Para muitos sites e proprietários de empresas, obter tráfego suficiente pode ser um desafio. Talvez você tenha experimentado, no passado, SEO e marketing de conteúdo com um blog, mas não está obtendo o tráfego que deseja.

Em situações assim, muitos proprietários de empresas e sites geralmente procuram métodos alternativos para direcionar o tráfego.

Uma das maneiras mais populares de atrair visitantes a um site é com tráfego pago, que envolve o pagamento a alguém para fornecê-lo.

Seja na compra de anúncios gráficos ou na configuração de uma campanha pay per click, todo esses tipos de tráfego se enquadram na mesma categoria.

Neste artigo, vamos dar uma olhada no tráfego pago e fazer a pergunta: vale a pena?

 

O que são fontes de tráfego pagas?

 

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O termo tráfego pago pode ser confuso e geralmente significa coisas diferentes para pessoas diferentes.

Para alguns, tráfego pago é apenas tráfego de publicidade paga por clique – pay per click -, enquanto que, para outros, inclui itens como banners e outras formas de publicidade paga.

Aqui, estamos nos referindo ao tráfego pago como qualquer tráfego dentro de um site que tenha sido pago para obtê-lo.

Ao dar essa definição, passamos a um mundo de diferentes tipos de tráfego pago, que são provenientes de várias formas de publicidade.

Para investigar mais, examinaremos duas das formas mais populares de publicidade paga: anúncios pagos e tráfego pay per click.

 

Tráfego de anúncios pagos

O primeiro tipo mais popular de tráfego pago é o tráfego de anúncios. Isso significa tráfego gerado por usuários que clicam em banners, anúncios, pop-ups e vídeos.

Ao contrário de outras formas de tráfego pago, como pay per click, os anunciantes que usam tráfego de anúncios geralmente são cobrados per one thousand impressions – por mil impressões.

O termo “impressão”, nesse contexto, se refere aos clientes em potencial que visualizaram o anúncio. Também conhecido como CPM ou custo por milha, esse tipo de publicidade não garante nenhum clique ou tráfego no seu site, mas oferece um custo muito mais baixo.

Dependendo do site que você está anunciando, o valor inicial para o tráfego de anúncios pagos pode ser de menos de 10 reais por mil impressões. Se uma pessoa dessas mil clicar no seu anúncio, você pagou o menor valor por esse visitante.

Obviamente, a taxa de cliques do anúncio pode afetar bastante esse número. Às vezes será muito mais alto e às vezes, muito mais baixo. Para algumas empresas, o tráfego de anúncios pagos pode ser muito mais lucrativo do que outros tipos de tráfego pago, especialmente se eles tiverem um anúncio de alta conversão.

Por outro lado, algumas empresas acabam gastando centenas de tráfego de anúncios pagos sem nenhum resultado. Sem garantia de visitantes para o seu orçamento, muitas empresas preferem o pay per click.

 

Tráfego Pay Per Click

 

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Outro tipo altamente popular de tráfego pago é certamente o tráfego pay per click – pago por clique. Ao contrário do tráfego usual de banners e anúncios que é executado com base no CPM, o tráfego pago por clique cobra dos anunciantes por clique (daí o nome!).

Esse tipo de publicidade geralmente permite que os anunciantes obtenham um melhor retorno de seu investimento, supondo que o preço por clique não seja muito competitivo.

Assim, em vez de pagar, por exemplo, 5 reais na esperança de obter um clique, as pessoas que usam o tráfego PPC são cobradas apenas quando recebem um clique.

Isso torna o gerenciamento de orçamentos e a elaboração de uma campanha lucrativa ou não muito mais fácil.

 

As vantagens das fontes de tráfego pago

Quando se trata de publicidade, o tráfego pago tem muitos benefícios e pode ajudar quase todas as empresas a melhorar sua exposição e conversões.

Dentre as vantagens, destacamos:

  • O tráfego pago é praticamente instantâneo. Você pode configurar uma campanha de publicidade paga ou PPC em questão de minutos e executá-la instantaneamente. Isso significa que você pode começar a receber tráfego para seu site no mesmo dia.
  • Diferentemente de outras formas de publicidade, o tráfego pago oferece retornos e resultados muito mais rápidos.
  • Outro benefício do tráfego pago é que ele permite segmentar usuários que você nunca imaginou que seria capaz. Com as redes PPC, seu anúncio pode ser exibido literalmente em milhões de outros sites. Isso aumenta enormemente sua exposição e atrai usuários que outros métodos de publicidade teriam dificuldade em alcançar.

 

Tráfego pago: por que você deve investir

Agora, como abordamos o mais importante a saber sobre tráfego pago, podemos finalmente responder a essa pergunta vital: vale a pena?

Sim! Com certeza! E lhe daremos cinco ótimos motivos para você investir em tráfego pago já!

 

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1. Direcionamento ao seu público-alvo

Ao utilizar publicidade paga, você pode selecionar informações demográficas para quem sua campanha será segmentada.

Essas informações podem ser tão amplas quanto a idade, localização e gênero ou tão específicas quanto as preferências de viagem ou comidas e programas de TV favoritos.

As redes sociais se tornaram tão afinadas com seus usuários que podem determinar informações muito específicas sobre esses usuários e segmentá-las em perfis de público.

Isso é ótimo para profissionais de marketing de entrada, pois permite uma variedade de opções para alcançar personas-alvo muito específicas.

O alcance orgânico é ótimo, mas não garante que você alcance o público-alvo. A publicidade paga garante que sua campanha alcance o público certo no momento certo.

 

2. Alternativa à pesquisa de mercado

Como as redes sociais coletaram tantos dados sobre uma ampla gama de usuários, se você estiver procurando realizar pesquisas de mercado para uma campanha, poderá utilizar as mídias sociais em vez de contratar uma empresa de pesquisa de mercado.

Por exemplo, você pode usar anúncios sociais pagos para se conectar a uma pesquisa on-line ou a uma página de geração de leads para testar rapidamente uma ideia.

Isso pode ser feito em tempo real, permitindo que as alterações sejam feitas continuamente.

Esse teste ágil permite ajustar e aperfeiçoar suas campanhas de geração de leads à medida que elas são executadas, para maximizar seus resultados.

 

3. Tráfego e leads

A utilização de anúncios pagos ajudará a aumentar seu tráfego e leads mais rapidamente do que se você depender exclusivamente do alcance orgânico.

Como você está pagando para segmentar um grupo demográfico específico, está alcançando um público-alvo com maior probabilidade de participar de sua campanha, o que significa que eles terão maior probabilidade de responder ao seu call to action.

 

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4. Competição por atenção

Existe uma quantidade exponencial de conteúdo disponível para usuários da internet. Por isso, as marcas são forçadas a competir por espaço e é preciso planejar e executar cuidadosamente as campanhas se você utilizar apenas o tráfego orgânico.

Usando publicidade paga, as redes sociais integrarão seu anúncio à experiência geral e serão exibidas perfeitamente nos feeds do usuário, alcançando mais pessoas do que você poderia.

Muitas vezes, o anúncio será exibido sem que o usuário perceba que é um anúncio. No Instagram, por exemplo, um anúncio será exibido no feed, como qualquer outra imagem publicada por uma conta que eles seguem.

O anúncio se torna menos perturbador para o usuário e a experiência continua sem problemas.

 

5. Promova o conteúdo principal

Vamos encarar a realidade: sua equipe de marketing trabalha extremamente para desenvolver campanhas que visam envolver seu público e promover sua marca.

Sem publicidade paga, esse trabalho árduo não está atingindo todo o seu potencial, e o conteúdo no qual sua equipe trabalhou tanto pode ter sido por nada. O uso de tráfego pago garante que essas campanhas cheguem ao público-alvo.

 

Guilherme Fellet