O que é Remarketing e porque ele é tão poderoso?
Podemos dizer que Remarketing é uma estratégia muito eficiente usada aliando Google Adwords/ Facebook Ads que direciona anúncios para pessoas que já demonstraram interesse por um serviço ou produto.
Esses anúncios podem ser vistos em redes sociais, blogs, sites diversos, sites de notícias e todo tipo de conteúdo, além claro de todos os parceiros do Google.
O intuito desses anúncios é fazer uma abordagem mais agressiva tentando aumentar as chances de que a venda de um produto seja realizada, aqui a insistência é a arma do negócio.
Partindo do princípio que o seu prospect já teve contato com seu serviço ou produto e por algum motivo não comprou, você vai fazer uma nova abordagem ou dando um bom desconto ou gerando mais valor ao produto com uma nova feature ou produto bônus.
E dentro do e-commerce ele é uma técnica bastante conhecida e se você ainda não tenta captar possíveis clientes com essa ferramenta, saiba que pode estar perdendo boas oportunidades de fechar negócios.
Sabe por que o Remarketing é tão poderoso?
Porque de acordo com pesquisas realizadas pelo próprio Google, cerca de 90% das pessoas que acessam um produto de forma inicial, não acabam efetuando a compra. Portanto as chances de venda em um primeiro contato é praticamente impossível. Esse é um ponto fundamental que torna essa ferramenta tão importante. Basta analisar, quantas pessoas acessam uma loja virtual, enchem o carrinho de produtos e desistem.
Para quem trabalha com programas de afiliados e infoprodutos, a necessidade de se trabalhar com essa ferramenta é ainda maior, pois são necessárias várias abordagens até convencer o cliente a adquirir seu produto.
Conheça todo o poder do Remarketing
O Remarketing é uma tática muito poderosa que só traz benefícios para seus negócios, vamos então conhecer suas vantagens:
Captação de Clientes:
o Remarketing pode beneficiar sua empresa de diversas maneiras, mas sem dúvidas a mais importante é o poder de captação que ele possui. Já sabemos que isso se dá exibindo os anúncios para as pessoas que já tiveram contato com seu produto ou com itens relacionados. Tudo isso se dá de forma automática, pois o Google monitora tudo que você acessa e através dos cookies. Deste ponto começa o Remarketing, abastecendo os clientes de propagandas a fim de que eles adquiram mais produtos. Dessa forma muitas pessoas são atraídas até suas páginas de venda, facilitando essa “caçada”.
Aumento de Conversões:
Todo mundo que trabalha com essa ferramenta visa aumentar o número de vendas e isso só acontece quando cresce também o número de conversões. Quando dizemos conversão trata – se não somente de venda, mas sim o resultado positivo de toda ação que foi trabalhada dentro do Remarketing. As atividades usadas na campanha podem ser:
- O preenchimento de seus dados em algum site.
- O acesso a páginas de um blog.
- Baixar algum arquivo.
- Inscrição em uma lista de emails ou feed.
O que realmente conta é o número de conversão pré ajustado e independente do trabalho acima escolhido, o Remarketing tem toda a capacidade para lhe auxiliar.
O que vai importar para o aumento da taxa de conversão é a execução da tarefa pré-definida e independentemente de qual você escolher, o Remarketing está apto para lhe ajudar em todas.
Melhor Relacionamento: utilizando todos os seus recursos você poderá construir um mapeamento detalhado explicando como é o comportamento do seu público-alvo, recebendo relatórios demonstrando como cada cliente se comportou diante do envio dos anúncios. A ferramenta é tão completa que até o histórico de navegação de cada cliente dentro do seu site estará a sua disposição. De posse de todas essas informações você saberá o que oferecer novamente para ele, com a certeza de que será interessante.
Anúncios engajados:
Isso é muito importante para definir qual modelo de anúncio mais funciona com determinado cliente. Está a sua disposição vários tipos de anúncios como: vídeos, textos ou imagens. Sabendo qual a forma que mais atrai determinado público é possível aumentar seu poder de engajamento.
Anúncios Personalizados:
Para quem trabalha com infoprodutos ou com loja virtual isso é muito interessante porque dentro do Remarketing você pode criar os anúncios para cada produto. Trabalhando de forma personalizada conseguirá destacar os melhores pontos sobre seu produto.
Gráficos Personalizados: Várias plataformas não possuem a capacidade gráfica que o Remarketing possui. Nos anúncios podem ser inseridos vídeos e imagens de alta qualidade, impactando seus clientes em potencial. Mídias de alta qualidade tornam os anúncios muito mais atraentes.
Fortalecimento da Marca:
Hoje já não é possível calcular quantas pessoas acessam o Google todos os dias. Imagine agora quantas pessoas estarão vendo um anúncio de seu produto ao redor do planeta. A internet é um infinito de possibilidades de negócios e o Google Adwords conhece muito bem tal território. Principalmente para você que trabalha com infoprodutos, isso é trazer uma máquina de conversão para dentro de sua empresa.
CPC baixo:
O custo por clique dentro do remarketing é muito menor que em uma campanha de display comum, uma vez que o cliente já teve um primeiro contato com sua empresa essa taxa de investimento cai drasticamente. Com um investimento menor você terá melhores resultados.
Mapeamento de Sites: a partir dessa ferramenta você consegue analisar quais são os sites que estão trazendo melhor retorno para seus anúncios e trabalhar com mais intensidade em cima deles, sem desperdiçar tempo nem dinheiro.
O Qual a diferença entre Remarketing e Retargeting?
Muitas vezes você vai ouvir ou ver o termo Retargeting também. Não existe diferença entre ambos, o que acontece é que um faz parte do outro. Aqueles anúncios que você vai ver sempre aparecendo em várias páginas que visita, após ter pesquisado por algum produto, por exemplo, é chamado de Retargeting.
Remarketing nada mais é que o nome dado pelo Google para a ferramenta. Podemos dizer então que dentro da ferramenta de Remarketing que o Google Adwords e o Facebook dispõe, existem os anúncios chamados de Retargeting que buscam conquistar os internautas que já tiveram um contato com seu produto, ou com itens semelhantes ao seu.
Conclusão
O ponto importante a ser estudado é a freqüência com que esses anúncios são exibidos. Sabemos que tudo em exagero acaba se tornando chato.
Como os anúncios funcionam da mesma maneira, imagine que você faça uma pesquisa por um tênis em um site especializado no assunto.
Você analisou todas as ofertas, preços modelos, mas decide não realizar a compra naquele momento. Pronto, a partir de então em várias páginas que você acessar vai aparecer um banner sobre aquela loja ou uma similar, ou mesmo um anúncio sobre o produto que você se interessou.
Até aí tudo bem, agora imagine se isso fosse usado de forma indiscriminada, bombardeando você de anúncios chatos até para fechar.
Por isso o Google toma todo o cuidado para que a abordagem dentro do Remarketing seja suave e não invasiva, despertando seu interesse sim em adquirir os produtos e não ficar furioso com os anúncios em sua tela.
Agora que você conhece todo o potencial do Remarketing, seus conceitos e definições, conte – nos o que achou dessa fantástica ferramenta. Muitas pessoas não sabiam como o Google começava a apresentar anúncios exatamente sobre algo que você se interessava. É a tecnologia cada vez mais empenhada em conquistar novos clientes.
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Abraços,
Guilherme Fellet