ROI: Saiba por que ele é tão importante para sua campanha!
Ao decidir realizar um investimento em marketing, sempre fica a dúvida sobre qual tipo de campanha de marketing adotar e como monitorar a sua eficácia.
Saiba que existem métricas que podem ser calculadas e utilizadas para mensurar a eficácia de um investimento através do seu retorno. Isso pode ser feito para várias opções e utilizado para comparar investimentos e medir seus resultados.
Uma destas métricas é o ROI. Ele é um indicado amplamente aplicado em vários tipos de investimentos e também pode e dever utilizado quando falamos em campanhas de marketing.
Mas você sabe o que é esse indicador? E como ele pode ser aplicado? Conheça mais.
O que é ROI?
A sigla ROI refere-se a expressão em inglês Return over Investiment, ou seja, Retorno sobre o Investimento, também conhecida em alguns casos como Taxa de Retorno do Investimento. Esta é uma métrica utilizada para saber qual será o retorno a cerca de um investimento realizado, quanto a empresa ganhou ou irá ganhar se realizar um determinado aporte de dinheiro.
Isso inclui qualquer tipo de aporte monetário visando algum lucro futuro, como aquisição de máquinas e equipamentos, novas estratégias de gestão, treinamentos para vendas, campanhas de marketing, entre outros investimentos.
Ele tem a vantagem de ser muito objetivo e altamente eficaz, se for calculado da maneira correta. Ele também tem uma aplicação muito vasta, sendo um indicador muito dinâmico. Pode ser usado tanto para dimensionar investimentos setorizados e isolados, quanto para investimentos mais amplos.
Utilizando este indicador, é possível entender qual investimento vale a pena e avaliar as alternativas mais rentáveis, otimizando esforços para o que pode dar mais retorno. Com base neste indicador, também é possível planejar metas para alcançar resultados mais tangíveis e direcionara ações de investimento.
Como calcular este indicador
Existem algumas formas de calcular o ROI, mas a fórmula mais simples e direita é a seguinte, que pode ser aplicada em diversos tipos de investimentos:
ROI=(Receita-Custo/Custo)
Custos é o valor total propriamente investido, a soma de todas as despesas envolvidas no investimento. Receitas são os valores arrecadados através de vendas, ou recebidos pelo pagamento de produtos ou serviços.
Para exemplificar o cálculo, vamos imaginar um investimento cujo custo total foi de R$ 20.000,00. Obteve-se uma receita total de R$ 100.000,00 em vendas.
ROI=(100.000,00-20.000,00/20.000,00)
ROI=4
Neste caso, o ROI foi de 4. Ao multiplicar o valor calculado por 100, tem-se o valor expresso em porcentagem, ou seja, 400%. Isso quer dizer que um investimento de R$20.000,00 deu um retorno de 400%.
Este indicador pode ser usado de uma maneira muito abrangente, para determinar o retorno de qualquer investimento. Ele pode ter um valor positivo que representa que o retorno superou o investimento. Neste caso, considera-se que o investimento é atrativo e quanto maior for o valor calculado, mais atrativo será o investimento.
Mas o indicador também pode ter um valor negativo, significando que o retorno foi menor que o valor investido, ocasionando prejuízo. Quando cálculo é negativo, o investimento não é nem um pouco atrativo e deve ser descartado ou reestruturado.
Outro ponto importante é que ao se calcular o retorno de um investimento setorizado, deve-se utilizara apenas a receita deste setor. Por exemplo, se um supermercado investe em sua área de padaria, ao calcular o retorno é preciso considerara apenas a receita gerada pela padaria.
Aplicando o ROI em campanhas de marketing
As campanhas de marketing e estratégias de marketing em geral são investimentos necessários para alavancar vendas e melhorar seus negócios. Eles servem para dar mais visibilidade a marca, expor produtos e serviços, reafirmar a identidade da marca, entre outros objetivos.
Tudo isso com um único propósito: gerar renda e lucros. Por isso, estes tipos de investimento podem e devem avaliados usando a métrica do retorno de investimento.
Qualquer tipo de estratégia de marketing pode ser avaliado por este método, tais como blogs corporativos, marketing de conteúdo, mídias sociais, campanhas no Google AdWords, até mesmo campanhas de marketing tradicionais, como publicações de propagandas em jornais e panfletagem.
O ROI pode ser usado tanto para avaliar vários tipos de investimentos em marketing e compará-los, como para monitorar a eficiência de uma campanha de marketing através do seu retorno monetário para a empresa.
Existem muitas opções de campanhas de marketing, que podem ser aplicadas a vários tipos de empresas com eficiência. Entretanto, cada uma delas pode ter um resultado e um impacto diferente, dependendo do nicho de mercado, do público-alvo e vários outros fatores, como sazonalidade.
O que funciona muito bem para uma empresa talvez não funcione tão bem para outra. E o cálculo do retorno do investimento é uma maneira de mensurar com maior precisão se a campanha está realmente funcionando. Este número também pode levar a uma série de análises.
Vamos utiliza novamente um exemplo numérico. Supondo que uma empresa invista R$ 15.000,00 em uma estratégia de marketing focada em mídias sociais. Isso inclui todos os custos referentes a criação e manutenção do perfil, postagens e conteúdo. Esta empresa tem uma receita de R$ 40.000,00 gerada apenas por vendas originadas nas mídias sociais. O retorno seria de:
ROI=(40.000,00-15.000,00/15.000,00)
ROI=1,66
Ou seja, um retorno de 166% sobre o investimento.
Ao analisar este número, percebe-se que a campanha teve como resultado uma taxa de retorno positiva, que identifica que a campanha teve efetividade.
Se a taxa fosse negativa ou nula, teríamos um prejuízo. Mas mesmo nesse caso, conhecer a taxa de retorno é importante para saber que este investimento não funciona, e redirecionar suas ações para outra finalidade.
A empresa pode determinar qual é a meta de retorno que ela espera para uma campanha e monitorara o atendimento desta meta. No exemplo acima, podemos supor que a meta fosse de 150% de retorno. Com a taxa de retorno calculada cima, a meta estaria alcançada e o resultado realmente poderia ser considerado positivo.
Entretanto, se o empresário tiver determinado uma meta para a taxa de retorno de 200%, o calculado apresentado acima ainda não está ultrapassando a meta estipulada. A taxa de retorno continua sendo positiva, mas como a meta é mais agressiva, teremos que reavaliar as receitas para em outro momento no futuro para verificar novamente o atendimento da meta.
Outro ponto importante é que o ROI não leva em consideração o tempo e isso deve ser estipulado em uma análise mais aprofundada. São consideradas as receitas obtidas após a efetivação do investimento até o momento do cálculo.
Mas é possível fazer o cálculo da taxa de retorno estipulando períodos de tempo e ter um indicador ainda mais robusto. Desta forma, podem-se utilizar receitas obtidas durante um mês para ter uma taxa de retorno mensal. Ou utilizar a receita de uma não para o cálculo da taxa de retorno do investimento durante um ano.
Concluindo…
A taxa de retorno também pode ser utilizada para comparar ações de marketing e seus resultados. Neste caso, deve-se ter o cuidado de comparar ações e campanhas aplicadas ao mesmo setor ou aos mesmos canais de vendas.
Os parâmetros devem ser os mesmo para ambos os cálculos, ou então a comparação não fará sentido e poderá estar mascarada.
A Taxa de Retorno sobre Investimento é uma ferramenta poderosa para entender os resultados obtidos com a sua campanha de marketing e acompanhar sua evolução.
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