Produto digital: Como ter um lucrativo?
Para iniciar um negócio online lucrativo é preciso estar atento a algumas regras importantes. Detalhes como o campo de atuação, ou seja, o tão comentado nicho é sem dúvida o maior desafio para que seu produto digital seja um sucesso.
Existem diversas opções de nicho para se atuar, uns mais procurados outros menos, mas a certeza que temos é que em todos é possível desenvolver um trabalho diferenciado.
O nicho é formado por um público específico e com determinadas características e com potencial a adquirir seu produto. Na prática um exemplo de nicho de atuação seria uma pessoa que trabalha com doces finos para festas.
Como todo o nicho pode ter subdivisões, o que pode restringir ainda mais sua atuação, ou seja, ser mais específico. Como no exemplo de nicho citado acima, o profissional pode trabalhar com doces finos para festas e dentro desse nicho ter a subcategoria diet. Esses doces teriam características ainda mais específicas.
O nicho pode ter quantas subdivisões se achar necessário, o mais importante é que ele deve ter relação direta com a sua área de atuação ou do seu interesse. Isso garante que você possua um maior conhecimento sobre o que você quer trabalhar, aumentando seu potencial.
No caso dos infoprodutos não é diferente, para ter um produto digital lucrativo é preciso definir seu nicho de atuação e conhecer todas as características e o público-alvo que esteja propenso a comprar seu produto.
Identifique todos os possíveis problemas e encontre as soluções para os campos que você tenha mais afinidade. Em se tratando de infoprodutos, contamos com uma enorme diversidade de nichos que podem ser trabalhados.
Afinal de contas o que são infoprodutos e qual sua utilidade?
O passo inicial para se ter boas vendas online com produtos digitais é conhecer as particularidades do nicho escolhido e as necessidades do seu público-alvo.
Para conhecer melhor um Infoproduto, podemos explicar que ele é um produto intangível, ou seja, não possui forma física. É comercializado de forma digital, que é entregue ao cliente através de downloads feitos pela internet.
A principal utilidade e função de um produto digital é fornecer conhecimento, informando o comprador sobre um assunto de seu interesse. Ele pode ser um livro, um curso, receitas, dicas de beleza, etc.
As principais formas de um produto digital chegar até o cliente são na forma de:
- E-books;
- Videoaulas;
- Podcasts;
- Apostilas;
- Ou mesmo nos aplicativos digitais;
Com todo o sucesso do Sistema Android facilmente podemos criar aplicativos que contenham informações sobre algum nicho de mercado.
O mais importante é que essa forma de negócio é a que mais cresce no mundo atualmente. É uma forma prática, rápida e sem riscos para se ganhar dinheiro, investindo-se pouco ou até mesmo nenhum capital e o retorno é garantido, pois todas as vendas são feitas por canais verificados que garantem o pagamento.
A forma de consumo vem mudando com o passar dos anos. Com o avanço da internet a vida se tornou muito mais prática e dinâmica, permitindo-se a busca por conhecimento sem a necessidade de sair de casa.
Naturalmente hoje há uma maior busca por informações e por consequência uma maior compra de produtos digitais contendo exatamente aquilo que o cliente precisa. Então podemos dizer que é um mar de possibilidades a ser explorado.
O consumo digital não para de crescer, seja nos produtos físicos ou nos infoprodutos, as pessoas não se dirigem mais a loja para efetuar sua compra, tudo é feito no conforto de sua casa no horário mais apropriado, em qualquer dia ou hora. Mais uma facilidade do comércio eletrônico.
Criando um infoproduto de sucesso
Para criar um produto digital que garanta muitas vendas online é preciso seguir alguns passos e detalhes que vale a pena lembrar.
Primeiramente e mais importante é definir o campo de atuação ou o já citado nicho de mercado correto. Na internet existe consumidores para todos os tipos de produto, independente do assunto contido. O que difere o sucesso do fracasso é a forma como é divulgado.
Os pontos estratégicos são os mais importantes, pois essas informações vão fazer seu produto conquistar o mercado tornando-se uma máquina de vendas.
Posteriormente para se ter um produto rentável é preciso definir quais as formas que será feita a divulgação, que depende do público-alvo desejado, do tipo do infoproduto, do que será entregue ao comprador, ou seja, alguns detalhes que levarão o seu produto a se destacar na internet, através das redes sociais, sites, blogs, e-mail marketing ou outras plataformas digitais.
O sucesso e a lucratividade por meio de um produto digital são formados por etapas que passam pela:
- criação
- divulgação
- consolidação de técnicas de vendas aplicadas.
Agora é preciso tirar a ideia do papel e passar para o mundo digital, é preciso desenvolver um conteúdo diferenciado, de qualidade e com alto índice de aprovação. Não investir tempo e dinheiro, se alguma das etapas ficar comprometida.
Uma informação muito importante é saber se comunicar com seu público-alvo, ou seja, fale a linguagem do seu cliente. Não adianta escolher um nicho de atuação com real possibilidade de lucro se você não consegue convencer seu cliente em potencial, simplesmente por não se fazer entender.
Cada nicho possui determinadas características e com uma linguagem própria, com seus códigos, valores e prioridades. O seu produto digital terá muito mais vendas online se você puder conversar claramente com o seu público, por isso a importância da segmentação.
Por exemplo, o mesmo assunto pode ter dois clientes em potencial totalmente diferentes. Se você for falar de matemática, esse assunto pode ser do interesse de alunos com problemas de aprendizado com essa disciplina e por alunos em período pré-vestibular. A linguagem utilizada para divulgar seu produto para dois públicos diferentes, deve ser ajustada a cada um mesmo.
O caminho para o sucesso
Para que um produto digital também tenha sucesso é preciso que ele ofereça uma real solução para a vida das pessoas. É muito importante que o criador do infoproduto entenda com propriedade quais são os desejos, medos e necessidades do seu público-alvo. Assim seu produto poderá trazer soluções eficazes para seus clientes. Este é um dos fatores primordiais para que o seu produto digital se destaque no mercado, uma vez que certamente terá outros produtos tratando do mesmo assunto.
Uma forma de atrair clientes é através de uma espécie de degustação ou test drive. Ofereça algum conteúdo gratuito para chamar a atenção, pois essa é uma das principais portas de entrada para seu público-alvo. Reserve um tempo para a criação de postagens interessantes e relevantes, criando uma audiência diária em sua plataforma de divulgação.
A qualidade de seu produto também deve ser diferenciada. Um design que destaque a importância de suas informações, imagens bem diagramadas e a facilidade ao acesso são critérios importantes para dar credibilidade ao seu trabalho e aumentar o desejo de seu público.
Algumas ideias para criar um produto digital de sucesso
Para vendas online eficientes é preciso criar infoprodutos de qualidade, isso é tão importante quanto o nicho escolhido e o modelo de produto que também é imprescindível.
E-books:
Ou livros digitais, que são publicações que trazem o mesmo conteúdo de um livro impresso, porém em versão digital.
Da criação à divulgação, os e-books possuem excelente custo/benefício: é preciso somente um editor de textos, um conversor PDF (extensão mais popular deste material) e um canal de apresentação de seu produto para a venda, além de um bom conteúdo é claro.
Por se tratar de um material escrito, é importante que seja bem redigido e várias vezes revisado, para que seu leitor receba um conteúdo claro e sem erros.
Áudiobook:
Considerado mais moderno, é uma versão em áudio do seu livro digital. A produção pode ser feita em um estúdio profissional ou mesmo em seu quarto ou estúdio caseiro com ferramentas disponíveis na internet, desde que o espaço seja silencioso para a realização da atividade. Uma boa locução também é importante. Se essa não for uma de suas qualidades procure um profissional para auxiliar seu projeto, afinal investir na qualidade é um dos fatores de sucesso de qualquer produto.
Vídeo Aulas:
Também são uma forma de produto digital bem procurada. Consistem na gravação e distribuição em vídeo de qualquer conteúdo de forma educativa. Essa forma ganha cada vez mais espaço pela facilidade na assimilação de conteúdo. Muitas pessoas preferem aprender por meio de aulas e não com leituras, se o nicho escolhido para trabalhar for cursos online considere os vídeos como um possível formato para seu produto.
O investimento nesse caso precisa ser maior, pois as aulas são gravadas em um estúdio que é composto por cenário, câmera e iluminação adequada.
Mais uma vez, boa dicção e principalmente uma boa relação com as câmeras são importantes para que o repasse do conteúdo para o público não fique comprometido. Como é um material mais elaborado, geralmente seu valor é maior levando em conta todos os custos de produção.
Screencast:
Recurso para quem não tem familiaridade com as câmeras, que são vídeos gravados através da tela de um computador com o auxílio de um programa. Na internet você pode fazer o download gratuito de softwares que irão ajudar no processo de gravação e criação e de forma gratuita. Outra vantagem dessa forma é que todo o trabalho pode ser legendado, dispensando a necessidade de áudio.
Podcast:
Se tratando de áudio, também é uma opção. São infoprodutos altamente eficazes, pois permite que o consumidor ouça em qualquer lugar, seja no trabalho, escola ou no caminho para casa. Para isso só é necessário um aparelho que reproduza o áudio no formato que foi gravado, que na maioria das vezes é no formato MP3.
O conteúdo é parecido com um programa de rádio, onde pode se trabalhar com capítulos ou episódios ou mesmo inserir uma entrevista ou outra forma de conteúdo ao seu material.
E-Magazines:
São revistas disponibilizadas na Internet. Da mesma forma que uma revista convencional, uma e-Magazine é um produto digital que passa por um período de publicações e pode ser por meio de assinaturas ou distribuída gratuitamente, com os custos de produção financiados por meio de propagandas.
Por apresentar um design mais elaborado é preciso investir em alguns softwares de produção com custo um pouco mais elevado e a distribuição pode ser feita por meio de download na internet.
É possível ainda, com o auxílio de profissionais de tecnologia da informação, distribuir o produto através de website, ou em um aplicativo para dispositivos móveis, já que esses aparelhos visualizam revistas e jornais em formato digital.
Concluindo…
Finalmente, seu produto digital pode ser comercializado por meio de um site para membros cadastrados, que efetuam pagamentos periódicos para ter acesso ao conteúdo criado por você. Essa taxa pode ser trabalhada de diversas formas para atrair uma quantidade maior de assinantes e formar um ótimo negócio. Essa forma de trabalho também é conhecida como clube de assinaturas ou membership.
Para aumentar o número de leitores e mesmo fidelizar os que já conhecem seu trabalho, procure investir em artigos relevantes, novidades do nicho e entrevistas com profissionais renomados da área.
Use o fórum de discussão presente nesses sites para estimular a troca de experiências entre os assinantes, sugerindo dicas para seus próximos trabalhos.
As possibilidades são imensas para que você tenha um produto digital lucrativo, para isso basta ter criatividade e percepção para poder oferecer ao mercado algo inovador e que atraia a atenção dos consumidores.
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Abraços,
Guilherme Fellet