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Se você deseja vender seus produtos on-line, mas não possui as habilidades e / ou o tempo necessário para criar um site, o WhatsApp é o canal que pode ajudá-lo a alcançar seus clientes imediatamente, sem nenhum custo.

O WhatsApp é o aplicativo de mensagens diretas mais usado no mundo; cerca de 1,3 bilhão de pessoas o usam para se comunicar diariamente com amigos e familiares, gastando mais tempo conversando do que em seus perfis do Facebook ou Instagram.

Por esse motivo, apesar de o WhatsApp não ter nascido como ferramenta de marketing, as empresas podem usar esse canal para vender seus produtos e / ou serviços. Então, vamos entender como e o que você pode fazer isso pelo WhatsApp.

 

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Por que optar por usar o WhatsApp como meio de comunicação?

O WhatsApp permitirá que você alcance seus usuários onde quer que eles estejam e estabeleça um relacionamento pessoal com seu cliente, que se sentirá valorizado e estará propenso a comprar de você no futuro.

O uso dessa ferramenta para oferecer suporte a seus clientes durante a fase de compra é simples e basicamente gratuito.

Além da comunicação com clientes, o WhatsApp pode ser utilizado pela sua equipe de trabalho. E, como quase todo mundo o usa, não requer treinamento.

Outra vantagem é que não preciso pedir explicitamente à equipe para verificar o WhatsApp, pois todos estarão ligados a ele.

Podem ser formados grupos de trabalho, como vendas e desenvolvimento no WhatsApp, para o compartilhamento de mensagens instantâneas para as quais um email não é necessário. É rápido e divertido de usar.

 

Usando o WhatsApp para Marketing e Promoção

O WhatsApp pode ser uma ferramenta de marketing muito forte. É uma boa plataforma individual para comunicação direta com nossos ouvintes.

Você pode usar o WhatsApp para enviar imagens, arquivos de áudio, videoclipes curtos de seus produtos e mensagens de texto para usuários de todo o mundo.

Ao contrário do SMS ou do e-mail, há menos restrições no formato e as chances de entrega são maiores.

Isso não significa que você deve enviar spam a seus clientes via mensagens do WhatsApp.

Idealmente, você deve usar o WhatsApp para se conectar com clientes fiéis existentes, em vez de tentar alcançar novos usuários. Todo mundo odeia mensagens vindas de números desconhecidos.

Se você realmente deseja obter uma boa resposta, precisará criar maneiras criativas de promover seus negócios usando o WhatsApp. Aqui, seguem algumas dicas:

 

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1. Grupos do WhatsApp.

Os grupos do WhatsApp são um ótimo lugar para promover seus serviços ou produtos. Você pode formar seu próprio grupo de vendedores on-line ou participar de um com um link de convite.

Pense nisso como uma plataforma de rede em que você pode não apenas postar links para seu serviço ou produto, mas também trocar ideias de negócios.

Para começar, você pode criar um grupo para sua empresa ou participar de grupos de compradores e vendedores da mesma comunidade.

 

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2. Status do WhatsApp.

No início deste ano, o WhatsApp introduziu um novo recurso chamado Status. Assim como a story do Instagram ou Snapchat, o WhatsApp Status permite que os usuários compartilhem fotos ou vídeos rápidos que desaparecem após um período de 24 horas.

Seu status do WhatsApp é automaticamente compartilhado com seus contatos, portanto, você pode ter certeza do máximo de visualizações.

Você pode usá-lo para exibir fotos de seus produtos ou uma demonstração rápida de como seu produto pode beneficiar o usuário e os compradores interessados entrarão em contato.

 

3. Transmissão do WhatsApp.

Deseja enviar uma mensagem pessoal para todos, mas não deseja copiar e colar várias vezes? Use as listas de transmissão do WhatsApp para enviar mensagens em massa. Alcance um grande número de pessoas com apenas um recurso.

Para fazer isso, crie listas relacionadas a tópicos específicos e, em seguida, explique as comunicações unidirecionais projetadas para aumentar o engajamento, assim como você faz no Twitter. Por exemplo, inclua links ou convites em suas mensagens.

 

Como você pode começar a vender via WhatsApp?

Aqui estão as etapas que você deve seguir para acessar sua loja no WhatsApp:

 

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Etapa 1 – Faça o download do aplicativo WhatsApp Business

O WhatsApp Business pode ser baixado gratuitamente na Play Store e nasceu com o objetivo de ajudar as empresas a criar um perfil de negócios no aplicativo.

Sua funcionalidade e interface do usuário são muito semelhantes à versão tradicional do aplicativo.

Etapa 2 – Criar uma página comercial

Depois de baixar e instalar o aplicativo no seu smartphone, você terá que criar seu perfil comercial.

É importante observar que você não pode usar o mesmo número de telefone que já usa no WhatsApp e precisará comprar um novo que será dedicado especificamente ao seu negócio.

Depois que o aplicativo for aberto, você será solicitado a verificar seu número de telefone, escolher o nome da sua empresa (Nota: ele não pode ser alterado posteriormente) e configurar uma foto do perfil.

Para alterar seu perfil comercial do WhatsApp, você seguirá os seguintes passos:

  • abra o WhatsApp Business> clique no botão Menu> Configurações> Configurações da empresa> Perfil
  • clique em “Editar” no canto superior direito
  • edite os campos e salve as alterações

 

Etapa 3 – Defina horários de abertura, mensagens de boas-vindas e descrição da empresa

Esta seção de configurações é uma das principais diferenças que você notará no aplicativo tradicional. A partir daqui, você pode configurar:

  • horário de funcionamento da sua empresa
  • uma mensagem de boas-vindas que será enviada assim que a primeira mensagem do cliente for recebida
  • uma mensagem de ausência, enviada quando você é contatado fora do horário de funcionamento
  • respostas rápidas que permitirão que você responda rapidamente às perguntas frequentes de seus usuários.

 

Etapa 4 – Faça o download do WhatsApp Web

Nesta fase, você terá que decidir qual ferramenta usar para gerenciar seus bate-papos.

Se você está apenas começando, espera um baixo volume de mensagens e está sozinho no gerenciamento dos bate-papos, então pode escolher o WhatsApp Web, a interface da área de trabalho que permite responder a bate-papos no seu PC.

 

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Etapa 5 – Anuncie a presença da sua empresa on-line e off-line no WhatsApp

Neste ponto, você terá que garantir que os clientes o encontrem.

De fato, no WhatsApp, você não tem a possibilidade de ser pesquisado por nome ou local; você precisará fornecer seu número de telefone a seus clientes para permitir que eles entrem em contato com você.

Você pode fazer isso em sua loja física, imprimindo o número no seu letreiro, em seus recibos ou on-line, na sua conta do Google MyBusiness, na sua página do Facebook ou no seu site por meio de um widget “clique para conversar”.

Para os mais experientes em tecnologia, você pode até promover sua empresa com anúncios que levam o usuário a iniciar um bate-papo diretamente com você.

 

Etapa 6 – gerencie bate-papos recebidos e comece a vender

Depois de seguir estas etapas, você pode finalmente começar a conversar com seus usuários e vender seus produtos e serviços.

Agora é sua vez: com base na natureza de seus produtos e serviços, você pode usar este canal de comunicação para orientar seus contatos na compra e, por que não, apoiá-los na fase de pós-venda.

 

Bora vender?

 

Guilherme Fellet