O Marketing no Pinterest é uma excelente fonte de tráfego para qualquer negócio. Mas, para que ele seja efetivo, é preciso entender como a plataforma funciona e seguir algumas estratégias.
Diferente do que muita gente pensa, o Pinterest não é uma rede social, e sim um mecanismo de busca. Por esse motivo, fatores como o número de seguidores não é tão importante quanto nas redes sociais como o Facebook ou o Instagram.
O resultado disso é a possibilidade de conseguir muitas visitas e cliques em seu site mesmo com uma conta pequena.
Outra vantagem do marketing no Pinterest é que o conteúdo fica disponível e gerando tráfego por muito tempo. Em redes sociais como o Facebook e Instagram, se um post viraliza, o conteúdo fica “ativo” por poucos dias, e logo cai no esquecimento.
No Pinterest esse efeito não acontece. Um pin pode viralizar e ter uma queda no tráfego, mas ele não é completamente esquecido pois as pessoas continuam fazendo buscas dentro da plataforma. Por isso, um mesmo pin pode gerar tráfego por meses e até anos.
Você não precisa gastar muito tempo na plataforma, nem ter uma gestão ativa: basta estabelecer sua estratégia, criar os pins e conteúdos e postar na plataforma. É possível automatizar esse processo manualmente, pelo agendador do próprio Pinterest, ou usando ferramentas externas como o Tailwind.
Este artigo foi escrito tendo como base um Webinário realizado pela equipe do Tailwind, uma ferramenta especializada em gestão e agendamento de postagens no Pinterest e Instagram.
Como o conteúdo é todo em inglês, resolvi escrever este artigo com os pontos principais que foram passados no webinar e também minhas impressões e dicas sobre cada assunto. Coloquei aqui também o vídeo original para quem quiser assistir:
Este é meu primeiro artigo sobre Pinterest aqui no Blog, mas estou trabalhando ativamente com a plataforma desde 2016. Pretendo em breve escrever outros conteúdos, do básico ao avançado, para você aprender a gerar muito tráfego através do Pinterest. Então, deixe suas dúvidas e sugestões nos comentários 🙂
Agora, vamos ao conteúdo! Estas são os 8 passos básicos para construir uma estratégia simples para seu negócio no Pinterest:
1. Configure a sua Conta Business da forma correta
O primeiro passo para construir uma estratégia de marketing no Pinterest é utilizar uma conta business. Se você tem a intenção de usar o Pinterest para vender mais ou atrair visitantes para o seu site, não faz sentido divulgá-lo em uma conta pessoal.
Com uma conta Pinterest Business você terá acesso a estatísticas de desempenho da sua conta no Pinterest, pastas, pins, informações sobre seu público alvo e tráfego enviado para o seu site.
Além de criar uma conta Business, é importante também preencher as descrições da maneira correta. Descreva seu perfil com base nas palavras-chave importantes para o seu negócio e aquilo que você tem a oferecer, e não uma descrição pura da sua marca.
Lembre-se que o Pinterest é, em primeiro lugar, um mecanismo de busca, e as pessoas buscam informações sobre produtos, dicas e tutoriais, e não informações sobre a sua marca.
Outro ponto importante é reivindicar seu site no Pinterest, para você ter acesso aos Rich Pins, que adicionam mais estatísticas de desempenho, além da descrição dos artigos do seu site, contribuindo para o SEO.
2. Organize suas pastas corretamente
As pastas no Pinterest ajudam o usuário a localizar o conteúdo mais facilmente e contribuem para o SEO.
As pastas devem ser relacionadas ao conteúdo do seu site ou negócio. Se você tem um blog, crie pastas relacionadas às categorias dos artigos, ou assuntos relacionados ao seu produto ou serviço.
Por exemplo, se você vende roupas esportivas, seu perfil poderia conter pastas específicas sobre os diferentes esportes, dicas de saúde, estilo de vida saudável, dicas de moda esportiva para homens, para mulheres, etc.
A quantidade de pastas não importa, pois isso depende do tipo de conteúdo que você irá divulgar. O importante é que os pins de cada pasta estejam diretamente relacionados ao assunto dela.
Ao criar pastas, não se esqueça do SEO. Preencha corretamente os títulos e descrições com as palavras chave relevantes para o seu título, e não inclua espaços desnecessários ou caracteres especiais pois isso prejudica a leitura pelo sistema do Pinterest.
Caso você use a mesma conta do Pinterest para o seu negócio e para uso pessoal, se as pastas pessoais não tiverem relação com o seu negócio, mantenha-as secretas.
3. Priorize o seu próprio conteúdo
Muitas pessoas falam por aí sobre regras de postagem no Pinterest, misturando conteúdo próprio e conteúdo de terceiros nas mais diversas proporções.
A verdade é que o Pinterest adora criadores de conteúdo, e não irá penalizar sua conta se você só criar pins com conteúdo próprio e links para o seu site. Não há necessidade de incluir conteúdo de outras pessoas. O seu conteúdo é o que irá atrair visitantes e vendas para o seu negócio, e esse deve ser o seu foco.
A estratégia de compartilhar conteúdo de outras pessoas é válida pra quem tem contas pequenas no Pinterest e não tem conteúdo suficiente para postar pins novos todos os dias. Por exemplo, ao criar uma pasta nova, você pode não ter conteúdo suficiente para incluir nela logo no início. Nesse caso, pode ser interessante adicionar pins de outras pessoas para aumentar o volume de conteúdo até que você consiga se “manter” por conta própria.
Mas, lembre-se da regra de ouro do marketing no Pinterest: A consistência ganha da quantidade. Por isso, é melhor postar um pin por dia, todos os dias, do que 100 pins hoje e nada pelo resto do mês.
Estabeleça uma frequência de postagens que seja viável. Se você tem pouco conteúdo e dificuldade para criar muitos pins, reduza a quantidade diária de postagens.
Outra ideia é criar varias imagens e pins para o mesmo conteúdo. Cada post em seu blog ou produto na loja pode dar origem a vários pins diferentes, basta ser criativo e alterar as imagens e descrições dos pins.
Cada vez que você altera uma imagem, o Pinterest irá considerar isso como um conteúdo completamente novo, e irá distribuí-lo para os usuários.
Mas, atenção: adicionar o mesmo pin para a mesma pasta várias vezes em um curto período de tempo pode bloquear a sua conta, pois o Pinterest irá classificar essa atividade como Spam.
4- Crie / salve imagens de alta conversão
Esse é um passo básico para qualquer estratégia de marketing no Pinterest. As imagens que mais convertem no Pinterest são as com proporções verticais (pelo menos 600 x 900), que contenham imagens chamativas e headlines.
Veja nessa página as recomendações oficiais do Pinterest para imagens de alta conversão.
Além disso, é importante pensar no objetivo do seu pin ao criar o design. Use os textos sobre as imagens para chamar a atenção do leitor, e inclua também suas keywords, pois o algoritmo do Pinterest consegue identificar esses textos e irá usar isso para distribuir o seu Pin na Plataforma.
Use imagens que provoquem curiosidade no leitor, que sejam nítidas e intimamente relacionadas ao conteúdo que estará sendo divulgado.
Se o seu site é uma loja virtual, uma dica interessante é usar montagens e colagens com seus produtos em looks, fotos de clientes, modelos e outros ambientes, para destacar o produto e criar variações de imagens únicas que serão consideradas como pins completamente novos pelo Pinterest.
No caso de conteúdos que envolvam receitas, inspirações e passo-a-passo, algo que também funciona é usar colagens com passo a passo sequencial, mesmo que não houver texto. Esse tipo de imagem deixa bem claro para o leitor que o conteúdo será uma receita ou um tutorial e costuma atrair muitos cliques.
6- Escreva descrições claras e que levem a alguma ação
Incluir CTAs (call-to-actions) na sua descrição é uma ótima estratégia para incentivar o clique do usuário. Inclua palavras como “Veja, Descubra, Saiba Mais, Conheça, Aproveite” servem como um incentivo para a pessoa clicar no link e acessar o conteúdo do seu site.
A descrição precisa conter informações que ajudem a audiência a decidir se o conteúdo será relevante ou não para o que ela está procurando. É importante incluir as palavras-chave relevantes para o SEO, porém elas devem aparecer de maneira natural.
Se você incluir várias palavras aleatórias na descrição, o seu pin até poderá ter um bom alcance orgânico no Pinterest, mas terá uma taxa de cliques muito baixa.
A estratégia de marketing no Pinterest deve ser pensada de forma global: A imagem atrai o leitor, o SEO ajuda a distribuir seu conteúdo na plataforma, e a descrição é o que ajuda o visitante a decidir se vale a pena acessar o seu site.
Também é possível incluir hashtags na descrição, mas elas não funcionam como no Instagram. O feed das hashtags no Pinterest é apenas cronológico, e elas podem ajudar no SEO mas nada além disso. Portanto, não se preocupe em adicionar muitas hashtags, foque mais no conteúdo e no CTA da sua descrição.
7- Use as Palavras-Chave!
Sempre que postar um conteúdo, foque nas palavras-chave relacionadas a ele. O Pinterest é um mecanismo de busca, e portanto é importante que as palavras-chave estejam presentes no título do pin, descrição, na imagem e também na página de destino.
Para distribuir o seu conteúdo para as pessoas que estão procurando por determinadas palavras-chave, o Pinterest busca coesão entre a keyword e:
- A sua imagem (o algoritmo do Pinterest é capaz de ler os textos das imagens);
- Descrição
- Título das pastas e do pin
- Link de destino
- Conteúdo da página de destino
- Hashtags.
Por exemplo, se o seu conteúdo é um modelo de camiseta masculina do palmeiras da sua loja virtual e a sua keyword é “camiseta palmeiras”:
- Seu pin poderá conter uma imagem da camiseta, de alguém vestindo a camiseta, ou algum jogador, contendo ou não um texto contendo a palavra-chave.
- Use a criatividade e crie montagens com a imagem, como opções de looks, dicas de presentes, etc.
- A opção de incluir o texto na imagem irá depender do design que você decidir criar.
- A descrição seria algo como: “Camiseta Oficial do Palmeiras em Promoção: Confira este modelo licenciado e original da camiseta oficial do palmeiras. Se você gosta de camisetas de time, não perca essa chance de conhecer nossos produtos ou presentear alguém especial! Desconto exclusivo pela loja, clique no link e confira! #camiseta #palmeiras #futebol “
- O pin poderia ser incluído em pastas como “Camisetas de Time”, “Produtos Licenciados”, “Moda Esportiva”, “Moda Masculina”, “Camisetas oficiais”, “Sociedade Esportiva Palmeiras”, “Verdão Palmeiras”, etc.
Veja alguns exemplos de pins de lojas virtuais de moda masculina:
Ideia de look masculino:
Montagem com produto + ideia de look:
Pin somente com o produto:
Lembre-se que ao otimizar seu conteúdo para SEO, o resultado não é imediato. Ao buscar qualquer conteúdo na plataforma, o usuário não irá encontrar somente aqueles que correspondem diretamente à palavra-chave que foi digitada na busca: o Pinterest mostrará resultados correlacionados também.
Por este motivo não é recomendado fazer “keyword stuffing”, que consiste em jogar na descrição todas as palavras-chave de uma vez, sem qualquer texto ou ligação. Isso não irá contribuir para o seu SEO e também irá diminuir a quantidade de cliques no link, pois o a descrição ficará artificial e sem sentido para o usuário.
Ao escolher as melhores palavras-chave para incluir em seu conteúdo, lembre-se de dois fatores importantes sobre a busca no Pinterest:
- 98% das buscas no Pinterest não tem relação com as marcas
- Pessoas buscam dicas, receitas, idéias e inspirações
Neste ponto, o SEO no Pinterest é um pouco diferente do SEO no Google. É possível um usuário digitar no Google o nome exato de um produto para procurar uma loja para comprar ou comparar preços, mas isso é improvável no Pinterest.
O usuário do Pinterest está na plataforma buscando inspirações, ideias e dicas, e não produtos. Portanto, pense nisso na hora de criar sua estratégia de SEO.
No exemplo acima, ao invés da palavra-chave ser “camiseta do palmeiras”, você pode optar por “presente dia dos pais” , por exemplo. É uma estratégia que vale a pena ser testada.
Dica: Use a própria busca do Pinterest para encontrar ideias de palavras-chave. Ela irá mostrar as sugestões de conteúdos que os usuários estão buscando e conteúdos relacionados:
7 – Analise, teste e repita!
Assim como acontece no Google, ninguém sabe exatamente como funciona o algoritmo do Pinterest. Pode acontecer de uma estratégia funcionar para um tipo de negócio e não funcionar para outro.
Outra coisa que também acontece com certa frequência são pins “feios” e não otimizados viralizarem, enquanto outras imagens cuidadosamente criadas e postadas usando todas as estratégias não alcançarem bons resultados.
Por esse motivo, o mais importante de tudo é realizar testes. Brinque com vários tipos de imagens, tipos de design, imagens com e sem texto, cores de fundo, modelos de descrição, etc. Faça variações nos seus pins e teste novas ideias.
Sempre avalie as estatísticas dos seus pins e da sua conta. O Pinterest Analytics fornece informações valiosas sobre o tipo de conteúdo que as pessoas estão clicando, compartilhando, interesses da sua audiência e pins virais com muitos cliques e compartilhamentos.
E , por fim, estabeleça seu objetivo final e use-o como uma métrica. Pode acontecer de um pin muito compartilhado não levar a muitos cliques no site.
Se o seu objetivo é ter cliques no seu site, ou vendas do seu produto, use essas métricas como base e foque seus esforços em estimular cliques nos pins e o crescimento do alcance do seu perfil.
Mas, se o objetivo é divulgar a sua marca, talvez não haja necessidade das pessoas clicarem no pin, contanto que ele seja amplamente compartilhado. Tudo irá depender do tipo de negócio e da sua estratégia de marketing.
Marketing no Pinterest: Conclusão
O Marketing no Pinterest é um assunto extenso, porém relativamente fácil de entender. A melhor maneira de construir uma estratégia simples de marketing no Pinterest é estabelecer os objetivos do seu negócio e entender como a plataforma funciona.
Para entender de verdade o Pinterest e começar a criar suas próprias estratégias, basta usar a plataforma. Coloque-se no lugar do seu cliente: navegue no site, busque conteúdos relacionados ao seu negócio, avalie os resultados que aparecem e veja o que as outras pessoas estão fazendo.
Analise a sua reação: o que chamou a atenção? Você sentiu vontade de acessar o conteúdo? Sempre tenha essas questões em mente e use como base para criar suas próprias estratégias.