Se você chegou até aqui é porque já viu o nome “Omnichannel” em algum lugar. Neste artigo, você irá entender o que é esse conceito dentro do Marketing e como ele pode ajudar o seu negócio.
Essa estratégia é útil para qualquer tipo de negócio, e além de ajudar a criar uma harmonia dentro das suas campanhas e ações de marketing, ela facilita a distribuição do seu conteúdo em diversos canais e redes sociais.
E aí, interessou? Então continue lendo até o final!
O que é Omnichannel?
Em sua essência, o Omnichannel consiste em integrar as ações de marketing, atendimento e vendas em todos os canais: lojas físicas, virtuais, redes sociais e plataformas de conteúdo.
O objetivo é utilizar todos os recursos disponíveis em alinhamento com uma única ação.
Por exemplo, uma empresa Omnichannel é aquela em que o consumidor é capaz de utilizar qualquer canal disponível para realizar a mesma ação. Ou seja, ele pode comprar o mesmo produto ou receber atendimento na loja virtual, loja física, rede social, telefone, etc.
Para quem compra é uma vantagem enorme, afinal cada pessoa prefere usar um determinado tipo de canal. E para a empresa também, pois ela atinge públicos em todas as plataformas e meios de divulgação, tendo a oportunidade de gerar vendas e conversões 24 horas por dia.
O principal objetivo de uma estratégia Omnichannel é estreitar as relações entre o mundo online e offline. Isso tem como consequência uma melhora considerável na experiência do usuário.
Diferença entre Multichannel e Omnichannel
Omnichannel não significa publicar o mesmo conteúdo em várias redes. Essa é a confusão clássica com outra estratégia, que é a Multichannel.
Multichannel, ou multicanal, é uma estratégia de marketing centralizada na marca, enviando a mesma mensagem ou campanha para clientes e públicos em vários canais de distribuição. Ou seja, o foco é a marca.
Na estratégia Omnichannel, o conceito muda, pois ela mantém a mensagem relevante mantendo cada canal de distribuição atualizado conforme o consumidor engaja com a sua marca. Cada canal é otimizado para um determinado tipo de conteúdo. O centro da estratégia é o cliente.
Vamos a um exemplo prático:
Suponha um cliente que navegou pela sua loja virtual, se cadastra na sua lista de e-mails e opta por receber mensagens SMS.
Você envia uma mensagem de boas vindas com um cupom de desconto via SMS e também um e-mail.
O consumidor navega pelo site, se cadastra para receber notificações push, mas acaba não realizando uma compra.
O consumidor clica em um anúncio de retargeting e volta para o site, adiciona produtos no carrinho.
Recebe uma mensagem por e-mail sobre o carrinho em aberto. Clica no banner do e-mail e volta para a loja.
Finaliza a compra e se cadastra para receber atualizações pelo Whatsapp. Ele passa a receber a confirmação de compra e o rastreamento da encomenda pelo Whatsapp.
A partir daqui, cada um desses canais pode ser usado novamente para enviar mensagens e promoções para esse consumidor.
Esse é o conceito omnichannel.
O seu cliente sempre receberá uma mensagem personalizada que é diretamente relevante com o ponto em que ele está na jornada do consumidor, independente do canal.
Como Conectar o mundo online e off-line para produtos digitais?
No caso do marketing digital, muitos produtores e experts focam no mundo online. Porém, entenda que, por m ais que a internet seja um veículo fantástico de distribuição, manter uma autoridade e presença off-line também é importante e traz mais autoridade para você e para a sua marca.
Realizar eventos físicos, enviar cartas e brindes por correio, aparecer na televisão ou em uma publicação física ajudam a unir o marketing tradicional off-line com o mundo digital.
Imagine comprar um curso online e receber em casa uma cópia do livro físico daquele produtor?
Ou uma carta de boas vindas?
Esse tipo de experiência ainda não é comum, e você pode tirar proveito disso para se diferenciar da multidão.
Conclusão
Unir estratégias de marketing com o conceito omnichannel é uma excelente maneira de melhorar a experiência do usuário.
A prática comum utilizada no mercado é a Multicanal, em que a empresa distribui o mesmo conteúdo em várias redes. É algo mais simples de se fazer e demanda apenas algumas adaptações no conteúdo.
Porém, se você quer levar seu negócio para outro nível, uma estratégia Omnichannel é mais recomendada. Especialmente se você trabalha com prestação de serviços e lojas virtuais.
O cliente se sentirá muito mais conectado com a marca, pois há vários pontos de contato , cada um entregando a mensagem mais adaptada a esse canal e também à jornada do consumidor.
Espero que tenha gostado do conteúdo! Não se esqueça de acompanhar o nosso Instagram para receber dicas diárias de marketing digital e lançamentos.