7 passos para você ter uma presença digital relevante
Ter presença digital relevante e estar inserido dentro do mundo digital é mandatório para qualquer empresa. As pessoas buscam informações na internet o tempo todo e estar fora deste mundo hoje em dia faz com que você praticamente não exista para muitas pessoas.
Na atualidade, estar presente na internet é de extrema importância para qualquer um que quer ter visibilidade e se manter competitivo nos negócios. E não basta apenas estar no meio digital, é necessário também que você tenha relevância dentro da web, tendo uma posição de maior destaque em meio a tantas empresas e marcas.
Mas para se destacar e fazer com que sua presença digital seja relevante de verdade e traga vantagens e benefícios reais, é preciso fazer mais do que simplesmente ter um site ou um perfil online.
Há muito trabalho envolvido nisso, mas os resultados são gratificantes e bastante valiosos, podendo te abrir portas e trazer grande potencial de clientes e negócios. Conheça agora 7 passos para conseguir se destacar na sua estratégia de exposição digital.
1. Tenha uma boa plataforma
Ter um bom site é bastante importante e serve como o endereço da empresa na web, local onde as pessoas podem encontrar informações sobre a empresa e sobre os produtos e serviços que você dispõe. Também é no site que as pessoas podem ter um meio de contato com você e interagir com sua empresa.
Uma boa plataforma de referência é fundamental ter uma presença digital de qualidade. O site deve ser claro e organizado, com um layout atrativo e bonito. Considere também a funcionalidade do site, incluindo informações relevantes e de qualidade.
Pense também na usabilidade do site. Ele deve ser organizado de forma que o ciente possa encontrar o que procura com facilidade. Ele também precisa ter uma boa velocidade de carregamento e respostas, para evitar a fuga de acesso devido à lentidão.
2. Conheça seus objetivos
Procure entender quais são os seus objetivos de negócio e o que você busca dentro e fora da web. Porque você quer ser relevante? Qual é o objetivo que você deseja alcançar trabalhando a sua exposição digital?
Estabeleça metas e objetivos de curto e longo prazo, que sejam descritivas e bastante específicas e definia métricas para medir o atendimento destas metas. Isso é importante tanto para direcionar seu trabalho de posicionamento quanto para perceber se os resultados estão sendo atingidos.
Ser específico a respeito dos seus objetivos pode ajudar muito a manter o foco no seu direcionamento e pode te ajudar a orientar suas atividades dento e fora da rede. Por isso, é importante pensar bem a respeito e colocar no papel o que você espera.
3. Crie perfis em redes sociais
As redes sociais não devem ser deixadas de lado de forma nenhum. A estratégia para construir uma presença digital forte e relevante incluir a criação de perfis nas principais redes sociais. Eles são muito importantes para trazer visibilidade e estimular a interação com as pessoas.
Mas os perfis não podem ficar abandonados. Eles perfis precisam ser ativos e receber publicações frequentes que interessem ao seu público e tragam visibilidade. Isso ajuda a conquistar seguidores, que são muito importantes para ter autoridade nas redes sociais.
Os perfis em redes sociais são ótimos para as pessoas interagirem com sua empresa e sua marca e estarem sempre próximos da sua empresa.
Você pode focar em criar perfis em várias redes sociais ou focar mais naquela em que seu público-alvo tem maior representatividade e que tem mais relação com seu negócio.
4. Invista em conteúdo
Não basta ter um ótimo site e perfis nas redes sociais com muitos seguidores. É preciso investir em conteúdo sempre, fornecer informações que sejam relevantes para as pessoas.
O conteúdo é um dos itens que dá mais autoridade a um site dentro da internet, ajudando esta página a se destacar. Por isso, crie uma boa estratégia de conteúdo, realizando publicações periódicas e frequentes tanto dentro do site, como nas redes sociais.
Um blog vinculado ao site da sua marca também é uma ótima estratégia para fornecer conteúdo de qualidade para os usuários e ter um espaço para publicação de conteúdo online. Ele também é interessante para gerar visitas frequentes e ser um canal para distribuição de outros conteúdos, como ebooks.
O blog pode trazer mais visibilidade para seu site e atrair pessoas interessadas no seu conteúdo e que não entrariam em contato com sua marca de outra forma.
5. Use o SEO continuamente
O SEO é uma ferramenta excelente para otimizar seu site e te ajudar a ter uma presença digital relevante, criando ainda mais visibilidade. Tenha sempre o SEO em mente ao montar seu site, planejar conteúdo e inserir produtos.
Use o SEO corretamente em seu conteúdo e em suas publicações para otimizar seu site, melhorando seu ranqueamento dentro do Google gerando tráfego orgânico. Mas mesmo após conseguir um bom tráfego, continue a usar as estratégias de SEO para garantir ainda mais autoridade e a continuidade de relevância do seu site. Desta forma você garante que seus esforços não sejam superados por seus concorrentes.
6. Mantenha a interação com os usuários
Como já foi dito, os perfis em redes sociais são ótimos canais para interação com os usuários e as pessoas gostam de manter contato com as empresas e marcas. Mas não esqueça de fazer a sua parte e responder às interações e aos comentários dos usuários. Isso estimulando as pessoas a se comunicarem ainda mais e mantendo o interesse dos usuários na marca.
Nada pior que o usuário fazer uma pergunta em um comentário e não ter nunca um retorno. Todo o usuário deve ser tratado como um cliente me potencial, por isso de atenção ao que as pessoas postam. Esteja presente e interaja, não deixe as pessoas sem retorno.
Este tipo de interação estabelece um canal de comunicação muito valioso e que pode proporcionar informações a respeito do seu público, suas preferências e necessidades.
Você também pode usar outros canais para interagir com seu público, como comentários em publicações no blog ou enquetes dentro do seu site.
7. Mantenha o acompanhamento e analise os resultados
Para saber se sua estratégia de presença digital está sendo eficiente, é necessário manter um bom acompanhamento das ações e dos resultados gerados.
Para isso, monitore o tráfego o seu site através das ferramentas de estatística do Google (Google Analytics), para identificar os períodos de maior tráfego e ter outras informações relevantes. Também é possível monitorar as reações das pessoas aos seus conteúdos através de curtidas, teor dos comentários e também através do número de seguidores das redes sociais.
Este acompanhamento precisa ser diário e a análise destes dados pode mostrar onde sua estratégia está tendo sucesso e onde está sendo falha. Desta forma, é possível redirecionar as ações que não estão funcionando e reforçar as ações que estão sendo positivas.
Não tenha medo de se redirecionar e invista sempre em melhorias, afinal nem sempre é possível acertar na primeira e o mercado pode mudar. Por isso, invista em melhorias e ajustes frequentes.
Tenha paciência, pois ter uma presença digital de relevância não acontece do dia para a noite, mas traz muito potencial de negócios para sua empresa.
Quer saber mais sobre estratégias de posicionamento digital para sua marca? Continue em nosso site e siga-nos nas redes sociais.