para que serve o teste ab

Se você trabalha com marketing digital, com certeza já ouviu falar em teste A/B. Esse tipo de  teste é fundamental para turbinar suas conversões e melhorar o desempenho de anúncios, campanhas de e-mail marketing, usabilidade de sites e muito mais.

Mas, afinal de contas, o que é Teste A/B? Onde ele vive? O que come? Confira essas e outras respostas no post de hoje!

Para que serve o Teste A/B?

para que serve o teste ab

Antes de saber o que é, você precisa entender a importância desse teste. Basicamente, se hoje você não trabalha com testes A/B, está deixando dinheiro na mesa.

Ele é a maneira principal de avaliar e otimizar suas taxas de conversão em funis de vendas, anúncios, taxas de abertura de e-mails e cliques em calls-to-action.

Criar uma campanha de e-mail marketing ou um anúncio no Facebook é apenas  o primeiro passo dentro de uma campanha de marketing digital. Especialmente nas campanhas pagas, ou listas enormes de leads, é importante saber quais elementos da sua página, anúncio ou imagem tem um impacto maior no desempenho  dessas campanhas.

E é ai que entra o teste A/B: ele irá avaliar com maior precisão quais palavras, imagens, cores, layouts, headlines e elementos da sua página ou campanha terão um melhor desempenho  para o objetivo desejado. E é importante saber que mudanças simples, como a cor de um botão, podem ter um impacto enorme no resultado final.

O que é Teste A/B?

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O Teste A/B é um método para testar duas variantes muito usado nas áreas de Design e UX. Ele consiste em comparar duas versões de um elemento, página ou campanha e medir qual terá a melhor performance.

No caso do e-mail marketing, por exemplo, consiste em entregar duas versões do mesmo e-mail para duas metades da lista, e avaliar a performance desejada, como por exemplo a taxa de abertura.

Entenda o teste A/B como uma competição: você criou dois elementos de marketing, colocou no jogo, e quer saber qual irá ganhar.

Os resultados de um teste A/B ajudam muito na tomada de decisão, pois você poderá saber em qual campanha, design ou layout poderá ter melhores resultados e direcionar seus esforços para o vencedor.

Teste A/B e Split Test são as mesmas coisas?

teste ab e split test

É comum encontrar os dois termos utilizados em um mesmo contexto, porém na prática os testes A/B e split test são diferentes.

O teste A/B envolve comparar duas versões do seu ativo através da alteração de apenas um elemento, como um CTA, imagem ou cor, dentro de uma página.

Já o Split Test consiste em comparar dois designs diferentes, por exemplo, duas versões distintas de uma landing page.

A diferença nos resultados é óbvia: o teste A/B irá mostrar qual elemento contribui para o resultado, enquanto o split test apenas mostra a página vencedora, sem que você tenha certeza de qual elemento influenciou aquele resultado.

O melhor tipo de teste irá depender dos seus objetivos e da quantidade de páginas e variações que você está disposto a criar.

Quais são os melhores elementos para testar?

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Alguns elementos dentro de uma campanha de marketing possuem maior impacto no resultado final. Se você alterar apenas uma palavra no corpo de um e-mail, por exemplo, não trará grandes diferenças na taxa de conversão.

Como você não possui todo o tempo e dinheiro do mundo, é importante concentrar sua energia em elementos mais impactantes. Confira a lista abaixo:

1. Headlines e Copywriting

testar headline

A headline é a primeira coisa que as pessoas enxergam quando chegam em uma landing page ou recebem um e-mail.

Além disso, variações no tamanho dos parágrafos e no estilo de comunicação da sua página ou carta de vendas darão uma visão clara do tipo de conteúdo mais adequado para a sua audiência.

Confira: Copywriting: como criar textos que vendem

2. CTAs

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Criar variações da sua chamada para ação (CTA), ou o texto do botão também podem influenciar diretamente o número de cliques e conversões em sua landing page.

Outros aspectos como contraste, tamanho e forma do botão alteram a performance do CTA. Apenas lembre-se de não mudar vários elementos ao mesmo tempo, pois isso influencia a qualidade do seu teste A/B.

3. Imagens, áudio e vídeo

teste de imagens para blog

Algumas audiências preferem tipos diferentes de conteúdo. Experimente produzir um mesmo conteúdo em vários formatos e avaliar o desempenho.

Isso vale não somente para conteúdo educacional, mas também para elementos das suas páginas, como depoimentos, descrição de produtos e listas de bônus.

4. Tamanho do conteúdo

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Não acredite cegamente nos hacks que falam sobre o tamanho ideal de um conteúdo. A sua audiência pode ser totalmente diferente, mesmo dentro de um único nicho.

Existem pessoas que gostam de informações mais detalhadas, outras uma visão mais básica e direta. Em qual categoria o seu público alvo se encaixa? A maneira mais precisa de medir isso é através de um teste A/B.

Crie duas versões do mesmo conteúdo, uma drasticamente mais longa que a outra. O tamanho do conteúdo altera o tempo de retenção na página, a taxa de conversão e também o posicionamento da sua página nos mecanismos de busca. Portanto, é um elemento importantíssimo e deve ser testado.

5. Descrição de Produtos

teste a descricao dos produtos

Essa dica vale para páginas de vendas ou páginas de produtos em lojas virtuais. O layout das descrições podem afetar as taxas de conversão, como o tamanho da descrição, bullet points, tamanho de parágrafos e destaques em palavras-chave (como o uso de negrito ou itálico).

6. Prova Social

prova social

Você sabia que 70% dos consumidores se baseiam em opiniões de outras pessoas antes de realizar uma compra  online?

Mostrar prova social, como depoimentos, nas suas landing pages, páginas de venda ou páginas de produtos pode aumentar muito a sua taxa de conversão.

que muita gente esquece é que é possível testar o formato e quantidade de depoimentos para avaliar qual terá a melhor performance.

Como Criar um Teste A/B na prática

como criar um teste ab na pratica

Criar um teste A/B não é complicado, porém você precisa de uma estratégia antes de começar.

Inicie com uma hipótese: qual versão da página ou campanha você acredita que teria o melhor desempenho? Com base na versão escolhida (ou “campeão”), escolha um elemento para testar e crie uma variação dele, como por exemplo, a cor do seu botão de compras.

Antes de começar a testar, é importante entender primeiro como suas páginas estão performando. Use ferramentas como Google Analytics, mapas de calor e as estatísticas das suas ferramentas de e-mail marketing e funil de vendas para avaliar a performance e entender como as pessoas estão interagindo com a sua página ou camapanha.

Tendo essa ideia em mente, inicie o seu teste A/B da seguinte forma:

  1. Escolha o que será testado. Comece com apenas um elemento que você acredite ser relevante, como uma headline, cor ou imagem.
  2. Defina seus objetivos. Escolha as métricas que indicarão a performance do seu teste, como por exemplo a taxa de conversão, taxa de cliques, tempo na página ou taxa de abertura.
  3. Selecione a página ou campanha a ser testada. É importante usar alguma página ou anúncio que terá bastante tráfego, para gerar um volume maior de dados e melhorar a precisão do teste.
  4. Crie a variação. Agora que você já escolheu a página e o elemento, crie a variação e envie tráfego para a página, anúncio ou campanha. O ideal é que ambas  as variações recebam o mesmo volume de visitas.
  5. Colete os dados e avalie os resultados! Existem muitas ferramentas que possuem a opção de criar testes A/B em landing pages, páginas de venda e campanhas de e-mail.

Por quanto tempo devo manter um Teste A/B ativo?

Para que o seu teste A/B seja relevante estatisticamente, é preciso ter um bom volume de tráfego. Portanto, o número de visitas que as variantes receberam é mais importante do que o tempo em que o teste rodou.

Se você deseja uma precisão maior e eliminar a influencia de horários e dias da semana, deixe seu teste rodando por no mínimo uma semana completa. O mais importante é ter tráfego contante e em um volume relevante.

Como Avaliar os resultados de um teste A/B

quais metricas avaliar

É importante coletar o maior volume possível de dados durante o teste.

Quantos visitantes cada variação recebeu?

Em qual porcentagem a métrica da variante vencedora superou a perdedora?

Diferenças pequenas, como por exemplo 4%, podem indicar que sua audiência não apresentou uma preferência particular por alguma das variantes. Já se a variação for de 40%, você acabou de aprender algo valioso sobre o elemento que foi testado.

Conclusão

Testes A/B são um dos métodos mais poderosos de coletar informações sobre o impacto de elementos individuais em uma campanha, página ou ativo. Criar esses testes auxiliam não só nas taxas de conversão das suas páginas e campanhas ativas, mas também na criação de novas campanhas otimizadas.

Espero que tenha gostado do conteúdo!