o que é o google analytics

Você pesquisou o seu público. Criou um conteúdo fantástico. Está pronto para lançar o seu primeiro produto.

Mas, tudo pode ser em vão.

Esse esforço será inútil se você não possuir um sistema robusto para analisar os dados dos usuários que chegam na sua página desde o primeiro dia.

No  artigo de hoje você irá entender como usar o poder dos dados – através do Google Analytics – para maximizar as suas vendas e entender o comportamento do seu público.

O que é Web Analytics?

o que é web analytics

O primeiro passo para entender a importância do Google Analytics é entender esse conceito.

Web analytics é tudo que envolve a coleta, medição e análise dos dados do seu site.

As ferramentas de web anaytics podem dar informações muito úteis sobre a origem das visitas em seu site, como esses visitantes navegam nas páginas e interagem com o seu conteúdo, quais páginas e conteúdos eles estão mais engajados e como eles saem do seu site.

Por quê usar Analytics?

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Existem muitas razões para você utilizar ferramentas de análise de dados em seu site, que costumam ser óbvias para profissionais  de marketing digital, mas talvez não tão conhecidas por alguém que está começando.

Algumas razões importantes são:

Auxilia na tomada de decisões baseada em dados

Chega de “achismos”. Você pode utilizar dados reais coletados pelas ferramentas de analytics para otimizar a performance não somente do seu site, mas também dos seus canais de divulgação.

É possível saber exatamente de onde estão vindo as visitas, e utilizar essa informação para decidir onde focar seus esforços de marketing: Facebook? Instagram? E-mail Marketing? SEO? Anúncios?

Você não precisa mais pensar e filosofar sobre o comportamento dos usuários, nem fazer testes aleatórios. Use os dados para construir testes A/B, otimizar canais e páginas e medir os resultados.

Ajuda a construir relatórios e medir o progresso das estratégias

Ferramentas de web analytics são excelentes maneiras de gerar relatórios confiáveis para apresentar para seus clientes e para acompanhar o seu próprio progresso.

Por exemplo, é possível saber como o seu site está crescendo, de onde as visitas estão vindo o tempo em que as pessoas estão navegando no site e em quais páginas.

Ajuda a entender o que está por trás dos resultados

Ter dados confiáveis é essencial para poder interpretá-los e buscar as razões que levaram a esse resultado. Com isso, você consegue entender o comportamento dos seus visitantes e otimizar as suas estratégias.

Conectar dados coletados pelas ferramentas com os resultados comerciais em termos de vendas, faturamento e ROI permitirão o gerenciamento das suas campanhas, testes e estratégias de maneira muito mais precisa e profissional.

Ferramentas de Web Analytics

Existem muitas ferramentas de Web Analytics disponíveis no mercado, pagas ou gratuitas. A diferença entre elas está no suporte, ferramentas disponíveis e funcionalidades.

Alguns exemplos de ferramentas são:

  • Google Analytics
  • Adobe Analytics
  • Webtrends
  • Kissmetrics
  • Woopra

Google Analytics (GA)

google analytics

O Google Analytics é a ferramenta líder de mercado em se tratando de web analytics. É o programa mais utilizado pelo mercado, e a versão gratuita possui recursos suficientes para gerenciar a maioria dos negócios.

Para empresas e sites maiores, existe também uma versão paga, chamada Google 360, que possui mais funcionalidades, especialmente relacionadas a relatórios e volume de dados. Porém, a não ser que você receba mais do que 10 milhões de usuários por mês, a versão gratuita é suficiente.

O Google Analytics permite rastrear a jornada inteira do seu consumidor, incluindo dadas sobre a origem do tráfego, localização, língua e dispositivo. Esses dados podem ser rastreados através de relatórios como atividade no site, objetivos, páginas de saída, audiência e canais de aquisição.

Vantagens do Google Analytics

O Google Analytics possui a maioria dos relatórios necessários para uma campanha de marketing.

Alguns benefícios da versão gratuita são:

  • 100% Gratuito e sem anúncios;
  • Fácil de implementar;
  • Interface simples e amigável;
  • Oferece relatórios customizáveis, dashboards e filtros para coleta dos dados;
  • Oferece opções básicas ou avançadas conforme a necessidade do usuário;
  • É totalmente integrada com outras ferramentas do próprio  Google, como Google Search Console, Google Adwords e Google Adsense;
  • Oferece integração com outras fontes de tráfego fora do Google, como Facebook, Yahoo e Bing;
  • Entrega insights valiosos relacionados ao comportamento dos usuários;
  • Possui um treinamento próprio e gratuito dado pelo Google com certificação reconhecida internacionalmente.

Entendendo os Termos  Básicos

termos basicos google analytics

Para entender os relatórios do Google Analytics e tirar o máximo proveito dos dados fornecidos, recomendo fortemente assistir ao curso gratuito do próprio Google.

Essa será a fonte de informação mais confiável que você terá sobre o assunto:

Clique aqui para acessar os cursos grátis do Google Analytics

Existem alguns cursos pagos sobre Google Analytics. Mas, sendo sincera… não valem a pena para quem é iniciante. Podem ser úteis para quem já está acostumado com a plataforma e quer aprender novas estratégias. Economize o seu dinheiro e aprenda direto da fonte com o próprio Google.

Voltando à questão dos termos, vou explicar aqui dois conceitos-chave que aparecerão constantemente nos relatórios e em qualquer análise de dados: dimensões e métricas.

Uma dimensão descreve os dados, como: países, localização, idade, gênero e dispositivo.

Métricas medem os dados, como: número de visitantes, receita e  objetivos.

Nós segmentamos métricas usando dimensões.

Por exemplo, podemos filtrar os visitantes (métrica) por dispositivo (dimensão) para ter uma visão sobre a quantidade de visitas vindas de desktop, celulares e tablets. Isso permitirá entender onde focar na hora de criar estratégias e otimizar o seu site para conversões conforme o tipo de dispositivo.

Algumas dimensões comuns que você pode usar no Google Analytics são:

  • Canal (fonte do tráfego – social, busca orgânica, referências, etc)
  • Mês
  • País
  • Dispositivo

Algumas métricas de engajamento fornecidas pelo Google Analytics são:

  • Número de Sessões
  • Usuários
  • % de novas sessões
  • Visualizações de página
  • Páginas por sessão
  • Duração média da sessão

Você pode explorar livremente essas métricas dentro do Google Analytics e segmentá-las com as dimensões que forem mais relevantes para o seu negócio.

Isso permitirá que você consiga ter um entendimento muito mais profundo e preciso sobre o comportamento dos usuários no seu site.

Para entender melhor o que significa cada métrica, recomendo o curso oficial do Google Analycs: Clique aqui para acessar os cursos grátis do Google Analytics

Como Criar e Configurar uma Conta do Google Analytics?

configurar uma conta no google analytics

Simples. Entre no link: https://analytics.google.com/ e faça o seu cadastro.

Para acessar o Google Analytics, é preciso ter um e-mail conectado a uma conta Google ou um login do Google Adwords.

O processo é simples e intuitivo, basta seguir o passo-a-passo providenciado pelo próprio Google, que consiste em:

  • Adicionar as informações da conta
  • Ler e concordar com os Termos de Uso
  • Permitir o compartilhamento dos dados da sua conta Google com o Google Analytics

Após criada a conta, você deverá adicionar uma propriedade e incluir o seu site no Google Analytics.

A melhor maneira de aprender como fazer isso é através do próprio tutorial do Google Analytics: https://support.google.com/analytics/answer/9304153#property

Você também pode aprender através do canal oficial do Google Analytics no Youtube. Os vídeos são em inglês, porém há legendas em português disponíveis também:

Conclusão

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Não fique sentado em cima de uma mina de ouro.

Eleve a qualidade e o profissionalismo do seu negócio através do Google Analytics. Pare de criar testes sem base em dados e confiar apenas na sua intuição. Os dados estão aí, de graça, disponíveis para quem estiver disposto a entendê-los.

O Google Analytics é, sem dúvida, uma peça fundamental para qualquer negócio digital. É através dele que você saberá o que está acontecendo no seu site e como os seus usuários se comportam.

Minhas recomendações finais são:

  • Faça o curso oficial do Google Analytics para Iniciantes ou assista á playlist oficial mencionada no tópico anterior. É um investimento de tempo que irá se pagar muito rapidamente;
  • Conecte seu site ou loja virtual no Google Analytics e comece a coletar os dados;
  • Sempre utilize esses dados para otimizar e tomara decisões relacionadas ao seu site e ao seu negócio.