Se você chegou até esse artigo, é porque provavelmente ouviu em algum lugar que o SEO pode ajudar a trazer mais visitas orgânicas para o seu site.
O SEO é um mundo vasto, cheio de nuances técnicas e estratégias, e pode ser complicado para quem está começando. Por isso, resolvi criar esse artigo como um guia básico para iniciantes, para que você saiba onde e como começar a posicionar o seu site na primeira página do Google.
O que é SEO e como funciona?
Vamos começar pela pergunta básica: o que é SEO.
SEO significa “Search Engine Optimization” , ou seja, otimização para mecanismos de busca, que consiste em conseguir visitas orgânicas, gratuitas através do posicionamento do seu site em mecanismos de busca como Google e Bing.
O objetivo principal é melhorar a posição do seu site nesses resultados de busca. Quanto mais próximo das primeiras posições o seu site estiver, mais visitas você pode conseguir.
Uma boa estratégia de SEO envolve fatores como:
- Identificar palavras-chave relevantes com bom volume de buscas mensais;
- Criar conteúdos úteis e de alta qualidade, e otimizá-lo para os mecanismos de busca;
- Incluir links relevantes de sites de qualidade;
- Avaliação dos resultados e constante otimização.
Se você possui um site ou canal no Youtube, o SEO é uma atividade essencial para o negócio.
Os Três Pilares do SEO
Se você trabalha com marketing digital, saber como fazer com que a sua marca, vídeo, site ou empresa seja encontrada pelos usuários é uma habilidade fundamental.
O SEO não se resume somente ao Google. Na realidade ele está em todo lugar: onde há uma busca, existe SEO.
Alguns exemplos de locais em que é necessário otimizar para buscas:
- Bing
- Marketplaces como MercadoLivre, Ebay, Elo7 e Amazon;
- Google Shopping, Google Meu Negócio, Google Maps;
- Sites de Reviews como TripAdvisor e Yelp
- YouTube
- Redes Sociais como TikTok, Instagram, Facebook, Twitter e LinkedIn;
- Busca Interna do seu próprio website, loja virtual ou blog.
Conclusão: Qualquer lugar em que existam pessoas digitando palavras-chave em uma caixa de busca é potencial para SEO.
As especificações do SEO mudam ligeiramente conforme o tipo de plataforma e mudanças de algoritmos, porém os pilares são universais. Aqui neste artigo vou focar na questão dos sites e blogs e a otimização para o Google, mas lembre-se que as mesmas técnicas podem ser usadas para qualquer outro mecanismo de busca ou plataforma.
É possível dividir o SEO em três componentes fundamentais, ou pilares:
Otimizações técnicas: consiste em realizar otimizações em seu site (ou post, ou vídeo) para permitir que os mecanismos de busca possam ler e classificar a informação de maneira clara e facilitar a busca dos usuários. Não são diretamente relacionadas ao conteúdo em si, e normalmente acontece nos bastidores.
SEO On Page: consiste em garantir que o conteúdo da sua página seja relevante e entregue uma boa experiência para o usuário. Isso inclui otimizar o seu conteúdo para as palavras-chave corretas.
SEO Off Page: consiste em aumentar a relevância e autoridade do seu site perante os olhos do mecanismo de busca através de atividades fora do seu site. Por exemplo, outros sites que incluem links para as suas páginas mostram para o Google que o seu conteúdo é relevante e está sendo compartilhado por outras pessoas. Isso ajuda a melhorar a reputação do site.
Como os Mecanismos de Busca Funcionam?
Os mecanismos de busca são utilizados pelas pessoas quando elas possuem uma dúvida e estão buscando pela resposta. Elas digitam palavras-chave na busca e avaliam os resultados.
Os algoritmos dos mecanismos de busca são programas feitos para entregar para esses usuários as respostas que eles estão procurando. E são construídos e constantemente atualizados para entregar a resposta mais relevante possível.
Essa programação é feita através de algoritmos que varrem a internet atrás de conteúdos que possam solucionar esses problemas. Eles avaliam os conteúdos dos sites e fazem um ranking baseado em determinados fatores (que não são 100% revelados).
Existem três passos para um mecanismo de busca funcionar: Crawling, indexação e ranking.
Passo 1: Crawling
O primeiro passo é o crawl. Crawl significa “rastejar”. Os mecanismos de busca enviam esses “crawlers” pela internet inteira para encontrar toda e qualquer página já publicada e coletar informações sobre elas. Algumas vezes os crawlers são chamados de “spiders”(aranhas) ou “Robots”( robôs).
O objetivo do crawl é descobrir essas páginas e também checar periodicamente o conteúdo publicado em busca de atualizações e mudanças.
Passo 2: Indexação
Indexação é quando o mecanismo de busca decide se irá ou não utilizar o conteúdo que foi encontrado no passo 1. Se uma página foi encontrada e é considerada relevante, ela será a adicionada ao índice do mecanismo de busca.
Na prática, se você tem um site, significa que o Google irá incluir o seu site nos resultados de busca. Um site que ainda não foi indexado não irá aparecer no Google.
Teoricamente, a página não será indexada se:
- O conteúdo é considerado duplicado;
- O conteúdo tem baixo valor ou é considerado spam;
- O robô foi impedido de varrer a sua página na fase crawl (daí a importância do SEO técnico);
- A página ou domínio é considerada órfã, sem nenhum link interno ou externo.
Esses fatores são a teoria. Na prática os algoritmos são muito mais complexos que isso e existem várias nuances e técnicas que trarão resultados diferentes que permitirão ou impedirão a sua página de ser indexada no banco de dados dos buscadores.
Passo 3: Ranking
Esse é o passo mais importante, que é posicionar o seu site dentre os primeiros resultados das buscas. O rankeamento, porém, só ocorre se a sua página passou pelo crawl e foi indexada.
Não é possível saber exatamente quais são os critérios usados pelo Google, ou qualquer outro buscador, para classificar e ranquear as páginas. Existem mais de 200 sinais e critérios que esses mecanismos utilizam, mas todos eles entram dentro dos três pilares: SEO técnico, On-page e Off-page.
Apesar dos buscadores não revelarem todos os fatores e sinais de rankeamento, podemos seguir as boas práticas gerais para otimizar os conteúdos.
Alguns exemplos de fatores de rankeamento são:
- Presença das palavras-chave no título da página
- Velocidade de carregamento da página
- Otimização para dispositivos móveis
- Reputação do site
- Qualidade de conteúdo e presença de palavras-chave no texto da página.
Classificação dos Conteúdos no Resultado das Buscas do Google
O algoritmo de busca principal do Google é chamado Google Hummingbird, e ele é responsável por decidir como organizar e classificar os resultados de busca para as palavras-chave.
O Google também possui um sub-algoritmo de mecanismo de busca construído com machine learning chamado RankBrain.
- Se o RankBrain vê uma palavra, frase ou expressão que não é familiar, ele usa inteligência artificial para entender o que isso significa e conectar com termos de busca similares;
- Isso permite que o Google entenda esses termos de busca convertendo-os em palavras-chave que são relacionadas a tópicos e conceitos. Isso permite que ele consiga entregar melhores resultados de busca mesmo para termos que não são comumente utilizados;
- O Rankbrain dá preferência a sites que entregam melhores experiências para o usuário e que dão as melhores respostas para esses termos de busca – não necessariamente para os sites que otimizaram perfeitamente para aquela palavra-chave específica.
Otimizando para o RankBrain
Uma boa estratégia de SEO consiste em otimizar o seu site para melhorar a experiência do usuário e entregar o melhor conteúdo ou resultado possível para aquilo que os usuários estão procurando. Portanto, não é somente repetir uma palavra-chave específica várias vezes e conseguir vários links de outros sites enviando usuários para a sua página. Vai muito além disso.
Algumas maneiras eficientes de otimizar suas páginas para o RankBrain são:
- Otimizar para palavras-chave de cauda longa (ou seja, termos de busca com duas ou três palavras). Por exemplo, otimizar para “Tênis de Corrida Feminino” ou invés de apenas “Tênis”.
- Otimizar os títulos e descrições das páginas para atrair cliques. Assim, quando alguém faz uma busca no Google, a sua página será mais atrativa que os concorrentes. Isso aumenta o CTR (taxa de cliques) e ajuda a melhorar o posicionamento do seu site na busca.
- Otimizar o seu conteúdo para aumentar o tempo em que as pessoas ficam no seu site. Se um usuário faz uma busca, encontra o seu conteúdo, clica nele e rapidamente volta para os resultados de busca, isso sinaliza para o Google que o seu conteúdo não é relevante, e que as pessoas não encontraram o que estavam precisando.
Conclusão
Entender como otimizar o seu site para SEO e aparecer nas primeiras posições nos mecanismos de busca não é simplesmente usar um plug-in de SEO para repetir uma palavra-chave algumas vezes no conteúdo.
Existem dicas rápidas e fáceis como checklists de SEO e plug-ins como o Yoast SEO que irão te ajudar com otimizações simples, mas elas não são suficientes para posicionar o seu site na busca, especialmente se forem nichos mais competitivos.
O objetivo desse artigo foi ensinar um conteúdo ao mesmo tempo básico e aprofundado sobre o que exatamente é o SEO, como funciona e em que consiste uma boa estratégia.
Esses conceitos são importantes para mostrar que:
- SEO não é simples
- SEO não é rápido
- SEO não é uma ciência exata
- Boas estratégias de SEO levam em consideração não somente os robôs , mas também os usuários. Somente com essa mentalidade é que você conseguirá agradar o RankBrain.
- Posicionar seu site na primeira página do Google é possível se você entender como o Google funciona.
Existem várias maneiras de “enganar” o algoritmo, que podem fazer esse processo ser mais rápido e dar resultados sólidos porém você ficará à mercê do algoritmo das plataformas. De tempos em tempos o Google altera seus algoritmos e penaliza sites que não cumprem com suas políticas.
Porém, se você entender o SEO dentro dos três pilares que ensinei aqui e , conjuntamente, otimizar para o RankBrain (que é o mais próximo que você chegará da mente de um usuário), dificilmente o seu site será penalizado, e os seus resultados serão mais consistentes a longo prazo.