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Quando se fala em contar histórias a primeira coisa que vem na cabeça é o ato de contar historinhas para as crianças dormirem, não é mesmo? Porém, desde que o mundo é mundo o indivíduo faz uso de narrativas para persuadir e ensinar outras pessoas.

O contar histórias vem muito antes dos livros e é a forma mais antiga de passar conhecimento. Bem lá atrás, na época do homem das cavernas, as pessoas passavam os seus conhecimentos por meio de relatos contados por desenhos nas paredes.

 

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Mesmo com o passar do tempo as histórias continuam influenciando diretamente o ser humano e desenvolve um papel importantíssimo nas suas tomadas de decisão. No universo publicitário elas são peças chaves para vender o produto ao consumidor.

No marketing, a arte de contar histórias é o Storytelling, essa palavra vem do inglês e significa história (Story) mais a palavra contar (telling), ou seja, contar histórias. Por trás dessa ação existe uma ciência que oferece incontáveis benefícios e um deles é melhorar o contato por algum serviço ou produto durante uma conversa.

Para criar uma Storytelling boa ela deve ser inovadora e criativa para produzir uma relação pessoal e emocional, inspirar uma ação e levar o público alvo à uma mudança comportamental. Sendo assim, saber criar uma história envolvente vai ajudar a dar um “up” nos seus negócios, independente de qual nicho você é, pois ela vai ajudar a sua empresa a se conectar com os seus clientes.

Mas, é preciso que você saiba como contar essa história para impactar o seu consumidor. Sei que deve estar pensando na seguinte pergunta: por que preciso aprender a contar história se qualquer um pode fazer isso? A resposta dessa pergunta vem com outro questionamento: já aconteceu de você estar contando algo para uma pessoa e do nada ela parar de prestar atenção no que você está dizendo ou de repente mudar o assunto?

Por esse motivo, nesse post você vai aprender a contar boas histórias e descobrir como usar as palavras a seu favor.

 

Como construir uma Storytelling e contar uma história para alavancar o seu negócio?

Bom, até essa parte do post você aprendeu a importância de usar o Storytelling para alavancar o seu negócio, certo? Agora chegou a hora de saber mais a fundo como construir essa narrativa.

Para contar uma história que envolva o público alvo e consequentemente por meio dela vender um produto, serviço ou conquistar seguidores numa rede social, por exemplo, não existe um manual de instruções para segui-lo passo-a-passo, mas é possível seguir alguns padrões observando algumas estruturas que foram bem-sucedidas.

 

Perguntas importantes

Para começar, tenha em mente a resposta para algumas perguntas básicas, porém, muito importantes para contar a sua história. Sobre o que você vai falar? Para quem vai falar? Por que deve falar sobre o assunto? Onde, quando e como você vai falar? São alguns pontos que devem estar definidos antes de organizar as suas ideias e colocar a mão na massa.

O próximo passo é definir qual será o seu público alvo, pois uma história foi feita para ser contada de uma pessoa para outra. Feito isso, construa um personagem fictício ou uma persona, para te auxiliar durante o processo de criação. Após essas etapas, comece a montar o seu roteiro.

Como foi dito mais acima, as narrativas de sucesso costumam seguir um padrão de elementos e sequências. A seguir você vai conhecer a “Jornada do Herói”, um exemplo para ilustrar como construir uma história com base em uma técnica que vai ajudar a escrever um conto envolvente. Nesta técnica a persona principal é o herói. Vãos começar?

 

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Passo a passo de construção da história

A introdução da estrutura do seu texto é o item fundamental, é nela que ocorre a apresentação do personagem ao público e é aí que se contextualiza a sua locação, a situação atual e o ambiente. Esta é a hora de iniciar o processo que vai gerar simpatia no público e fazer com que ele se identifique com o herói e consequentemente essa ligação vai despertar o interesse do espectador na sua história.

A seguir é o momento de apresentar o problema que deve ser feito de forma rápida, pois é na modificação da história pelo problema que vai aguçar a curiosidade do público. Esse problema vai tratar de coisas comuns que ocorrem no dia-a-dia, como um pneu furado, por exemplo. É importante escolher algo que seja parecido com a dor do personagem, por isso conhecer bem quem vai ouvir a sua história fará do seu Storytelling uma excelente campanha. A problemática exposta não deve ser uma tarefa fácil para que o seu herói possa querer desistir e ter argumentos para afirmar que tudo o que fizer vai dar errado. Nesta etapa da narrativa que são introduzidos os elementos que vão dificultar a conquista da vitória.

Depois disso, o herói será apresentado ao que vai ajudá-lo a superar os obstáculos que surgirão por meio de um líder. É neste momento que a sua marca, produto ou serviço deve ser apresentado. Essa estratégia faz com que o objetivo real da sua campanha seja visto como agente modificador que vai auxiliar o seu personagem na resolução do problema que parecia ser impossível de ser resolvido.

Na sequência vem o desafio final que só é superado depois que o herói vence todas as suas inseguranças e os seus próprios medos. O elemento fundamental da trama que visa transmitir confiança ao espectador é o desenvolvimento do caráter da persona mostrando toda a sua evolução. Desta forma, o seu público, que vai torcer pela vitória do seu personagem, vai tomar para si que, assim como o herói, a superação das dificuldades vai ajudá-lo a vencer o seu problema.

Neste momento é chegada a hora da conclusão da sua história. É aí que é apresentado à trama como a vida do seu herói mudou após superar o desafio e como ele está melhor após a conquista: mais maduro, inteligente, seguro e tranquilo. Depois disso você pode colocar o “fim”, com final feliz, na sua história.

Essa técnica vai funcionar porque ela atua com essas referências que já estão no subconsciente do ser humano, sendo assim, o indivíduo já possui a tendência de ficar simpatizante com as histórias que envolvem estes mesmos elementos de storytelling.

 

O “inimigo em comum” e a conexão com o seu público

 

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Assim como nas tramas existem personagens memoráveis você pode fazer da sua empresa uma marca memorável. E depois de conhecer a Jornada do Herói chegou a vez de conferir a técnica do “inimigo em comum”

Essa estrutura é bem mais simples que a do herói, pois a história vai direto ao ponto chave que é aquilo que vai incomodar a sua audiência, o problema. No enredo deixe claro que assim como o público você também já passou por esse problema, ou seja, o “inimigo” dele também já o seu, porém, mostre que conseguiu superá-lo e que agora deseja ajudá-lo a superar. Para isso, será preciso encontrar o mesmo inimigo.

Ao conhecer o seu público vai saber que tipos de problemas ou dificuldades ele tem e mostre o seu serviço como a solução para isso. Neste tipo de estrutura dá para seguir o cainho inverso: ao invés de apresentar o problema conte os cases de sucesso dos seus clientes por conta dos seus serviços.

Usando essas ou outros tipos de histórias você vai criar storytelling valiosas e vai conseguir vender para o seu público a sua marca. É hora de colocar a mão na massa!

Você conhecia alguma técnica abordada aqui? Conta tudo nos comentários aí embaixo!

 

Guilherme Fellet

 

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