integrar estrategias de alcance pago e organico redes sociais

Investir em tráfego pago ou orgânico para redes sociais? Se você está nesse dilema, chegou ao lugar certo. E já adiantando a resposta: provavelmente você irá usar um pouco dos dois.

Tráfego pago e orgânico nas redes sociais atendem a objetivos diferentes dentro de uma estratégia de marketing. Mas para você construir uma estratégia sólida e completa que possua Brand Awareness (ou consciência de marca) em equilíbrio com conversões e vendas, é importante saber os prós e contras de cada um.

O que é Tráfego Social Orgânico?

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Trata-se basicamente de tráfego “gratuito”( posts, vídeos, memes, stories, etc.) que todos os usuários, incluindo marcas e negócios conseguem ao compartilhar conteúdo em suas redes sociais.

O “gratuito” está propositalmente entre aspas pois devemos entender que, apesar de não estarmos pagando por anúncios, ainda existe um custo envolvido na criação desses conteúdos.

O conteúdo publicado organicamente nas redes sociais é distribuído para:

  • Uma porcentagem dos seus seguidores (ou seja, o seu “alcance orgânico”);
  • Os seguidores dos seus seguidores (quando alguém compartilha);
  • Pessoas seguindo as hashtags que você utilizou.

Parece simples, mas o maior motivo pelo qual o tráfego orgânico das redes sociais é a base de qualquer estratégia de marketing digital nos dias de hoje é porque é a melhor maneira de construir um relacionamento mais direto com o seu público.

Através das redes sociais, você, sua marca e o seu negócio podem:

  • Estabelecer uma personalidade e uma voz;
  • Construir relacionamentos através de conteúdos informativos, que inspiram ou divertem;
  • Promover um alto grau de engajamento com seus leads em todos os estágios do funil de vendas;
  • Oferecer mais um canal de suporte aos seus compradores.

Apesar disso, também existem algumas desvantagens no tráfego social orgânico: o algoritmo.

As redes sociais como Instagram, Facebook e Twitter usam algoritmos para determinar como será a distribuição dos conteúdos publicados. Devido a isso, apenas uma porcentagem pequena dos seus seguidores verá as suas publicações.

Por exemplo, o alance médio de um post no Facebook em 2019 foi de apenas 5.5% (fonte). Ou seja, 5.5% dos seguidores em sua página do Facebook  viram suas publicações. E, normalmente, quanto maior o tamanho da página, menor é o alcance médio.

A queda gradual no alcance orgânico nas redes sociais é um fato concreto há alguns anos, pois elas estão sempre evoluindo para entregar a melhor experiência para seus usuários.

E se o conteúdo não é distribuído nem para quem já segue o seu perfil, imagine então como é o alcance para novas contas?

É aí que entra o tráfego pago.

O que é o Tráfego Social Pago?

O Tráfego pago vindo das redes sociais nada mais é do que anúncios pagos. Você pode pagar para o Facebook, Twitter, YouTube, Instagram ,etc. distribuir o seu conteúdo para uma audiência específica que vai além dos seus seguidores. É possível também amplificar o seu alcance orgânico através de um impulsionamento pago.

Você pode usar anúncios em redes sociais para:

  • Melhorar a presença da sua marca e atrair novos seguidores;
  • Promover alguma promoção, evento ou produto novo;
  • Gerar leads;
  • Gerar conversões e vendas;
  • Impulsionar posts orgânicos.

Tráfego Social: Pago vs Orgânico

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Ambas as estratégias possuem suas vantagens e desvantagens.

Uma estratégia de crescimento orgânico nas redes sociais constrói relações mais proximas com o seu público e com os seus clientes. Ela irá ajudá-lo a:

  • Estabelecer e consolidar a presença do seu nome e sua marca em uma rede na qual as pessoas já gastam várias horas do dia;
  • Dar suporte e reter seus clientes atuais;
  • Converter seu público em clientes através do compartilhamento de conteúdo.

Entretanto, o crescimento orgânico é uma estratégia que leva tempo. Não ocorre do dia para a noite e é preciso um volume grande de conteúdo bem feito e direcionado para as pessoas certas para dar resultados.

Então, apesar de “gratuito” , há muitas horas de trabalho, pesquisa e testes envolvidos.

Já o tráfego pago ajuda a:

  • Alcançar um publico maior;
  • Direcionar melhor o seu conteúdo para uma audiência especifica;
  • Atingir objetivos do seu negócio mais rapidamente.

Mas, como o próprio nome diz, o tráfego pago precisa de verba, e também de experiência. Não trata-se somente de dar dinheiro para as plataformas promoverem o seu conteúdo – é preciso saber o que está fazendo para ter bons resultados.

Ou seja, enquanto o alcance orgânico é necessário para construir um relacionamento duradouro com a audiência, é preciso investir em anúncios pagos para atingir seus objetivos mais rapidamente devido ao algoritmo das plataformas.

Como Integrar uma estratégia paga e orgânica nas redes sociais

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Para usar as duas modalidades de tráfego de forma inteligente, é preciso tirar o máximo proveito das vantagens e características de cada uma.

O princípio básico consiste em usar o alcance orgânico para alimentar e entreter a sua audiência atual, e ao mesmo tempo usar o tráfego pago para atrair novos públicos.

Para isso também é importante determinar o tipo de conteúdo que é mais adequado para cada parte dessa estratégia.

  1. Nem todos os posts promocionais precisam ser anúncios

Primeiramente: apenas pague por anúncios se eles puderem ajudar a alcançar algum objetivo claro para o seu negócio. Pagar para aumentar o alcance ou seguidores  por si só não é a resposta para tudo.

Por exemplo, se você estiver anunciando um produto novo, parceria ou série de conteúdos, um post bem feito publicado organicamente cumprirá o seu papel de informar o seu público sobre essas novidades.

2. Impulsione seus melhores conteúdos orgânicos

Se o seu alcance orgânico não está bom como gostaria, pode ser uma boa ideia investir em tráfego pago.

Use os dados do seu alance orgânico para identificar os seus melhores posts. Esses conteúdos tiveram um bom desempenho pois atingiram as dores e necessidades certas do seu público, e você pode utilizá-los para criar uma campanha paga.

3. Otimize todos os seus posts com Testes A/B

Se você investir em tráfego pago, é de extrema importância realizar testes A/B antes de alocar todo o seu orçamento em um único anúncio. Faça testes A/B com um orçamento menor e identifique as variações vencedoras. Teste o seu CTA, a sua copy, imagens, formato, dispositivo, e inclusive a seleção da audiência. Essa otimização fará com que você tenha mais segurança para investir em variações de anúncios com maior probabilidade de darem bons resultados.

Confira aqui um artigo completo sobre testes A/B.

4. Crie anúncios para públicos semelhantes à sua audiência atual

Quanto mais você cresce a sua audiência orgânica, mais dados possuirá sobre quem é o seu cliente ideal. Onde eles vivem? Qual a faixa etária? Quais são os seus interesses? Quais dores eles possuem?

Use essas informações que você obteve organicamente para construir campanhas d e anúncios pagos. A maioria das redes sociais permitem criar públicos semelhantes com base em seus seguidores ou leads.

5. Use campanhas de retargeting para manter sua audiência orgânica conectada

Campanhas de retargeting são extremamente eficientes e de baixo custo, pois você estará direcionando anúncios para pessoas que já conhecem o seu negócio. Essas pessoas já consumiram o seu conteúdo e talvez até alguns dos seus produtos, tornando mais fácil realizar uma conversão.

6. Analise seus dados e meça os resultados

Ver uma campanha ir por água abaixo é péssimo, seja ela paga ou orgânica. Por isso é importante estar sempre monitorando as métricas das suas redes sociais para identificar o desempenho do seu conteúdo.

É importante também sempre avaliar os esforços orgânicos e pagos de maneira individual, pois só assim você saberá qual tipo de esforço está dando os resultados que você vê nas estatísticas.

Conclusão

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Não deve existir uma guerra entre o alcance orgânico ou pago nas redes sociais. Uma boa campanha de marketing possui os dois trabalhando em harmonia.

Vale sempre lembrar que, embora o tráfego pago possa acelerar o seu crescimento e amplificar o seu alcance orgânico, é preciso sempre separar uma parte do orçamento para testar, errar e aprender, até que você consiga otimizar suas campanhas.