Quando se fala em contar histórias a primeira coisa que vem na cabeça é o ato de contar historinhas para as crianças dormirem, não é mesmo? Porém, desde que o mundo é mundo o indivíduo faz uso de narrativas para persuadir e ensinar outras pessoas.
O contar histórias vem muito antes dos livros e é a forma mais antiga de passar conhecimento. Bem lá atrás, na época do homem das cavernas, as pessoas passavam os seus conhecimentos por meio de relatos contados por desenhos nas paredes.
Mesmo com o passar do tempo as histórias continuam influenciando diretamente o ser humano e desenvolve um papel importantíssimo nas suas tomadas de decisão. No universo publicitário elas são peças chaves para vender o produto ao consumidor.
No marketing, a arte de contar histórias é o Storytelling, essa palavra vem do inglês e significa história (Story) mais a palavra contar (telling), ou seja, contar histórias. Por trás dessa ação existe uma ciência que oferece incontáveis benefícios e um deles é melhorar o contato por algum serviço ou produto durante uma conversa.
Para criar uma Storytelling boa ela deve ser inovadora e criativa para produzir uma relação pessoal e emocional, inspirar uma ação e levar o público alvo à uma mudança comportamental. Sendo assim, saber criar uma história envolvente vai ajudar a dar um “up” nos seus negócios, independente de qual nicho você é, pois ela vai ajudar a sua empresa a se conectar com os seus clientes.
Mas, é preciso que você saiba como contar essa história para impactar o seu consumidor. Sei que deve estar pensando na seguinte pergunta: por que preciso aprender a contar história se qualquer um pode fazer isso? A resposta dessa pergunta vem com outro questionamento: já aconteceu de você estar contando algo para uma pessoa e do nada ela parar de prestar atenção no que você está dizendo ou de repente mudar o assunto?
Por esse motivo, nesse post você vai aprender a contar boas histórias e descobrir como usar as palavras a seu favor.
Como construir uma Storytelling e contar uma história para alavancar o seu negócio?
Bom, até essa parte do post você aprendeu a importância de usar o Storytelling para alavancar o seu negócio, certo? Agora chegou a hora de saber mais a fundo como construir essa narrativa.
Para contar uma história que envolva o público alvo e consequentemente por meio dela vender um produto, serviço ou conquistar seguidores numa rede social, por exemplo, não existe um manual de instruções para segui-lo passo-a-passo, mas é possível seguir alguns padrões observando algumas estruturas que foram bem-sucedidas.
Perguntas importantes
Para começar, tenha em mente a resposta para algumas perguntas básicas, porém, muito importantes para contar a sua história. Sobre o que você vai falar? Para quem vai falar? Por que deve falar sobre o assunto? Onde, quando e como você vai falar? São alguns pontos que devem estar definidos antes de organizar as suas ideias e colocar a mão na massa.
O próximo passo é definir qual será o seu público alvo, pois uma história foi feita para ser contada de uma pessoa para outra. Feito isso, construa um personagem fictício ou uma persona, para te auxiliar durante o processo de criação. Após essas etapas, comece a montar o seu roteiro.
Como foi dito mais acima, as narrativas de sucesso costumam seguir um padrão de elementos e sequências. A seguir você vai conhecer a “Jornada do Herói”, um exemplo para ilustrar como construir uma história com base em uma técnica que vai ajudar a escrever um conto envolvente. Nesta técnica a persona principal é o herói. Vãos começar?
Passo a passo de construção da história
A introdução da estrutura do seu texto é o item fundamental, é nela que ocorre a apresentação do personagem ao público e é aí que se contextualiza a sua locação, a situação atual e o ambiente. Esta é a hora de iniciar o processo que vai gerar simpatia no público e fazer com que ele se identifique com o herói e consequentemente essa ligação vai despertar o interesse do espectador na sua história.
A seguir é o momento de apresentar o problema que deve ser feito de forma rápida, pois é na modificação da história pelo problema que vai aguçar a curiosidade do público. Esse problema vai tratar de coisas comuns que ocorrem no dia-a-dia, como um pneu furado, por exemplo. É importante escolher algo que seja parecido com a dor do personagem, por isso conhecer bem quem vai ouvir a sua história fará do seu Storytelling uma excelente campanha. A problemática exposta não deve ser uma tarefa fácil para que o seu herói possa querer desistir e ter argumentos para afirmar que tudo o que fizer vai dar errado. Nesta etapa da narrativa que são introduzidos os elementos que vão dificultar a conquista da vitória.
Depois disso, o herói será apresentado ao que vai ajudá-lo a superar os obstáculos que surgirão por meio de um líder. É neste momento que a sua marca, produto ou serviço deve ser apresentado. Essa estratégia faz com que o objetivo real da sua campanha seja visto como agente modificador que vai auxiliar o seu personagem na resolução do problema que parecia ser impossível de ser resolvido.
Na sequência vem o desafio final que só é superado depois que o herói vence todas as suas inseguranças e os seus próprios medos. O elemento fundamental da trama que visa transmitir confiança ao espectador é o desenvolvimento do caráter da persona mostrando toda a sua evolução. Desta forma, o seu público, que vai torcer pela vitória do seu personagem, vai tomar para si que, assim como o herói, a superação das dificuldades vai ajudá-lo a vencer o seu problema.
Neste momento é chegada a hora da conclusão da sua história. É aí que é apresentado à trama como a vida do seu herói mudou após superar o desafio e como ele está melhor após a conquista: mais maduro, inteligente, seguro e tranquilo. Depois disso você pode colocar o “fim”, com final feliz, na sua história.
Essa técnica vai funcionar porque ela atua com essas referências que já estão no subconsciente do ser humano, sendo assim, o indivíduo já possui a tendência de ficar simpatizante com as histórias que envolvem estes mesmos elementos de storytelling.
O “inimigo em comum” e a conexão com o seu público
Assim como nas tramas existem personagens memoráveis você pode fazer da sua empresa uma marca memorável. E depois de conhecer a Jornada do Herói chegou a vez de conferir a técnica do “inimigo em comum”
Essa estrutura é bem mais simples que a do herói, pois a história vai direto ao ponto chave que é aquilo que vai incomodar a sua audiência, o problema. No enredo deixe claro que assim como o público você também já passou por esse problema, ou seja, o “inimigo” dele também já o seu, porém, mostre que conseguiu superá-lo e que agora deseja ajudá-lo a superar. Para isso, será preciso encontrar o mesmo inimigo.
Ao conhecer o seu público vai saber que tipos de problemas ou dificuldades ele tem e mostre o seu serviço como a solução para isso. Neste tipo de estrutura dá para seguir o cainho inverso: ao invés de apresentar o problema conte os cases de sucesso dos seus clientes por conta dos seus serviços.
Usando essas ou outros tipos de histórias você vai criar storytelling valiosas e vai conseguir vender para o seu público a sua marca. É hora de colocar a mão na massa!
Você conhecia alguma técnica abordada aqui? Conta tudo nos comentários aí embaixo!
Guilherme Fellet