Você sabia? Mais de 500 milhões de pessoas usam os Stories do Instagram diariamente.

Eles permitem que você crie um relacionamento próximo a longo prazo com a sua audiência. São um meio mais íntimo de se conectar com o público, e é fundamental para aquecer seus leads para lançamentos futuros.

Os Stories desaparecem após 24 horas, e por esse motivo as pessoas precisam acessar seu perfil diariamente para se manterem atualizadas, se tornando super fãs e mais propensas a comprar algo de você no futuro.

Por quê temos tanta dificuldade com os Stories?

O fato dos Instagram Stories desaparecerem após 24h é desencorajador. Você começa a se perguntar se vale a pena tanto esforço para um conteúdo que ficará disponível por tão pouco tempo.

Mas a verdade é que, apesar da vida curta de um Stories, o nível de relacionamento e intimidade com a audiência supera outros tipos de conteúdo.

Por mais cansativo que possa parecer, criar conteúdo para os Stories diariamente é fundamental para qualquer pessoa que use o Instagram como ferramenta de divulgação de conteúdo.

E, na realidade, criar esses conteúdos não precisam envolver muito tempo e esforço. Após você quebrar a barreira inicial e criar o hábito de sempre criar os conteúdos, fica muito mais fácil manter a consistência a longo prazo.

Você não precisa criar algo muito elaborado: mostre um pouco do seu trabalho por trás das câmeras, alguma ideia que você teve no dia, algo interessante que pode ajudar a sua audiência…

A verdade é que não existe uma fórmula para perder o medo de criar conteúdo nos Stories. A única solução é fazer, todos os dias, sem exceção. No começo você se sentirá desconfortável, mas tudo fica mais fácil com o tempo.

Além do hábito de publicar Stories no Instagram diariamente, você pode se beneficiar dessa ferramenta para turbinar o seu lançamento. É possível vender muito usando estratégias simples de prova social e engajamento com a sua audiência antes, durante e depois do lançamento.

No artigo de hoje, vou mostrar algumas estratégias interessantes que podem trazer resultados fantásticos para o seu lançamento digital.

Interessou? Então leia até o final!

1. Crie Antecipação Através do Feedback

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Você pode usar o Instagram em um lançamento digital de uma maneira parecida com as campanhas de e-mail marketing ou Facebook ads. Inicie gerando valor para o público, e aos poucos vá criando a antecipação para o lançamento.

Imagine as objeções que o seu público poderia ter para adquirir o produto que será lançado e quebre-as nos Stories, mesmo antes da sua audiência saber que haverá um lançamento.

Entender e quebrar essas objeções criará uma conexão que permitirá que você peça ajuda aos seus seguidores para definir o conteúdo do produto que será lançado. Isso fará com que as pessoas se sintam parte de algo maior.

Por exemplo, mostre que você está preparando um conteúdo completo sobre o assunto e gostaria de saber as maiores dúvidas e dificuldades que as pessoas tem sobre isso. Se o engajamento é suficientemente alto, você pode inclusive criar enquetes e pedir sugestões para dar um nome ao seu produto, ou programa.

Ao criar antecipação e incluir os seus seguidores nessa jornada fará com que eles se sintam mais próximos ao seu conteúdo, além de criar uma aura misteriosa sobre o que está por vir. Quando você iniciar de fato o lançamento, a primeira coisa que essas pessoas farão será conferir todos os detalhes da novidade.

Veja também: Lançamento semente: o que é e como fazer seu primeiro?

2. Compartilhe Depoimentos para Gerar Prova Social

Todo mundo sabe o poder de um bom depoimento, mas muitas vezes esquecemos de compartilhá-los nos Stories. Um vez iniciado o lançamento – e até mesmo antes dele – os depoimentos serão a prova de que, seja lá o que você estiver criando, é comprovadamente algo muito bom e que vale a pena conferir. Compartilhar ativamente os depoimentos, mesmo se o carrinho ainda está fechado, é extremamente poderoso.

Portanto, sempre compartilhe os depoimentos e elogios que você recebe (peça permissão antes, ok?). Após um tempo você pode inclusive criar um destaque em seu perfil apenas para os depoimentos de clientes e seguidores.

Outra ótima estratégia para gerar prova social é fazer lives com seus clientes. Durante a live, faça perguntas específicas sobre o que eles mais gostaram sobre o produto, curso ou conteúdo, qual foi a parte favorita, o que mais o surpreendeu, e, finalmente, qual recomendação ele daria para quem está em dúvida.

O conteúdo da live deve ser voltado para a jornada desse cliente, o que ele aprendeu, como se superou, algumas dicas para quem está começando e as perguntas específicas.

Uma live desse tipo pode ser o divisor de águas de qualquer lançamento.

3. Pesquise objeções através da caixa de perguntas,  enquetes e lives de perguntas e respostas

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Mantenha uma rotina de liberar a caixa de perguntas no Stories. Você pode criar perguntas temáticas, sobre assuntos específicos das dores dessa audiência, ou deixar em aberto.

A caixa de perguntas é uma ferramenta fundamental para entender genuinamente as dúvidas, objeções e dores da sua audiência. De início você poderá receber poucas perguntas, mas não desista e mantenha a consistência. É importante sempre compartilhar as respostas, assim as pessoas saberão que a caixa não está ali à toa.

As enquetes também são interessantes, principalmente em situações que demandam uma escolha entre poucas opções.

Por fim, as lives são uma ferramenta excelente para quebrar objeções durante um lançamento. Crie antecipação para a live e peça para as pessoas enviarem dúvidas. Responda cada uma delas ao vivo e encaixe alguns gatilhos de antecipação e escassez para o lançamento.

Dica: se o carrinho estiver aberto, deseje boas vindas, ao vivo, às pessoas que acabaram de comprar o seu produto. Isso irá gerar um engajamento ainda maior, pois as pessoas assistindo a live verão que existem pessoas reais comprando, e quem comprou se sente incluído em uma comunidade.

Veja também: Como fazer um Lançamento de Sucesso

4. Compartilhe posts do Feed nos Stories

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Lançamentos normalmente resultam em muitas vendas na abertura do carrinho, no fechamento dele, e uma grande baixa no meio. Uma estratégia para evitar essa baixa nas vendas é criar um evento, como um webinário, nessa época.

Se você fará algum grande evento, crie um post no Feed, assim ficará mais facilmente registrado para as pessoas que encontrarem seu perfil.

Compartilhe esse post nos Stories, pois além do post ser clicável, você também atrai seus seguidores para o feed e nesse post eles terão mais informações sobre o evento. Além disso, para contas acima de 10k seguidores, crie posts com links nos Stories com o recurso “arrastar para cima” .

5. Aumente seu alcance compartilhando novos clientes

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Crie uma página de obrigado, ou de boas vindas, para as pessoas que compraram o seu curso. Faça-a de uma forma visualmente atrativa e convide as pessoas a compartilharem nos stories e marcar o seu perfil. Você receberá uma notificação dessa marcação e poderá compartilhar esse conteúdo nos seus stories.

Adicione algum efeito ao compartilhamento, como confetes, gifs e adesivos. Esse conteúdo será uma prova social fundamental, pois seus seguidores verão que pessoas reais estão comprando, compartilhando e comemorando.

Essa estratégia terá dois efeitos:

1- Quem não comprou ficará ainda mais tentado a comprar o produto e entrar na comunidade

2- Quem comprou se sentirá especial e feliz com a atenção, e isso aumentará o valor percebido do produto.

Conclusão

Existem muitas maneiras criativas de usar os Stories do Instagram de forma estratégica durante um lançamento.

Mostrar os bastidores é uma escolha óbvia, mas aqui nesse post nós mostramos algumas outras idéias interessantes de conteúdo para gerar antecipação e aumentar as conversões.

Espero que tenha gostado do conteúdo!

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