TELEGRAM – A FERRAMENTA QUE TODO MARKETING DEVERIA TER
Telegram: O que é?
O Telegram foi criado em 2013 para ser um serviço de troca de mensagens on-line que preserva a liberdade de expressão do usuário. Por isso, tem um chat encriptado que não é vigiado pela empresa e não pode ser consultado por absolutamente ninguém.
Diferente do que muitos pensam, o Telegram não é aquele aplicativo utilizado para quando o WhatsApp sair do ar pelo fato de alguma autoridade ter pedido e horas depois volta ao normal e o aplicativo deve ser excluído.
O Telegram, de fato é um dos principais concorrentes do WhatsApp. Ele tem funções similares, permite o envio e recebimento de conteúdos em texto, imagem, áudio e vídeo através da utilização do pacote de dados ou conexão Wi-Fi.
Um dos diferenciais do aplicativo é a segurança. Tem a possibilidade de ter conversas secretas com qualquer usuário que estão na lista de contatos, isso quer dizer que mensagens de texto, áudio, foto e vídeo são automaticamente excluídas após tempo determinado estipulado por quem criou a conversa.
Estratégia
O objetivo de toda empresa é estar sempre presente onde seu público-alvo está e tem que saber falar com ele. Cada vez mais as marcas estão tendo que se adequar a forma correta de falar com as personas que consomem seu produto e/ou serviço.
Uma empresa que tem um público com características de pessoas que utilizam o Telegram, deve estar presente na plataforma, pensando em estratégias e conteúdo para que consiga dialogar com essas personas.
Público-alvo
O aplicativo apesar de ser muito similar ao do seu concorrente, o público é mais seletivo e não está em busca de apenas uma troca de mensagens entre amigos, mas enxerga a ferramenta como uma troca de experiências profissionais.
Um canal de também aprender muito e fazer bastante network. Dependendo do negócio que se tem, é interessante manter uma presença firme na plataforma e estar próximo dos potenciais clientes.
Conteúdo
Deve-se pensar em conteúdo qualificado para falar com esse público, não adianta estar presente no Telegram sem ter um conteúdo interessante e que não fará o público interagir e compartilhar. É importante entender em que fase do funil as pessoas estão e realizar o conteúdo direcionado, de acordo com interesse de determinado grupo.
Bots
O Telegram desde sempre é inovador e inseriu a capacidade de se realizar ações automatizadas através dos comandos de dados. Que são conhecidos como robôs, em inglês robot e reduziram para “bot”ou “bots”.
Isso representa que o aplicativo pode interagir com o usuário através desse mecanismo de assistentes, que enviam conteúdo especial para a caixa de mensagem, de acordo de como foi programado.
Há inúmeros bots para diversas tarefas, por exemplo, criar aletas dentro de grandes grupos, também traduzir mensagens, download de músicas e/ou vídeos, converter arquivos, editar fotos e até fazer memes.
O mais incrível é que qualquer pessoa pode criar seu bot para o Telegram, o aplicativo oferece todas as ferramentas para isso.
O que isso representa para uma marca?
TUDO! Personalizar todo o conteúdo de acordo com a estratégia pensada é uma mão na roda para que consiga falar de forma direta com seu público.
Imersão
É possível fazer buscas, ir para outros sites, por exemplo, sem sair do aplicativo. Isso significa que é possível pensar em conteúdo que explore isso, uma forma do usuário utilizar mais possibilidades do aplicativo e ter uma experiência maior com a marca também.
Uma dica que damos e que muitas pessoas não sabem disso, então vale pensar em conteúdo para essa interação.
Network
Os outros concorrentes são fechados, digamos assim. O Telegram permite que conheça novas pessoas, entrando em grupos de chats de pessoas que não se conhecem. E aí, pode iniciar uma conversa no privado com quem quiser.
Outra vantagem que permite a criação de grupos com conteúdo voltado para determinados grupos e com isso conseguindo mais informações sobre as personas que lá estão. Mais detalhes sobre seus desejos, sonhos, dores e vontades.
Etapa de compra
O Telegram, pode ser uma ferramenta decisiva para a etapa de compra. Quando se cria uma experiência boa entre a marca e as personas no aplicativo, faz com que torne um fator decisivo na hora da compra ou até fazer dali a etapa final do processo.
Em muitos casos o cliente parte dali direto para a compra. De fato, a ferramenta mostra um envolvimento muito importante na conversão do processo de compra.
Armazenamento na nuvem
Há quatro grandes vantagens para os usuários do aplicativo. Podem enviar arquivos para as conversas sem qualquer limite de tamanho, podem ter suas conversas sincronizadas em todos os dispositivos em que utilizar, podem utilizar um serviço muito mais rápido que nos outros concorrentes e não precisa se preocupar com o espaço de armazenamento e backups.
Pode parecer que é apenas algo técnico, mas é algo que deve ser lembrado na hora de pensar em possibilidades criativas para o conteúdo. O que pode fazer, o que não pode e assim seguir com alguns caminhos possíveis. Como já ficou visível com o Telegram as possibilidades são boas e faz com que o conteúdo possa ser muito mais rico que em outros aplicativos similares.
Telegram, presente
Cada vez mais as empresas e usuários comuns estão utilizando o aplicativo como um dos principais canais de comunicação, como falamos anteriormente são diversas características que favorecem isso. O desempenho engloba até para empresas com um número considerável de colaboradores, facilitando o contato imediato para a maior quantidade de pessoas possíveis.
Isso significa lead qualificado e nada melhor para um planejamento de marketing ter isso em mãos e de uma forma “simples”, afinal, está mais simplificado conseguir a informação.
A tendência está aí e muitas marcas já estão com consciência disso, não se deve ficar para trás quanto ao aplicativo.
É necessário
Havia uma certa resistência de muitas pessoas, até pelo fato do WhatsApp ter se popularizado por aqui e acham que o aplicativo faz a mesma coisa que seu concorrente e não tem a menor necessidade de ter um outro aplicativo com a mesma função.
De fato, não tem a menor necessidade se esse fosse o caso, o que não é. O Telegram é muito mais e em muitos pontos, muito melhor. Por isso, pensamos em um conteúdo que deixasse isso evidente e quebrasse um pouco essa lenda de que um é a mesma coisa que o outro.
Mas como já deve ter ficado visível, utilizamos o passado para nos referi a resistência das pessoas. Provamos por alguns motivos como o Telegram está forte e as marcas precisam estar presentes.
Então, o profissional de marketing precisa estar atento e começar a motivar sua equipe a trabalhar com isso e fazer com que todos pensem em como utilizar a ferramenta para o produto e/ou serviço da empresa.
Hoje é necessário falar cada vez mais direto com o público-alvo e se tem uma ferramenta qualificada para isso, não tem motivo para ficar vacilando e não fazer.
Faça a diferença, use o Telegram.
Nosso conteúdo está chegando ao fim e esperamos que tenha ajudado a entender a importância do aplicativo no marketing, na conversão de vendas. Quem faz uma estratégia para a ferramenta já sai na frente. Então vale muito pensar com mais carinho quanto a plataforma.
Agradecemos por ter chegado até aqui conosco e até a próxima.
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Guilherme Fellet