteúdo que o seu (agora) lead receberá por e-mail. Isso irá criar uma conexão maior com a sua audiência.
7. Teste, teste, teste!
É impossível conseguir resultados extraordinários sem testes. Mensure o número de visitas na sua landing page e calcule a taxa de conversão.
A taxa de conversão de uma landing page é calculada da seguinte forma:
Taxa de Conversão = (Conversões / Número de Visitas )* 100
Então, por exemplo, se em uma semana você recebeu 3000 visitantes em sua landing page e obteve 500 cadastros , a taxa de conversão será:
Taxa de Conversão = (500 / 3000) * 100= 16,67%
Com estes dados, faça testes com o seu Layout e comunicação para descobrir qual tipo de página, oferta de conteúdo e design trazem mais resultados.
Existem muitas ferramentas que calculam automaticamente essa taxa, como os sistemas da Leadlovers, RD Station, Hubspot e a maioria dos sistemas de automação de e-mail marketing, como Mailchimp, Aweber e ActiveCampaign.
Conclusão: O foco da Landing Page é a Conversão!
A landing page não é somente uma página bonita para coletar e-mails, mas sim a principal ferramenta para converter visitantes ocasionais em clientes ativos e engajados.
A proposta de conteúdo que você oferta, assim como a linguagem utilizada, design, fotos e elementos incluídos na página precisam ser persuasivos o suficiente para chamar a atenção dos visitantes e fazer com que eles cumpram a ação desejada. Por isso, é preciso focar em uma linguagem e design claro, conciso, persuasivo e aliar isso com um incentivo irresistível para a audiência que você quer atrair.
Seus anúncios podem preparar o terreno e levar o tráfego, mas os materiais para você construir a sua casa na internet só chegarão através da sua landing page.
E a casa?
Bem… a casa é construída com uma estratégia de marketing e vendas bem construída, através de um funil de vendas otimizado.
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