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Mail marketing ainda funciona?

O e-mail marketing consiste em uma forma de comunicação por parte de uma empresa e seus consumidores ou possíveis consumidores através do uso do e-mail.

Este instrumento de comunicação passou a ser usado como recurso de marketing, uma forma digital de divulgação no qual as informações eram encaminhadas em massa e muitas vezes irrelevantes para quem recebia. E eu disse “era”.

Por essa razão durante muito tempo o e-mail marketing foi conhecido como uma forma de propaganda invasiva, até que se desenvolveu e hoje é usado por diversos especialistas em marketing, mas da forma correta.

Hoje, compreende-se que esta forma de marketing é a mais particular que existe para se comunicar com o público-alvo de uma empresa, visto que se trata do compartilhamento direto de mensagens.

Alguns exemplos de e-mail marketing:

  • Oferta de viagens aéreas promocionais;
  • Confirmação de compras e vendas online;
  • Newsletter;
  • Dentre outros.

Vamos explicar algumas formas no decorrer do artigo.

O e-mail marketing chegou ao fim?

O e-mail nem sempre foi “bem visto” no meio do marketing e pelos clientes, uma prova disso é que por muito tempo foi conhecido como sinônimo de spam e mensagens indesejadas.

A mudança desta visão ocorreu devido à evolução das ferramentas de e-mail marketing.

Devido a tal evolução ela se tornou conhecido como a melhor forma de envio de mensagens comerciais para as pessoas certas e na hora adequada.

Além de ser uma forma reconhecida pelos melhores especialistas em marketing, o e-mail ainda é um canal extremamente popular usado por 92% dos internautas como relatam as pesquisas.

Nesse sentido, pode-se observar que ao contrário do que se garante o e-mail marketing não morreu, como pode ser um excelente recurso para o crescimento do seu negócio.

E-mail marketing realmente é funcional?

A utilização do e-mail pode ser o recurso que o seu negócio necessita para impulsionar seus negócios e se tornar mais popular perante seus clientes.

A má reputação desse serviço está relacionada à forma com que ele foi aplicado anteriormente e dos resultados não produtivos em decorrência disto.

Para que você consiga obter a maior vantagem com o seu uso, escolhemos cinco ações que relatam o funcionamento e eficiência do dele:

1 – Comunicação direta

Quando aplicado como forma de interação em massa entre a empresa e os clientes, o e-mail marketing não apresenta resultados positivos.

Este serviço permite a criação de um ótimo relacionamento com os clientes se usado de forma correta, por isso, é importante desenvolver estratégias para clientes específicos que tenham interesses em comum com o produto ou serviço que está sendo ofertado pela empresa. Uma comunicação diretamente ligada ao seu público, como se estivesse falando de forma mais íntima com o consumidor, para que ele se sinta importante e bem atendido.

É assim que o e-mail marketing mostra a sua potencialidade, estabelecendo vínculos entre você e seu cliente.

2 – O crescimento dos celulares

Com o crescimento constante do uso de dispositivos móveis no Brasil, o acesso à internet por meio desses aparelhos é maior do que aqueles realizados em desktops.

Nesse sentido, ocorre o crescimento do acesso a caixa de entrada de mensagens eletrônicas o que por sua vez aumenta consideravelmente a abertura de um e-mail marketing. Por isso a importância do layout e da estrutura de conteúdo do e-mail, para que o consumidor possa entender a mensagem que você está passando.

3 – Aumento do uso da internet para comprar

Com o progresso do acesso às informações sobre os produtos e serviços pelos clientes, estes mudaram o seu comportamento no momento de realizar uma aquisição.

Muitas pessoas passaram a fazer pesquisas em diversos sites antes de realizar a compra. Esse comportamento foi o marco inicial para que os especialistas em marketing passassem a usar um novo recurso de divulgação.

O e-mail marketing ganha espaço com esta mudança, porque se torna um recurso importante para incentivar a compra.

Visto que além de links diretos que podem ser feitos para encaminhar o consumidor direto para a página de venda do produto ou serviço, facilitando para o cliente e prevenindo a procura na concorrência, pois tudo fica ao alcance de um clique.

4 – Suas métricas são eficientes

Qualquer tipo de investimento realizado por uma empresa para as áreas de propaganda e marketing deve retornar em vendas.

Nesse sentido, é fundamental que nas técnicas de divulgação haja a utilização de ferramentas que consigam analisar os dados mensuráveis de modo que possibilite o acompanhamento.

A adesão do e-mail marketing é uma ótima possibilidade para este tipo de recurso uma vez que é possível identificar a quantidade de pessoas que acessaram o conteúdo encaminhado, bem como a quantidade de pessoas que clicaram no link, o tempo de exposição do seu produto, entre outras formas de interação do cliente com sua empresa, tudo isso através da ferramenta utilizada para disparar o e-mail.

Grande retorno sobre o investimento (ROI)

Está comprovado que o e-mail marketing é um excelente recurso no que diz respeito ao retorno financeiro, pois quando utilizado de forma correta os resultados são perceptíveis, o que colabora tanto para você como para seu negócio.

Destaques do e-mail marketing

O grande alcance que o e-mail marketing possui

Segundo especialistas, a tendência é que o total de pessoas que utilizam e-mail chegue a 2,9 bilhões em 2019. Para que tenhamos uma ideia dessa grandeza é praticamente um terço da população mundial.

Seu alcance pode ser calculado

Uma de suas grandes vantagens em relação a outras ferramentas é a capacidade de prever seu alcance, se for escolhido um certo número de e-mails para o envio do material de divulgação, temos certeza de que todos receberão a mensagem em seus e-mails.

Possui formato flexível

Facilita o trabalho do profissional, porque oferece total liberdade de criação, não restringe o número de caracteres e aceita inserção de imagens (com ou sem HTML) de acordo com sua extensão. Podemos ressaltar também, que várias ferramentas de e-mail permitem o uso de diversos templates na hora da criação ou lhe dá a liberdade do uso apenas de conteúdo em texto. Dessa maneira, o e-mail é uma das ferramentas mais versáteis em se de transmitir conteúdo.

Custo-benefício atraente

O e-mail não precisa de grandes investimentos por parte do empreendedor, uma vez que para se realizar uma campanha precisamos apenas de um domínio, uma plataforma de e-mail marketing.

É preciso destacar que escolher uma ferramenta de e-mail marketing adequada é essencial para que suas campanhas atinjam o resultado esperado. Hoje o mercado oferece diversos tipos e valores.

Mesmo oferecendo tantas vantagens, é preciso ressaltar que os provedores de e-mail costumam bloquear as mensagens quando o algoritmo identifica que as mensagens estão sendo enviadas de forma abusiva e invasiva. Essas mensagens são conhecidas como spam e são armazenadas automaticamente em uma pasta de mesmo nome, onde os usuários costumam apenas esvaziar seu conteúdo.

Caso você não esteja estabelecendo uma comunicação direta com seu cliente ou está enviando e-mails para pessoas que não tem interesse no seu produto/serviço, ou não possuam o perfil. O próprio consumidor pode marcar seu e-mail como spam, e ele seguirá o mesmo caminho citado acima.

Vamos conhecer outras informações sobre spam.

Sending and Posting Advertising in Mass

O Sending and Posting Advertising in Mass (SPAM), cuja tradução literal significa “enviar e postar publicidade em massa” funciona quando empresas especializadas usam listas de e-mails de sites que fazem o cadastro de seus usuários e disparam mensagens divulgando conteúdo automaticamente, buscando aumentar as vendas online.

O problema está no fato de não escolher o público-alvo adequado, que realmente tenha algum interesse no que será enviado. Nesse caso as empresas preocupam-se unicamente com a quantidade de e-mails enviados. Isso é uma estratégia que se baseia na seguinte ideia: quanto mais mensagens forem enviadas, maior será a chance de alguém comprar tal produto.

Então qual a forma correta de construir um e-mail marketing eficiente e sem infringir as regras de distribuição.

Após ter definido todas as ferramentas que serão utilizadas em sua campanha de e-mail marketing juntamente com as listas de e-mails segura, é hora de escrever o conteúdo observando essas particularidades:

Campanhas com texto curto

As pessoas tendem a não gastar muito tempo em um único assunto, ou seja, não leem textos grandes. Portanto seja breve e cirúrgico, trate do assunto de maneira clara e objetiva.

Quando terminar de criar o material faça a revisão e todos os ajustes necessário para que a mensagem contenha apenas o necessário.

Atenção quanto ao uso da linguagem

Quando começar a criar a mensagem, pense em quem a receberá e assim determine qual o tipo e tom de linguagem mais adequada. Cuidado quanto ao uso de expressões, jargões e gírias.

Pretenda estabelecer um diálogo futuro

Trabalhe para conseguir um diálogo bilateral. Tratando o leitor por seu nome e lhe oferecendo conteúdo mais particular possível, construindo uma proximidade com seu público e assim aumentando sua credibilidade e vendas.  Mantenha seus consumidores sempre perto de você e estimulando suas respostas.

Agora que já conhecemos a maneira correta de se criar uma campanha de e-mail marketing a partir de sua base, ou até para quem está criando a sua. Abaixo alguns formatos de e-mail, tanto para captação como para nutrição da sua lista.

Atualização do blog

E-mail com a finalidade de apresentar todo novo conteúdo que é postado ou criado dentro de um blog.

São perfeitos para se estabelecer um contato inicial com os leitores, principalmente quando os possíveis clientes se inscrevem pela primeira vez na página.

A atualização do blog é uma ferramenta importante para aumentar as chances de gerar leads com CTAs (chamadas para ação, ou seja, convida o leitor a realizar alguma ação) a partir de textos ou manter as listas de e-mails ativas e conectadas com novos conteúdos de seu site.

Newsletter

Outra maneira interessante de atrair possíveis clientes para a página de vendas de seu site são as newletters. Nela são inseridas as atualizações semanais ou mensais de seu site, novos produtos ou dar nova roupagem a produtos que já tenham sido lançados e que não deram resultados em um primeiro momento.

Uma estratégia muito usada é a criação de um template próprio que seja criativo e contenha conteúdos relevantes para os leitores, incentivando-os a visitar a página de vendas da sua empresa.

É importante destacar como é interessante a utilização de links que levam o leitor para páginas externas com o intuito de buscarem outras informações sobre o que você está anunciando, despertando seu interesse de compra.

Convites para eventos

Enviar convites por e-mail promovendo eventos que você está realizando é uma boa maneira para que os clientes em potencial tenham acesso a essas informações e possam acompanha-las. Você pode realizar uma live ou uma discussão em um chat para divulgar seu produto ou lançamento.

O desafio desse tipo de e-mail está em garantir que todas as informações sejam passadas de forma clara e que contenha também o link para encaminhá-las para a plataforma escolhida para a realização do evento.

E-mail marketing para a formação de leads

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Os leads são parte vital para que suas campanhas de marketing sejam bem-sucedidas eficientes. Captar constante leads, é uma forma de qualificar melhor sua base de e-mails, e aumentar as chances de venda de seus produtos ou serviços.

Lembra que citamos no começo do artigo sobre as formas de e-mail marketing e a importância de enviar conteúdo relevante para seu público? É justamente por causa da captação. Quando você coloca um CTA em seu artigo, pedindo para que o leitor se cadastre e receba seus e-mails de x assunto, você está captando um novo lead e segmentando o interesse dele.

Logo ele deverá receber apenas mensagens sobre aquele tipo de assunto e isso aumenta e muito suas chances de venda. Seus e-mails não cairão no spam e você estabelecerá um contato próximo com seus clientes.

O e-mail marketing continua sendo uma ferramenta muito importante e ainda produz bons resultados, desde que elaborado da maneira correta a partir dos detalhes relatados acima.

Se você já trabalhou ou pretende trabalhar com essa ferramenta, deixe seu comentário.

Abraços,

Guilherme Fellet

www.elmomarketingdigital.com.br