Atualmente, o marketing digital faz parte do cotidiano de todas as pessoas que utilizam a internet. Seja em sites, ferramentas de busca ou nas redes sociais, é comum nos depararmos com anúncios de serviços e produtos vendidos tanto por lojas virtuais quanto por empresas físicas. Contudo, entre as diferentes maneiras de se trabalhar com o marketing no meio online, uma delas vem atraindo a atenção dos empreendedores: o marketing de conteúdo.
Em vez de investir apenas em anúncios de ofertas e tentar “empurrar” os produtos para o consumidor, as empresas que optam pela criação e publicação de conteúdos relevantes para o seu público, procuram atraí-lo e ajudá-lo a identificar um problema e uma possível solução antes de oferecer suas mercadorias.
Como resultados, temos um marketing mais atrativo e uma possibilidade de conquistar a confiança do consumidor, além de educá-lo e prepará-lo para o momento da compra.
Estratégia
Diferente do que parece perpetuar entre o senso comum, o marketing através da produção de conteúdo está muito além de postar textos em um site ou compartilhar links em mídias sociais. Afinal, os resultados não serão alcançados sem algum esforço, ainda que os conteúdos compartilhados sejam de qualidade.
A chave para uma ação de marketing bem-sucedida sempre será uma estratégia bem elaborada. A criação de conteúdos precisa estar alinhada a um planejamento cuidadoso para alcançar os melhores resultados possíveis. Entre as maneiras mais comuns de aplicar uma estratégia de marketing de conteúdo, podemos citar a utilização de blogs e de redes sociais, ferramentas de e-mail marketing, vídeos e conteúdos ricos como e-books e cursos online.
Na fase do planejamento, é muito importante enxergar de forma clara quais são as metas e objetivos da empresa ao apostar na criação de conteúdo. Defina quem é o público, a quem esses materiais se destinam, e quais as dores, as necessidades e as dúvidas desses possíveis clientes. A criação de uma ou mais buyer personas, nesse ponto, será de grande ajuda.
Ainda é preciso criar uma agenda para decidir que datas e horários serão mais propícias para a publicação desses conteúdos, que tipo de canal utilizar e em que redes sociais compartilhar. Avaliar essas e outras questões será o primeiro passo da sua estratégia. Ao aplicá-la, será possível aperfeiçoá-la com a prática.
Inbound marketing
Embora seja um conceito muito amplo, podemos definir o inbound marketing como um conjunto de estratégias baseadas em criar e compartilhar conteúdos voltados para a construção de um relacionamento com um determinado público-alvo.
Logo, podemos dizer que o marketing de conteúdo é a principal base do inbound marketing, assim como a gestão estratégica de mídias sociais e as técnicas de SEO utilizadas para otimizar os acessos ao site ou ao blog da empresa.
Tendo em vista o mercado atual e a importância que os meios de comunicação modernos e a busca por informação têm no cotidiano dos consumidores de maneira geral, o inbound marketing se faz indispensável para as empresas.
Além de ser mais econômico do que o marketing tradicional (ou outbound marketing), o inbound marketing conquista muito mais acessos para a plataforma online da organização e é capaz de aumentar consideravelmente a média de ROI – retorno sobre investimento.
Objetivos do marketing de conteúdo
Dentre os principais objetivos da produção de conteúdo, podemos destacar:
- Melhorar o relacionamento com o consumidor: empresas que baseiam seu marketing na criação de conteúdos acabam se aproximando muito mais de seus clientes, estabelecendo uma relação de confiança e trazendo maior credibilidade para a marca;
- Aumentar a visibilidade da marca: ter uma presença online significativa é outra vantagem que a produção de conteúdo pode proporcionar. Afinal, um dos objetivos desse tipo de marketing é contribuir para que o seu público-alvo encontre a sua empresa mais facilmente. Com as ferramentas certas, ficará muito mais fácil para o consumidor conhecer sua marca através de uma pesquisa no Google ou Facebook, por exemplo;
- Investir no engajamento do cliente com a marca: ao oferecer conteúdo de qualidade para esclarecer dúvidas e auxiliar os consumidores a solucionar um problema. Assim, cria-se uma relação de confiança, diferente de quando as empresas tentam simplesmente vender produtos e serviços. Esse relacionamento se torna um diferencial competitivo, além de muitas vezes fazer com que o consumidor acabe indicando a marca ou mesmo compartilhando os conteúdos publicados com amigos, familiares e parentes, tornando-se um divulgador gratuito;
- Gerar leads e conduzi-los para a jornada de compra: os leads são possíveis consumidores que acessam os seus conteúdos. Contudo, para que estes tenham um efeito positivo sobre aqueles, é necessário entender que existem quatro fases de jornada de compra: aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução e avaliação e compra. É preciso que os textos e outras mídias contemplem todas essas etapas.;
- Impulsionar as vendas: depois de nutrir os leads com informações relevantes e prepará-los para a compra, o marketing de conteúdo poderá cumprir seu super objetivo, que é contribuir para o aumento das vendas da empresa. Normalmente, as pessoas valorizam e confiam nas marcas que as auxiliaram e foram úteis quando elas precisaram;
- Desenvolver o pós-venda: para fidelizar os seus consumidores, os esforços para satisfazê-lo não acabam quando a venda é concluída. É importante manter um bom relacionamento com o cliente para que ele volte a comprar. Uma boa forma de manter esse contato é por meio das estratégias de e-mail marketing, avisando sobre um novo conteúdo disponível que possa ser do interesse daquele consumidor, por exemplo.
Mensurando os resultados
Uma etapa muito importante para entender se os objetivos das ações de marketing estão sendo alcançados é a mensuração dos resultados. Felizmente, o marketing digital disponibiliza diversas ferramentas que facilitam essa métrica. Afinal, é possível rastrear cada passo dos usuários que acessaram o site e acompanham as redes sociais (O Google Analytics é a ferramenta ideal para isso!), além de saber quantas vendas foram realizadas em um determinado período.
Dessa forma, não é apenas possível identificar quais canais ou mídias estão gerando mais leads, mas também que tipo de conteúdo desperta mais interesse no seu público.
Para organizar a frequência da mensuração, é preciso ter em mente que cada métrica traz um prazo diferente. Algumas são semanais, enquanto outras podem ser mensais e até mesmo semestrais.
O importante é ter em mente que, a curto ou a longo prazo, o marketing de conteúdo pode trazer excelentes resultados para a sua empresa, influenciando em como o consumidor vê e se relaciona com a marca e fidelizando clientes. Para saber mais, continue acompanhando nossas postagens ou deixe o seu comentário.
Até a próxima!
Guilherme Fellet
Fonte (referências):