mapa da empatia passo a passo

Eis a questão: Se publicar conteúdo na internet fica cada dia mais fácil, como você pode aumentar o engajamento e reter a atenção do seu público em um mundo cada vez mais saturado de informação?

Uma maneira de resolver esse problema é através do mapa da empatia.

A melhor coisa que você pode fazer para seu negócio é conversar verdadeiramente com as pessoas. Entenda como é a rotina , os problemas e as conquistas da sua audiência, e transforme essas conversas em ações palpáveis na sua estratégia de marketing.

Muitas vezes essas conversas trazem idéias e respostas claras a perguntas comuns como:

  • As pessoas estão gostando do meu conteúdo?
  • Estou ajudando verdadeiramente o meu público?
  • Existe interesse suficiente para iniciar um lançamento?
  • O produto vai converter?

Para ajudar a esclarecer todas essas dúvidas, é possível usar o mapa de empatia, que é um recurso originado do Design Thinking.

O que é um mapa da empatia?

mapa da empatia o que é

A empatia é a habilidade de compreender o estado emocional de outra pessoa colocando-se no lugar dela. Isso permite que você enxergue situações sobre outras óticas e entenda as razões pelas quais as pessoas sentem, fazem, falam ou pensam algo.

Mapas da empatia são uma ferramenta simples para aplicar a empatia para conhecer melhor o seu cliente. Consiste em fazer perguntas e organizar as respostas através de um sistema de quatro quadrantes, categorizando o que as pessoas falam, pensam, sentem e fazem.

A definição formal seria:

“Um mapa da empatia é uma visualização colaborativa usada para articular o que sabemos sobre um determinado tipo de usuário. Ele externaliza o conhecimento sobre os usuários objetivando 1) criar um entendimento compartilhado das necessidades dos usuários e 2) ajudar na tomada de decisões.”

O mapa da empatia pode ser desenhado em um papel, lousa, ou no computador. A maneira mais comum é imprimir um template e colar post-its em cada quadrante.

Confira abaixo um template clássico para o mapa da empatia:

mapa da empatia template gratis

A divisão de um mapa da empatia consiste em seis perguntas básicas sobre o seu cliente:

  • O que pensa e sente?
  • O que escuta?
  • O que fala e faz?
  • O que vê?

E, em baixo do quadrante:

  • Quais são as dores dele?
  • Quais são seus ganhos?

É importante que o mapa da empatia seja usado logo no início de qualquer estratégia, assim você consegue direcionar sua comunicação e o conteúdo para solucionar as dores desse cliente.

Passo a Passo para Criar o Mapa da Empatia

mapa da empatia online como criar

Para criar um mapa de empatia, é importante já ter uma audiência mínima e estudar o comportamento dos seus clientes ideais. É importante saber ler as entrelinhas também: nem tudo o que é sentido, é falado. Então não se baseie somente nas suas experiências relacionadas ao relacionamento com esse público.

  1. Crie uma Persona

O primeiro passo é entender quem é o seu cliente. Analise os dados que você tiver sobre a audiência, descubra alguns dados sobre idade, localização geográfica, gênero e interesses. Utilize relatórios das redes sociais de do Google Analytics para obter essas informações.

2. Responda às perguntas do mapa

Com base na sua persona, estruture o seu mapa da empatia. Essas questões devem ser respondida de maneira mais genérica tendo em mente o estilo de vida do seu cliente, e não necessariamente a experiência deles com os seus produtos. A ideia principal é ter empatia, ou seja, colocar-se no lugar da outra pessoa.

  • O que pensa e sente?

Quais são as crenças, sonhos, valores, preocupações e emoções dessa pessoa? O que a deixa feliz, triste, assustada, emocionada ou nervosa?

  • O que escuta?

Quem ela escuta? Ela é influenciada por qual mídia ou meio de comunicação?

  • O que fala e faz?

Como ela se comporta em diferentes situações – em casa, no trabalho, em público, com amigos e família? Como ela se comunica com as outras pessoas?

  • O que vê?

Como é o ambiente à volta dessa pessoa? Sua casa, trabalho, e outras atividades? Quem essa pessoa vê no dia a dia?

  • Quais são as dores?

Que frustrações e problemas essa pessoa encontra no dia-a-dia? Quais riscos e ameaças ela enfrenta?

Quais são seus ganhos?

O que essa pessoa precisa para ser bem sucedida e atingir seus objetivos? O que é sucesso para ela?

3. Escreva as Respostas no mapa

Para facilitar a sua vida, faça essa etapa juntamente com a etapa anterior. Imprima o mapa e use post-its para colar as respostas em cada quadrante, ou use uma lousa.

Nesse momento, não é preciso ter amarras. Deixe as ideias fluírem de maneira livre, e se possível, faça essa tarefa juntamente com o seu time.

4. Revise e crie um mapa da empatia final

Agora que você já tem dezenas de ideias para cada quadrante, será possível criar a versão final do  mapa da empatia. Observe a presença de algum padrão ou pista, assim como respostas que se repetem.

Um mapa da empatia eficiente não contém uma quantidade exagerada de itens em cada área. Filtre e avalie as respostas e crie um mapa claro e conciso, que esteja relacionado com o seu produto.

Quando todos os quadrantes estiverem preenchidos e você tiver uma visão clara do perfil do seu cliente em potencial, está pronto!

Conclusão

Agora você pode ter uma visão mais clara sobre vários aspectos da vida do seu cliente em potencial e criar uma estratégia de marketing e comunicação baseada nela. Além disso, poderá também identificar novas oportunidades de produtos e serviços que poderão ajudar essa pessoa.

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