tráfego no pinterest

Pinterest… o lugar perfeito para procurar ideias de tatuagens e decoração. Aplicativo perfeito para mulheres de meia idade  ou blogueiras de moda. Certo?

Ah! Se eu ganhasse 1 Real para cada vez que ouço algo desse tipo…

Você provavelmente já entrou no Pinterest em algum momento mas não sabe direito para quê serve. Ou até sabe, interage na plataforma, tem algumas pastas legais para salvar imagens bonitas, mas não entende como isso pode ajudar o seu negócio.

Um estudo de Janeiro do ano passado mostrou que somente 27% das empresas e criadores de conteúdo usa o tráfego no Pinterest como meio de divulgação.

Confesso que para mim essa é uma ótima notícia. Menos pessoas na plataforma significa menos concorrência também!

Mas, como produtora de conteúdo, também quero que as pessoas tenham acesso a todas as ferramentas possíveis para ter sucesso na internet.

É um dilema moral. Eu adoro ter uma arma secreta. Mas esconder isso das pessoas não faz o mundo ir para frente, não é mesmo?

O Potencial do Tráfego no Pinterest

arma secreta do trafego organico
Imagem: @rawpixel

Se você já está nesse mercado há algum tempo, deve se lembrar da era de ouro do Facebook, quando as Fan pages eram uma ferramenta essencial para levar tráfego orgânico para sites e lojas.

Mas já faz um bom tempo que o Facebook começou a derrubar o alcance das páginas e, ao mesmo tempo, construir e estruturar cada vez mais sua plataforma de anúncios.

Hoje em dia é muito mais difícil conseguir sustentar um  negócio somente com uma página no Facebook, sem os anúncios ou utilizar ferramentas de grupos – e isso aumenta a quantidade de trabalho para gerenciar essa estratégia.

O Instagram não fica longe: ao mesmo tempo que cria uma experiência única para os usuários, com ferramentas de shopping, descoberta, lives e conteúdo de marca, também derruba o engajamento e alcance de contas comerciais que tentam tirar as pessoas da plataforma.

Isso faz com que a rede seja uma excelente ferramenta para construir autoridade e conquistar uma comunidade de seguidores fiéis, porém sem necessariamente levar o mesmo volume de tráfego para sites e blogs.

E é aí que entra o tráfego no Pinterest.

como atrais mais visitantes para meu site
Imagem: © rawpixel

O Pinterest surgiu como uma plataforma pequena, povoada majoritariamente por mulheres buscando inspirações de looks, decoração e receitas. Mas ele foi crescendo e em 2017 se tornou a segunda maior fonte de tráfego vindo de “social” (conforme o Google  Analytics), perdendo apenas para o Facebook. E, para quem aproveita esse potencial, ele pode inclusive trazer mais tráfego do que a própria busca do Google.

Foi o que aconteceu com um dos meus sites:

trafego organico no  pinterest
Google Anaytics – Visão geral por origem/mídia:- 4 jun 2020 -10 jun 2020

Adicione a isso o fato de que o Pinterest possui mais de 300 milhões de usuários mensais ativos e 2 bilhões de buscas mensais dentro da plataforma (97% delas sem relação com marcas ou produtos), claramente vemos que os negócios dentro dos 27% que investem em Marketing no Pinterest estão nadando de braçada.

Por quê tanta dúvida sobre o Pinterest?

Existe o estereótipo de que o Pinterest é apenas para mulheres, ou somente pra olhar desenhos, fotografia e tatuagem.

Mas o maior problema é que:

Os criadores de conteúdo não entendem o Pinterest.

E não é culpa deles.

O que ocorre é que o Pinterest é totalmente diferente das outras plataformas. Por isso a arma secreta consiste em saber usá-lo da maneira certa.

Quem entra no Pinterest e se depara com tantas imagens, infográficos e inspirações, acaba achando que o Pinterest é mais uma rede social. Como o Instagram ou Facebook.

O fato do Google Analytics mostrar o Pinterest dentro da aba “Social” nos relatórios de tráfego também não ajuda.

E, apesar do Pinterest possuir recursos de compartilhamento, likes, comentários e grupos, ele não é uma rede social. Ele não foi construído para isso.

Aqui está o segredo: o que funciona para Instagram e Facebook não irá funcionar para o Pinterest.

Se você entender apenas essa frase, já estará à frente de 90% das pessoas.

Como Entender o Pinterest

pinterest marketing para negócios e busness
Foto por Charles Deluvio em Unsplash

A própria definição oficial do Pinterest consiste em:

“(…) uma plataforma de descoberta visual para encontrar ideias como receitas, inspiração para sua casa e estilo, e muito mais.”

Pense no Pinterest como um painel de curadoria. As pessoas não estão dentro do Pinterest para compartilhar seu dia-a-dia. Elas estão lá para encontrar alguma coisa – uma inspiração, receita ou ideia.

Então, a chave para entender o Pinterest é tratá-lo como algo muito mais próximo de um Google Imagens do que do Instagram, por exemplo.

página inicial do pinterest brasil
Idéias e inspirações na página inicial do Pinterest Brasil

Soa repetitivo?

Sim, e é.

Já trabalho com Pinterest como principal fonte de tráfego há mais de três anos, sempre repito a mesma coisa mas mesmo assim as pessoas continuam não entendendo. O Pinterest NÃO é uma rede social.

E pelo fato de ser uma plataforma de descoberta, a otimização para buscas é muito mais relevante do que qualquer outro aspecto “social” que a plataforma possui, como compartilhamentos, mensagens, grupos, seguidores e comentários.

E, por esse mesmo motivo, o Pinterest não é uma fonte rápida de tráfego. Assim como na otimização para Google SEO, os resultados que o Pinterest irá gerar em termos de tráfego levará tempo. Por isso, considere-o uma estratégia a médio prazo. Não desista após poucas semanas só porque não está vendo resultado. Ele virá, mas é preciso consistência e paciência.

Porém, apesar de um início lento, o Pinterest tem uma grande vantagem: a consistência.

Uma vez que você começa a receber tráfego vindo da plataforma criando seus pins

Enquanto no Twitter a vida útil de um post é de 18 minutos, no Pinterest a vida útil de um pin é de 4 MESES:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Elmo Agência de Lançamentos (@elmo_marketingdigital) em

E essa ainda é uma média. Eu possuo pins que viralizaram há mais de 6 meses e continuam levando tráfego para meu site.

Se você já teve algum post viral no Facebook, por exemplo, sabe que é impossível conseguir manter o tráfego de um post viral por mais do que alguns dias.

E qual o resultado final disso?

Bem, isso significa que, mantendo uma estratégia consistente, com pins de qualidade e otimizados, você consegue manter o tráfego no Pinterest por anos, mesmo se por algum motivo você parar de postar na plataforma.

Marketing no Pinterest Funciona?

como criar uma estrategia no pinterest

Sim, claro que funciona.

E isso vale não somente para nichos obviamente visuais, como artes, moda, artesanato, decoração e gastronomia. Existe um mar azul de oportunidades para qualquer nicho.

A grande vantagem do Pinterest é que devido ao fator SEO, é possível conseguir muito tráfego mesmo mantendo uma conta com poucos seguidores.

Portanto, é uma plataforma mais democrática do que as redes sociais. E também entrega resultados mais rápidos do que o Google SEO, pois há menos concorrência.

É claro que, como qualquer estratégia de Marketing, você não deve basear todos os seus esforços somente no Pinterest. Porém, o potencial de tráfego orgânico é enorme e não deve ser ignorado.

E, sabe o que mais? Provavelmente as pessoas já estão salvando seu conteúdo dentro do Pinterest. Então você pode estar recebendo tráfego da plataforma sem saber. Por que não aproveitar isso e construir uma estratégia mais focada?

Independente se o seu negócio é uma loja virtual, blog pessoal, empresa ou se você é um influenciador digital, é possível criar uma estratégia vencedora dentro do Pinterest.

No caso de lojas virtuais, o potencial vai ainda mais longe: recentemente o Pinterest liberou a função de “Comerciante Verificado”, na qual você pode anunciar seu catálogo de produtos diretamente dentro da plataforma (parecido com o Instagram Shopping).

Para começar sua estratégia, é preciso estabelecer seus objetivos e seguir algumas recomendações básicas. Tudo isso está explicado em detalhes no artigo abaixo:

Como Construir uma Estratégia de Marketing no Pinterest em 7 Passos

Espero que o artigo de hoje tenha ajudado a abrir a sua mente para o potencial enorme do Pinterest para atrair tráfego orgânico. Seu negócio com certeza irá se beneficiar das estratégias!

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