o que e inbound marketing

Se você ainda não ouviu falar sobre Inbound Marketing, esse artigo foi feito para você.

Inbound Marketing ou Marketing de Conteúdo é o conjunto de estratégias que busca despertar a atenção das pessoas e consequentemente relacionamento, sem usar qualquer forma de interrupção.

O que acontece é que hoje em dia com o mar de informação que temos, o que as pessoas mais repudiam é a venda pura, sem uma preparação devida (Ou você gosta de ligações de telemarketing às 8:00 da manhã do sábado? Eu odeio…)

E é aí que as táticas de Inbound entram.

Usando-as de uma forma apropriada, você cria uma conexão real com o seu público através de conteúdo altamente relevante e de valor.

E quem deve usar Inbound Marketing?

quem deve usar o inbound marketing

Toda empresa ou profissional liberal que queira se comunicar com sua persona, de forma apropriada, deveria criar conteúdo.

Nem todos os clientes estão prontos para adquirir seu produto, por que eles não têm informação suficiente para definir a resolução de compra ou contratação do seu serviço.

Por exemplo… Vamos supor que você possui um açougue. Como poderia despertar o interesse da audiência através de conteúdo?

Disponibilizando um E-book com receitas ou escrevendo um artigo com as melhores churrascarias na região. A venda nesse momento não é o foco. Você quer num primeiro momento atrair o olhar do público para o seu conteúdo.

Esse foi apenas um exemplo, e qualquer nicho pode e deve adotar essa estratégia no seu modelo de aquisição de novos clientes, e se você ainda não está utilizando, saiba que o seu concorrente está.

O que é Inbound Marketing?

o que e inbound marketing na pratica

Para melhor definir o que é o Inbound Marketing, é necessário saber o que NÃO É Inbound Markekting.

O conceito de Outbound Marketing (ou marketing de interrupção) vem para se contrapor esse conceito. Sabe aquelas propagandas na televisão em que você é literalmente obrigado a ver todos os anúncios, quebrando toda a atenção que você estava dedicando àquele seu programa favorito? Pois bem, esse é o caso clássico.

O Inbound Marketing chama atenção usando táticas que fazem parte desse fluxo de informação de forma orgânica, sem imposição, já que é o público que vai atrás do seu conteúdo e não o contrário.

Para que haja essa conexão entre você e seu público, o conteúdo tem que ser de EXTREMO valor e resolver um problema, esclarecer alguma dúvida e ao mesmo tempo entreter.

Algumas vantagens do Inbound:

  • Custo muito mais baixo em relação ao Outbound Marketing
  • Público muito mais engajado com seu conteúdo e marca
  • Geração de muito mais leads qualificados, que são devidamente nutridos ao longo da jornada de compra
  • Custo por leads menor
  • As necessidades do cliente são colocadas no topo das prioridades e não a venda em si
  • Como o mercado está usando e lucrando com essa estratégia

Como o mercado está usando e lucrando com essa estratégia

funil de vendas no inbound marketing

O mercado está usando e lucrando com estratégias de Inbound, pelo fato de acelerar o processo de vendas, ou seja, um consumidor orientado, sabe de suas necessidades e decide rapidamente tomar uma decisão de compra.

Mas como funciona essa estratégia?

A grosso modo, quando o consumidor não encontra a informação, ele vai atrás, se uma empresa que oferece essa informação do produto ou serviço em questão (naquele momento um laço de confiança é estabelecido, até aquele momento, a empresa foi a única a dizer ou explicar o que buscava.

Quando você nutre e orienta o cliente com suas informações, suas chances são ainda maiores de converter aquele consumidor, porque você tem a opção de mostrar todos os aspectos, e como lidar com eles.

A estratégia de Inbound Marketing pode ser apresentada através do funil de vendas, partindo da identificação das necessidades do seu público-alvo até a conversão.

Isso atrai cada vez mais pessoas interessadas em algum produto ou serviço, mostrar em diversos ângulos para que o consumidor conheça a versatilidade e as vantagens da sua oferta.

Uma estratégia também presente em quase todas as empresas, são formas de minimizar os custos na operação, o Outbound Marketing, por exemplo, depende de diversos recursos financeiros para que converta de forma efetiva, diferente do Inbound Marketing que é infinitamente mais barato.

O poder do conteúdo e o engajamento com a sua audiência

inbound and outbound marketing

No mundo em que vivemos informação é uma forte moeda de troca e porque não trocar essa informação com o consumidor, por exemplo: gerar um conteúdo que poderá se apresentar como um post no facebook, um post no blog, algo que informe e de alguma maneira se relacione com o processo de compra ou uso do serviço.

Quando o conteúdo é entregado nessas etapas, o engajamento é certo, o consumidor se identifica e se torna um verdadeiro fã da sua marca. O tradicional boca a boca é o objetivo final: Um Marketing barato e altamente eficaz, ou você nunca seguiu a recomendação de um amigo em alguma compra?

Isso gera audiência e autoridade no mundo virtual, quanto mais pessoas veem a interação, mais curiosos serão atraídos, consequentemente comprarão e  esse ciclo de conteúdo trabalhado de forma estratégica, pode melhorar ainda mais seu ROI (Retorno sobre Investimento).

Outbound Marketing ainda funciona?

lucrar com marketing

Como vimos, o Outbound Marketing é todo processo ativo que uma empresa faz para prospectar um cliente, veja se sua empresa faz algumas atividades:

  • O comercial prospecta por telefone (Telemarketing)?
  • Anuncia na TV ou rádio?
  • Anuncia na internet (Adwords, Facebook Ads, Taboola, etc..)?
  • Alguém visita alguma empresa para fechar negócio?

Todas essas ações são de Outbound Marketing, então sim! Funciona, MAS… não sozinha.

Em muitos mercados onde a venda é complexa, a melhor estratégia é misturar o Outbound e Inbound para que o processo de vendas, um completando o outro, para um único fim: vender mais.

Para negócios pequenos ou que estão iniciando agora, o Outbound Marketing, muitas vezes nem chega a ser uma opção. Justamente por conta do seu custo mais elevado em comparação ao Inbound Marketing.

Como posso usar Inbound no meu negócio?

marketing inbound funil

O Inbound Marketing pode ser usado na sua empresa ou por profissionais liberais, mas para isso é necessário conhecer o seu público (persona) e como os consumidores estão inseridos em sua jornada de compra.

Falaremos em profundidade sobre a definição de persona em um próximo artigo do blog.

Quando você nutre um consumidor com conteúdo para decidir se é o momento certo para compra, se ele está apto para comprar, se atenderá as necessidades e com isso um relacionamento começa a ser construído.

O Inbound Marketing não é só informação, você precisa oferecer seu produto ou serviço de alguma forma, então há vários métodos para obter o contato do seu público, hoje em dia há estratégias, como as Recompensas digitais (ou iscas), como por exemplo: E-books, planilhas ou templates para apresentação.

Obter o contato dos consumidores interessados (feitas por listas de e-mail, o seu maior ativo numa estratégia de Inbound), é algo muito precioso, imagine a oportunidade de conversar com alguém que está interessado no seu produto ou serviço e quer mais informações? O Inbound Marketing proporciona isso, aumentando as taxas de conversão.

Esse é um pequeno ciclo, mas existem diversas formas e estratégias que podemos aplicar.

Conclusão

No Inbound Marketing, você mostra para a sua persona (consumidor ideal), o quanto ela realmente precisa de determinado produto, agrega valor ao produto, enfim, o Inbound Marketing serve para educar e engajar a pessoa que de falto você quer atingir.