Se você chegou até aqui é porque já viu o nome “Omnichannel” em algum lugar. Neste artigo, você irá entender o que é esse conceito dentro do Marketing e como ele pode ajudar o seu negócio.

Essa estratégia é útil para qualquer tipo de negócio, e além de ajudar a criar uma harmonia dentro das suas campanhas e ações de marketing, ela facilita a distribuição do seu conteúdo em diversos canais e redes sociais.

E aí, interessou? Então continue lendo até o  final!

O que é Omnichannel?

o que e omnichannel

Em sua essência, o Omnichannel consiste em integrar as ações de marketing, atendimento e vendas em todos os canais: lojas físicas, virtuais, redes sociais e plataformas de conteúdo.

O objetivo é utilizar todos os recursos disponíveis em alinhamento com uma única ação.

Por exemplo, uma empresa Omnichannel é aquela em que o consumidor é capaz de utilizar qualquer canal disponível para realizar a mesma ação. Ou seja, ele pode comprar o mesmo produto ou receber atendimento na loja virtual, loja física, rede social, telefone, etc.

Para quem compra é uma vantagem enorme, afinal cada pessoa prefere usar um determinado tipo de canal. E para a empresa também, pois ela atinge públicos em todas as plataformas e meios de divulgação, tendo a oportunidade de gerar vendas e conversões 24 horas por dia.

O principal objetivo de uma  estratégia Omnichannel é estreitar as relações entre o mundo online e offline. Isso tem como consequência uma melhora considerável na experiência do usuário.

Diferença entre Multichannel e Omnichannel

multichannel vs omnichannel

Omnichannel não significa publicar o mesmo conteúdo em várias redes. Essa é a confusão clássica com outra estratégia, que é a Multichannel.

Multichannel, ou multicanal, é uma estratégia de marketing centralizada na marca, enviando a mesma mensagem ou campanha para clientes e públicos em vários canais de distribuição. Ou seja, o foco é a marca.

Na estratégia Omnichannel, o conceito muda, pois ela mantém a mensagem relevante mantendo cada canal de distribuição atualizado conforme o consumidor engaja com a sua marca. Cada canal é otimizado para um determinado tipo de conteúdo. O centro da estratégia é o cliente.

Vamos a um exemplo prático:

Suponha um cliente que navegou pela sua loja virtual, se cadastra na sua lista de e-mails e opta por receber mensagens SMS.

Você envia uma mensagem de boas vindas com um cupom de desconto via SMS e também um e-mail.

O consumidor navega pelo site, se cadastra para receber notificações push, mas acaba não realizando  uma compra.

O consumidor clica em um anúncio de retargeting e volta para o site, adiciona produtos no carrinho.

Recebe uma mensagem por e-mail sobre o carrinho em aberto. Clica no banner do e-mail e volta para a loja.

Finaliza a compra e se cadastra para receber atualizações pelo Whatsapp. Ele passa a receber a confirmação de compra e o rastreamento da encomenda pelo Whatsapp.

A partir daqui, cada um desses canais pode ser usado novamente para enviar mensagens e promoções para esse consumidor.

Esse é o conceito omnichannel.

O seu cliente sempre receberá uma mensagem personalizada que é diretamente relevante com o ponto em que ele está na jornada do consumidor, independente do canal.

Como Conectar o mundo online e off-line para produtos digitais?

conectar marketing online e offline

No caso do marketing digital, muitos produtores e experts focam no mundo online. Porém, entenda que, por m ais que a internet seja um veículo fantástico de distribuição, manter uma autoridade e presença off-line também é importante e traz mais autoridade para você e para a sua marca.

Realizar eventos físicos, enviar cartas e brindes por correio, aparecer na televisão ou em uma publicação física ajudam a unir o marketing tradicional off-line com o mundo digital.

Imagine comprar um curso online e receber em casa uma cópia do livro físico daquele produtor?

Ou uma carta de boas vindas?

Esse tipo de experiência ainda não é comum, e você pode tirar proveito disso para se diferenciar da multidão.

Conclusão

estrategia omnichannel marketing

Unir estratégias de marketing com o conceito omnichannel é uma excelente maneira de melhorar a experiência do usuário.

A prática comum utilizada no mercado é a Multicanal, em que a empresa distribui o mesmo conteúdo em várias redes. É algo mais simples de se fazer e demanda apenas algumas adaptações no conteúdo.

Porém, se você quer levar seu negócio para outro nível, uma estratégia Omnichannel é mais recomendada. Especialmente se você trabalha com prestação de serviços e lojas virtuais.

O cliente se sentirá muito mais conectado com a marca, pois há vários pontos de contato , cada um entregando a mensagem mais adaptada a esse canal e também à jornada do consumidor.

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